segunda-feira, 23 de março de 2009

Monovolume Nissan Livina chega ao mercado com preços a partir de R$ 46.690,00

Novo modelo, que chega às 68 concessionárias da marca ainda este mês com duas opções de motorização e quatro versões de acabamento, marca estréia da montadora no segmento de veículos monovolumes no Brasil


A Nissan do Brasil acaba de apresentar à mídia especializada o seu mais novo produto, o monovolume Nissan Livina, primeiro carro flex fuel produzido nacionalmente pela montadora. Sucesso de vendas em países emergentes como China, Indonésia, Vietnan, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas, onde já foram produzidas e comercializadas mais de 100 mil unidades, o Livina chega ao mercado nacional com preços entre R$ R$ 46.690,00 (versão de entrada 1.6L com câmbio manual) e R$ 56.690,00 (versão top 1.8 SL com câmbio automático).
Projetado para valorizar o espaço e conforto interno para toda a família, o Livina é, segundo a montadora, o monovolume com o motor mais potente da categoria e o mais espaçoso internamente. Disponível nas versões 1.6L e 1.6 SL (R$ 51.490,00) com câmbio manual, e 1.8L (R$ 50.690,00) e 1.8SL com câmbio automático, o Livina terá como concorrentes diretos o Honda New Fit, o Chevrolet Meriva, o VW SpaceFox e o Fiat Idea. Juntos, esses modelos representaram 14% das vendas de veículos compactos, com 254.218 unidades vendidas em 2008. A previsão da Nissan é comercializar 7.200 unidades do Livina até o final deste ano, com média de 800 veículos por mês.
Para fazer frente aos concorrentes, o Livina, primeiro modelo da família que conta ainda com o Grand Livina (que deverá chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano) e o Livina ´aventureiro` X-Gear (sem data de lançamento no País), oferece uma extensa lista de acessórios de conforto e segurança, além do maior espaço para bagagens: 449 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal e 769 litros com o banco traseiro rebatido. O modelo tem capacidade para transportar até 461 kg de carga.
Desde a versão de entrada 1.6L, a mais acessível, o Livina vem equipado com direção assistida eletricamente; travas, vidros e retrovisores elétricos; ar-condicionado e airbag para o motorista. Já as versões top de linha contam com rodas de liga leve de aro 15; freios com ABS (sistema antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (sistema de segurança que aplica toda a força de frenagem quando os sensores detectam que o pedal de freio foi acionado abruptamente); faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas com sensor de velocidade; travamento e destravamento das portas por controle remoto; alarme e airbag para motorista e passageiro da frente.
Concebido para ser um carro mundial e primeiro modelo de passeio da Nissan produzido no Brasil (o índice de nacionalização chega a 70%), o Livina será o veículo mais acessível da Nissan à venda em nosso mercado. Além dos preços competitivos, o monovolume oferece três anos de garantia e faixa básica de seguro por volta de R$ 1.000,00. O mix de vendas previsto pela montadora é de 35% para a versão de entrada 1.6L, 25% para a vesão 1.8L e 20% para as duas outras versões. Além disso, a Nissan anuncia para breve uma série de acessórios exclusivos e específicos para o modelo, oferecendo ao proprietário condições de customizar o veículo de acordo com suas necessidades.

Kia vence o Prêmio de Design ‘red dot’ 2009

O mais estiloso veículo já produzido pela Kia, o crossover Soul, tornou-se o primeiro carro coreano a ser reconhecido com um prêmio de design respeitado em todo o mundo, o ‘red dot’ 2009. Esse prêmio é realizado na Alemanha.


Com a participação de mais de 3.230 modelos, de 49 países em 17 categorias diferentes, o recém-lançado Kia Soul foi selecionado para a seção “Transporte Automotivo e Caravan” para receber esta congratulação de design.


Ao receber o anúncio do prêmio ‘red dot’, o chefe de Design da Kia Motors, Peter Schreyer, comentou sua satisfação. “Nossos times de designers na Coréia, Califórnia e Europa podem ficar muito orgulhosos pelo reconhecimento alcançado pelo Kia Soul. A estratégia de design da Kia está focada em soluções diferenciadas de produto e desenvolvimento de um estilo único para a família Kia. Esse prêmio é uma clara tradução da determinação Kia em estabelecer o design como um dos componentes chaves no DNA da corporação”.

A Kia está confiante de que, quando os seus consumidores tiverem suas primeiras experiências com o novo Kia Soul, eles ficarão impressionados por seu estilo, cores e qualidade. São vários aspectos únicos que fazem da experiência de estar em um Soul com sua não comum combinação de espaço tanto para passageiros quando conforto ao motorista, fazendo dele um ambiente especial.

Toda linha Soul vem com generosa lista de equipamento padrão e extensa lista de opcionais diferenciados (a depender de cada mercado), que inclui sistema de som com ‘Sound Sensitive Mood Lighting’ (alto-falantes iluminados que pulsam de acordo com a música), saída de 315 watts, um alto-falante no centro do painel – próximo ao para-brisa, amplificador externo e pequenos alto-falantes no porta-malas para um total de oito saídas de som.



Repensando a Kia
“O Kia Soul desafia todas as convenções e oferece direção à nova liberdade de estilo, um novo modelo e novo poder de expressão”, explica Hyoung-Keun Lee, vice-presidente da Divisão de Negócios Internacionais da Kia Motors Corporation. “Este é um novo padrão em carros urbanos que encoraja os consumidores a repensar tudo que eles sabem sobre a Kia. O prêmio ‘red dot’ só reforça a posição do Soul e da marca no mercado global”.

“Desde o lançamento do conceito Soul no Salão de Detroit, em 2006, nós temos recebido excelentes respostas dos motoristas e da mídia. Este prêmio nos certifica de que o consumidor, felizmente, converte sua atração emocional pelo Soul em decisão de compra, de forma racional, sem preocupar-se de que seu coração esteja superando sua razão”, acrescenta.


Promovendo designs de produtos desde 1955
O julgamento do prêmio internacional ‘red dot’ analisa minuciosamente todas os inscritos e classifica a atuação de acordo com uma lista de nove critérios: inovação, funcionalidade, qualidade formal, ergonomia, durabilidade, impacto emocional, acessórios, facilidade de uso e compatibilidade ambiental.

A banca de julgadores do prêmio de design ‘red dot’ de 2009 compreendeu 29 profissionais independentes de design e acadêmicos de todos os campos de criação. Esses membros da banca variam de acordo com a especialidade de cada um, e representam países como México, Suécia, Chile, Israel, Finlândia, Coréia do Sul, entre outros.

Considerado a maior competição mundial de design do ano, o ‘red dot’ tem suas raízes em 1955 e tem sido um prêmio internacional de design desde 1991. A principal força por trás do prêmio é o professor doutor Peter Zec e o Design Zentrum Nordrhein Westfalen em Essen, Alemanha. O museu DZNW, o qual está hospedado na origem da mina de carvão Zeche Zollverein replanejada pela arquiteta britânica Lord Norman Foster na década de 90, é conhecido localmente como “catedral da indústria cultural” e atrai mais de 140 mil visitantes a cada ano.

O prêmio de design ‘red dot’ 2009 será entregue no Aalto-Theatere, em Essen, no dia 29 de junho de 2009. O produto vencedor ficará exposto no museu DZNW por um mês, a partir de 30 de junho.

sábado, 21 de março de 2009

Conar suspende anúncio da Hyundai Caoa

Kia Sportage, montado na mesma plataforma do Tucson

O Conar – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, por meio da Segunda Câmara do Conselho de Ética, acolheu dia 16 de março a Medida Liminar de Sustação de Anúncio, impetrada pela Kia Motors do Brasil contra a Hyundai Caoa do Brasil, baseando-se no artigo 30, incisos I e II, também respaldado pelo artigo 31, inciso III, todos do RICE – Regimento Interno do Conselho de Ética.

A Medida Liminar de Sustação de Anúncio refere-se àquele intitulado “Tucson Imbatível”, no qual – ao listar seus principais concorrentes – deixa de mencionar o Kia Sportage, montado sobre a mesma plataforma do Hyundai Tucson, induzindo o leitor e o consumidor a equívocos mercadológicos.

O despacho da Segunda Câmara do Conselho de Ética, do Conar, enfatiza que “a infração ética alegada configura flagrante abuso da liberdade de expressão comercial, com potencial prejuízo ao consumidor”, além de considerar a “possibilidade de reprovação deste anúncio ao tempo do julgamento pela Câmara passa resultar ineficaz”.

Novo Renault Symbol substitui Clio Sedan




A Renault do Brasil lançou esta semana em Curitiba, PR, o sedan compacto ´Premium` Symbol, posicionado entre o sedan de entrada Logan e o sedan de luxo Megane. Montado na Argentina com motor brasileiro e câmbio chileno, o Symbol estará disponível no mercado nacional a partir deste mês e brevemente também na Colômbia, México, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai. Com mais esse lançamento, a empresa cumpre o último passo do `Renault Mercosul Contrato 2009`, plano estratégico que previu --e cumpriu-- o objetivo de lançar seis novos modelos no Brasil em três anos.





Equipado com motor de 1.6 litro, 16V, Hi-Flex, com 115 cv de potência (com álcool), o modelo oferece três anos de garantia, maior porta-malas do segmento (506 lts) e extensa lista de itens de série. Disponível nas versões Expression (R$ 41.190,00) e Privilége (R$ 44.490,00), ambas ano/modelo 2009/2010, o Symbol vai enfrentar concorrentes de peso, como o Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Peugeot 207 Passion, VW Polo Sedan e Chevrolet Corsa Sedan.

O novo Renault Symbol oferece como itens de série em ambas as versões ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, sistema de airbags duplos para motorista e passageiro, volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR de travamento automático das portas quando o carro atinge 6 km/h, brake light, bolsas na parte de trás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador do vidro traseiro. Freios com sistema ABS são opcionais nas duas versões.

A versão topo de linha Privilége tem sistema de ar-condicionado digital, computador de bordo, retrovisor externo com regulagem elétrica, banco com revestimento em veludo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/55. Segundo Cássio Pagliarini, diretor de Marketing da Renault do Brasil, os itens de série e a garantia de três anos, única no mercado para veículos desse segmento, são fatores importantes e indispensáveis para garantir o sucesso de vendas do modelo. "o segmento dos sedans compactos é um dos que mais crescem no País, representando hoje quase 17% do mercado nacional", afirma.

Com volume recorde de 115 mil veículos comercializados em 2008, a Renault do Brasil projeta vendas de cerca de 700 unidades do Symbol mensalmente, o que é uma projeção bastante modesta em relação aos seus concorrentes diretos. "Embora a Renault do Brasil tenha crescido acima da média do mercado como um todo, em tempos de crise preferimos fazer previsões mais cuidadosas e modestas para não termos surpresas desagradáveis no futuro; mas temos certeza que nosso novo produto será um sucesso de mercado, como os outros modelos Renault atualmente em linha", enfatiza Jean-Michel Jalinier, novo presidente e diretor geral da Renault para a região do Mercosul.

Citroën complementa linha C4 no Brasil com lançamento da versão Hatch

Aos 90 anos de existência, a Citroën apresenta no Brasil uma nova versão da linha C4, sua nova campanha mundial de renovação da marca e o novo Diretor Geral da subsidiária brasileira, Ivan Segal.

Ao mesmo tempo que se reinventa através de uma nova campanha mundial, a Citroën complementa a linha C4 no Brasil com o lançamento da versão hatch do modelo. Disponível em duas configurações de acabamento –GLX e Exclusive--, e duas motorizações –1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex--, o C4 (sim, a Citroën faz questão de frisar que a nova versão se chama apenas C4 e não C4 Hatch) tem preços sugeridos de R$ 53.800 a R$ 75.500.

O modelo, que oferece o mesmo padrão de acabamento e design interno do C4 Pallas (sedan), completa a linha formada também pelo C4 VTR (hatch ´apimentado` de apenas duas portas), C4 Picasso e Grand C4 Picasso.



Segundo Domingos Boragina Neto, diretor Comercial da Citroën, a montadora espera comercializar cerca de mil unidades por mês da nova versão do C4. “O segmento M1 Hatch, do qual faz parte o C4, apresentou aumento de 21,15% em 2008, ou 7% acima da média de mercado de outros segmentos, o que demonstra o grande potencial de vendas do modelo”, argumenta Boragina. Seus principais concorrentes são o Ford Focus, Peugeot 307, Fiat Stilo, Nissan Tiida e Chevrolet Astra, entre outros.

Para enfrentar essa concorrência, a Citroën disponibiliza cinco pacotes de equipamentos para o C4, que vai desde a versão básica, 1.6 16V GLX com câmbio manual, a mais barata, até a 2.0 16V Exclusive Automático com Pack Tecnologique, a mais cara, ambas Flex. O teste-drive de apresentação à imprensa, de pouco mais de 160 km, permitiu constatar os principais atributos de ambas as versões, a começar pelo alto nível de acabamento interno (mesmo na versão 1.6), conforto e habitabilidade e baixíssimo nível de ruído, tanto do motor quanto de rodagem.

Sensação de bem-estar
Não foi por acaso que a Citroën optou em oferecer o C4 com motor 1.6 exclusivamente na versão de acabamento GLX. Mesmo sendo a opção de entrada, o modelo já sai de fábrica com uma extensa lista de itens de série, que inclui, entre outros, freios a disco nas quatro rodas com sofisticados sistemas de controle de frenagem (ABS), de tração (ESP) e de auxílio em frenagens de emergência (AFU); rodas de liga leve; rádio CD Player com MP3 e controle no volante; computador de bordo; porta-luvas refrigerado; airbags frontais e banco do motorista com regulagem de altura e lombar.

Silencioso e com acabamento primoroso, a sensação ao volante é de estar rodando com um carro de categoria superior. O motor de 1.6 litro e 113 cv de potência e torque máximo (155 Nm) a 4.000 rpm (com álcool), é eficiente nas arrancadas e retomadas de velocidade. Segundo a fábrica, o diferencial foi reduzido em 15% em relação às versões européias, para melhorar o desempenho nas saídas e se adaptar melhor ao ´jeito brasileiro` de conduzir. A Citroën prevê a venda de 60% do mix nessa versão.

Custando R$ 21.700 a mais do que a versão de entrada GLX, a ´top` de linha 2.0 Exclusive com Pack Tecnologique oferece uma lista ainda maior e mais completa de itens de conforto e segurança. Além dos confortáveis bancos revestidos em couro e do câmbio automático sequencial, esta versão vem equipada com dois airbags laterais e dois airbags do tipo cortina; detector de obstáculo dianteiro e traseiro; sistema Bluetooth com comando no volante; ar condicionado digital com regulagem independente; faróis de xenônio direcionais; banco do motorista com quatro estágios de regulagem elétrica; e retrovisores externos rebatíveis eletricamente, entre outros.

Ao volante, à mesma sensação de conforto e bem-estar da versão GLX vem somar-se as respostas vigorosas do motor 2.0 16V, que entrega 151 cv de potência e 212 Nm de torque (com álcool) que, segundo a montadora, disponibiliza 85% do torque máximo já a partir das 2.000 rpm. Devidamente adaptado às vias brasileiras, o C4 tupiniquim é 10 mm mais alto do que o europeu e tem configurações de amortecimento especialmente projetadas para enfrentar os buracos, valetas e lombadas, comuns nos caminhos brasileiros.

Visual imponente
Á primeira vista, o C4 parece um automóvel de maior porte. Com o melhor Cx (coeficiente de penetração aerodinâmica) da categoria –0,29--, o carro chama a atenção pelas linhas fluídas. Na frente, é o pára-brisa acentuadamente inclinado prolongando o desenho do capô a característica mais marcante.

Visto de lado, é a linha de cintura alta e o teto longo com caimento para trás sua marca registrada. E na traseira são as lanternas subindo ao longo do pára-brisa traseiro até o aerofólio no topo do porta-malas a sua característica mais marcante. No conjunto, uma silhueta moderna, robusta, diferenciada e fluída. “Um automóvel que representa os principais valores da marca Citroën: estilo sedutor, tecnologia inovadora e grande bem-estar a bordo”, conclui Nivea Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

VW inaugura nova tecnologia de partida a frio sem utilização de gasolina

A Volkswagen do Brasil apresentou recentemente à imprensa especializada uma nova versão do Polo Hatch, equipada com exclusivo dispositivo de partida à frio que dispensa o uso auxiliar da gasolina, mesmo em temperaturas abaixo de zero. Batizado E-Flex o ´novo` Polo é o primeiro carro nacional a incorporar essa tecnologia, que aposenta definitivamente o pequeno tanque auxiliar de gasolina, utilizado pelos modelos Flex de todas as marcas para auxiliar a partida em dias frios. Por enquanto único modelo da marca a oferecer esse recurso, o Polo E-Flex está à venda com preço sugerido de R$ 47.490,00.



Desenvolvido pela Bosch, o novo sistema, denominado Flex Start, identifica a temperatura do motor e do meio ambiente aquecendo, se necessário, o combustível antes e durante a partida. Segundo Marcos Araújo, gerente da Bosch responsável pelo projeto, o dispositivo tem capacidade para elevar a temperatura do combustível a até 120 graus rapidamente, possibilitando a partida imediata do veículo sob qualquer temperatura, mesmo abaixo de zero, condição dificilmente encontrada no Brasil. "Desenvolvemos um novo distribuidor de combustível, com elementos de aquecimento integrados, e uma unidade de controle de aquecimento que, além de permitir dar a partida e rodar sem falhas mesmo com o motor frio, otimiza a queima diminuindo a emissão de poluentes", afirma.

A nova versão E-Flex complementa a linha Polo, que já conta com o Polo 1.6 básico (R$ 41.150,00); o recém-lançado BlueMotion (R$ 46.270,00); Sportline 1.6 (R$ 48.580,00); e GT 2.0 (R$ 52.740,00). Disponível apenas na versão Hatch e na cor preto Magic, o Polo E-Flex só se diferencia externamente das demais versões pela grade frontal com acabamento cromado, retrovisores com luzes indicativas de direção integradas e logotipo E-Flex estampado na tampa traseira. O modelo também incorpora um sistema de segurança que exige o acionamento do pedal da embreagem ao dar a partida.

Igual em quase tudo
Embora a principal novidade do Polo E-Flex seja a capacidade de dar a partida mesmo sob temperaturas abaixo de zero, a apresentação do modelo à mídia especializada se deu sob sol forte e calor de 35 graus. Para fazer frente a essa condição, que anula a necessidade do novo dispositivo, a VW demonstrou a eficiência do sistema colocando uma unidade do modelo dentro de uma câmara fria, com temperatura de menos dois graus. O motor pegou na hora, como era de esperar.

A nova versão do Polo oferece ainda um pacote de equipamentos de série que inclui ar-condicionado eletrônico, vidros e retrovisores elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas com acionamento automático, abertura interna elétrica da tampa do porta-malas e CD Player com MP3, USB, SD Card, Bluetooth e I-System.

Na prática, durante rápido teste-drive na pista de testes da Bosch, o modelo apresentou o mesmo bom desempenho das demais versões. Utilizando o mesmo motor 1.6i de oito válvulas e 104 cavalos de potência (com álcool), apresenta acelerações cheias e retomadas de velocidade vigorosas. A diferença mesmo --caso o proprietário more numa região fria-- só deverá aparecer mesmo na hora de dar a partida.

VW faz lançamento estático do Passat CC e do cabrio EOS

Recentemente fui convidado para conhecer de perto o Passat CC e o cabrio EOS, numa apresentação estática na VW Haus, aqui em São Paulo. Para todo jornalista de automóveis que se preza, conhecer um carro sem poder ouvir o ronco do motor e, pelo menos, dar uma voltinha, é, no mínimo, um pouco frustrante.

Mesmo assim, em meio a quitutes e bebidinhas, não deixa de ser interessante ver os carrões de perto, sentar e observar os detalhes, sentir o inesquecível cheirinho de carro novo. Pelo menos para jornalistas que falam só sobre carros. Às favas as preocupações com a crise, os investimentos (ou a falta deles), e o futuro sombrio do universo automotivo. Isso é lá para colegas das editorias de economia, negócios e afins. Para eles as rodinhas junto aos diretores da empresa. Para nós, o que interessa: os carros.

E lá estavam eles, novos objetos de desejo do consumidor endinheirado: o imponente Passat CC e o descontraído conversível EOS. Para se ter uma idéia do padrão dos veículos sem mesmo conhecê-los, basta saber quanto custam. O Passatão (se me permitem os saudosistas) sai por razoáveis R$ 174.290,00, e o todo moderninho EOS, arredondando, vai para sua garagem por R$ 160.000,00.

Ambos já podem ser encontrados nas revendas VW, mas não em qualquer uma. Apenas 60 delas, escolhidas a dedo pela montadora, irão comercializar esses modelos, destinados a um mercado de alto poder aquisitivo.

Passatão XTudo
O Passat CC, terceira versão do modelo que já vendeu mais de 15 milhões de unidades desde seu lançamento, é importado da Alemanha e utiliza motor 3.6 SFI com 300 cavalos de potência. Tem câmbio automático Tiptronic de seis marchas com dupla embreagem, tração integral e um exclusivíssimo teto panorâmico de vidro.O coupé cabrio CC, já apresentado aos brasileiros há três anos, foi lançado na Europa em 2006 e chega ao Brasil com motor 2.0 Turbo de 200 cv, câmbio automático Tiptronic de seis marchas e dupla embreagem.

Produzido em Portugal, ó pá, o modelo, cujo nome foi inspirado não por acaso na Deusa grega do mesmo nome e que, segundo a mitologia, anunciava a chegada do sol, tem como principal atrativo a capota rebatível que pode ser recolhida automaticamente em apenas 25 segundos. Viva o verão!

O Passat CC é um dos modelos mais sofisticados da linha de importados da Volkswagen no Brasil. Com design inovador e toda a tecnologia da marca alemã é um imponente modelo que tem como essência a harmonia de conceitos bem diferentes, aliando esportividade e elegância em um cupê com quatro portas. Ele conta com toda a base técnica do consogrado antecessor versão sedã, sucesso de vendas há mais de três décadas.

A personalidade do novo modelo está fortemente calcada na carroceria, que ganhou um desenho e uma silhueta de linhas bem fluidas. O teto estende-se desde o pára-brisa até a traseira, acompanhada na lateral por uma acentuada linha arqueada, que corre logo abaixo das janelas e acima dos arcos das rodas dianteiras e traseiras. Outra novidade introduzida por esse cupê é o teto panorâmico de vidro (opcional), que aumenta a sensação de espaço e proporciona vista ampla para o alto.

Faróis bi-xenon direcionais com lavador e ajuste automático de altura, frisos cromados no contorno das janelas, grade dianteira, laterais e pára-choque traseiro, rodas de liga-leve de aro 18”, além da dupla saída de escape com ponteiras cromadas, reforçam a aura de requinte e luxo que o modelo inspira visualmente.


Internamente ele também tem tudo. E nem poderia ser diferente para um modelo Premium como ele. Toda forração em couro, volante multifunção esportivo com três raios e detalhes cromados, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória de posição para o banco do motorista, rádio CD-Player MP3 com entrada multimídia para fontes de áudio externo, ar-condicionado Climatronic de duas zonas e apoio de braço central para os ocupantes dos bancos da frente. O generoso porta-malas, bem profundo, comporta até 452 litros, mas a tampa me pareceu um pouco estreita, o que, em tese, pode limitar o acesso de volumes de maior porte.

Mas o melhor mesmo parece ser o motorzão (ah, se pudéssemos pelo menos ouvi-lo...). O Passat CC vem equipado propulsor V6 3.6 FSI (sistema de injeção direta de última geração) com 300 cavalos de potência a 6.600 rpm, e 35,6 kgfm de torque entre 2.400 e 5.300 rpm. Em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis velocidades e a tração integral permanente 4Motion, o luxuoso modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima. Uma verdadeira bala de canhão.

Com tecnologia de ponta, ele incorpora itens indispensáveis de segurança, como airbags frontais de duplo estágio de abertura, laterais e do tipo cortina e dispositivos eletrônicos que mantém a pilotagem segura, o que é garantido pelo sistema de freios ABS , pelo controle de tração (ASR), pelo controle de estabilidade ( ESP ) e pelo bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)


EOS, abra a capota e libere o verão

Com desenho sedutor, esportividade e capota conversível como principais atributos, o conversível Eos se destaca como primeiro conversível do mundo a oferecer sistema de capota CSC (Coupé Sun roof Convertible) de 5 partes, com acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido, medindo 1.125 milímetros por 605 mm , algo inédito na indústria automobilística.

Ninguém viu, durante a apresentação, mas segundo a VW o Eos passa de coupé a conversível em apenas 25 segundos. Pequenos motores elétricos acionam a operação que recolhe a estrutura da capota para o interior do porta-malas. A operação inversa é completada no mesmo tempo e, para acionar o teto solar ou a capota, o condutor só precisa pressionar uma tecla no console central.

O veículo também chama a atenção por detalhes externos como o acabamento cromado que contorna a grade frontal e o jogo de rodas esportivas Le Mans, feitas de liga leve de aro 17” , com pneus 235/45 R17 e dupla saída de escape em aço inox.

Mas além da sofisticada capota CSC , o Eos também deverá agradar quanto ao desempenho. Equipado com o mais moderno câmbio Tiptronic de seis marchas e tecnologia DSG de dupla embreagem, com acionamento por teclas no volante, e com o motor 2.0 TSI turbo, que gera 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 28,5 mkgf entre 1.700 e 5.000 rpm, o conversível leva, segundo a VW, 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 229 km/h de velocidade máxima. Provavelmente com a capota levantada.

O coupé também está equipado com airbags frontais e laterais, sistema de freios ABS e sistemas de controle de tração ( ASR ) e estabilidade ( ESP ). Os faróis são bi-xenon com facho de luzes direcionais e as lanternas traseiras possuem LEDs. Para garantir total segurança mesmo com a capota recolhida, o EOS está equipado com um sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP – Active Rollover Protection).

Thomas Schmall, presidente da VW do Brasil e que também estava presente estava otimista com os novos modelos, apesar da crise. Segundo ele, a montadora espera comercializar este ano entre 300 e 500 unidades dos dois modelos. Os dois lançamentos fazem parte de uma programação que inclui um total de 16 novos modelos a serem lançados no mercado brasileiro até o final deste ano, como o Polo E-Flex e o SUV Tiguan.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Citroën faz recall do C4 Grand Picasso


A PSA Peugeot Citroën do Brasil está chamando através de recall os proprietários da van C4 Grand Picasso, para revisão e/ou eventual substituição do Módulo Eletrônico CSM - Central de Serviços do Motor. Segundo a montadora, em caso de falha no componente, há a possibilidade de anomalias de funcionamento ou mesmo pane de alguns equipamentos, entre eles os limpadores do parabrisa, o funcionamento dos faróis e lanternas e o sistema de recarga da bateria. Este procedimento envolve segurança pois a eventual ocorrência de uma pane pode prejudicar a digiribilidade do veículo e a visibilidade do condutor, causando acidentes.

Estão sob risco os veículos dentro das seguintes especificações: ano/modelo 2008/2008; chassi inicial VF7UARFJ28J076198 até VF7UARFJ28J103533; e ano/modelo 2008/2009; chassi inicial VF7UARFJ29J000661 até VF7UARFJ29J000800.

O agendamento pode ser feito em qualquer concessinária da rede Citroën ou através do SAC 0800 011 80 88 www.citroen.com.br.

terça-feira, 3 de março de 2009

Novo conceito da Kia é apresentado no Salão de Genebra

O novo carro conceito da Kia, denominado No 3, fará sua apresentação mundial hoje no 79º Salão Internacional do Automóvel em Genebra, na Suíça. O modelo redefine o gênero do pequeno multi-purpose vehicle (MPV) por criar a ideia de um carro espaçoso e funcional sem deixar de ser bonito e divertido. O conceito apresenta como diferencial o seu teto panorâmico de vidro sustentado por uma barra diagonal, teto-solar automático e, o que os designers chamam de “face da Kia”, baseado na grade frontal, lanternas e o logo da marca em uma nova constelação.

Kia no. 3

Com 4.045 mm de comprimento e acabamento em cinza Titanium fosco e bancos branco-brilhantes, o modelo atrai pelas proporções, design dinâmico, interior moderno e sofisticado e generoso espaço interno para uso flexível; um carro urbano com toque esportivo. O No. 3 reúne características de um MPV, dentro de um compacto urbano, com design marcante, caracterizado pela claridade e aparência jovem e esportiva.

Com a apresentação desse modelo, a Kia Motors está buscando ser reconhecida globalmente por seu foco em design. O Kia No 3 foi concebido por Gregory Guillaume, do Centro Kia de Design em Frankfurt (Alemanha), visando o mercado europeu. O conceito demonstra a nova linguagem de design criada no tratamento de superfícies e linhas correntes assim como uma envolvente ‘face de Kia’ a qual deverá aparecer em todos os futuros modelos da marca.

Essa nova imagem da Kia é claramente caracterizada pela relação de três elementos fundamentais: a nova grade frontal; faróis dianteiros maiores do que o normal; e o logo da marca localizado exatamente no centro do veículo.

Kia no. 3

As pequenas dimensões externas do carro, pára-choque marcantemente contornado e rodas grandes e largas, propõem esportividade ao Kia No 3. O conceito ostenta claramente um corpo triangular, caracterizado pelas janelas gráficas e linhas elevadas da traseira.

Com 2.615 mm de distância entreeixos, 1.600 mm de altura e 1.760 mm de largura, o conceito oferece características típicas de um MPV. Conforto extra e espaço, acrescido do uso econômico do espaço disponível e assentos levemente elevados, com ergonomia ideal.

Um grande teto panorâmico estende-se diretamente do quebra-vento e expande-se até o final da parte traseira. O resultado é, além de uma excelente vista, um verdadeiro sentimento de espaço no interior do veículo.

Os destaques do design exterior do carro condizem também com a evolução no interior. O Kia No 3 demonstra claramente as prioridades da Kia em design interior, com foco em materiais sofisticados, acabamento com qualidade superior, características elegantes, e a mais avançada tecnologia em TI – tudo combinado ao estilo de vida contemporâneo.

O Kia No 3 é o precursor de uma produção futura de modelos que combinarão as dimensões exteriores de um compacto segmento-B com a amplitude interior e versatilidade típica dos segmento-C. O nome Kia Nº 3 refere-se a posição ocupada pelo conceito na linha de modelos Kia.


Kia Cee´d

Kia no Salão de Genebra
A Kia Motors deixa exposto no Salão de Genebra (5 a 15 de Março) cerca de 20 veículos em seu estande (Corredor 5, Estande 5231) incluindo três modelos que fizeram sua primeira apresentação na Suíça: o Kia Soul, o Sportage facelift e o novo Magentis.

A Kia também está expondo os novos modelos Kia cee’d ISG (Idle Stop & Go), o qual oferece mais de 15% de economia combustível em trânsito pela cidade e que estão à venda em muitos países pela Europa. O inovador sistema ISG da Kia desliga automaticamente o motor quando o carro para em trânsito e religa instantaneamente quando o motorista deseja voltar a movimentar-se. O Kia cee’d ISG está disponível nas opções de motores de 1.4 litro e 1.6 litro à gasolina em cada um dos três cee’d da família: hatchback (5 portas), perua (5 portas) e pro_cee’d (3 portas). Os modelos ISG 1.4l itro em Genebra emitem 137 g/km de CO2.

A Kia Motors tem produzido uma frota de protótipos do Kia cee’d híbrido especialmente para testes de avaliação na Europa. Ele é mostrado em Genebra com um motor Kia Gamma mais potente de 1.6 litro acoplado a um motor elétrico de 15 kW, 105 Nm AC, transmissão CVT e o novo sistema ISG. A Kia calcula que o cee’d híbrido acelera de 0-100 km/h em 11,8 segundos e pode alcançar a velocidade máxima de 185 km/h. O consumo de combustível estimado do protótipo é de 20,8 km/l e registra emissão de 109 g/km de CO2 – 25% menos se comparado a um motor padrão 1.6 litro a gasolina do cee’d.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Kia Motors do Brasil assume importação oficial no Uruguai

Após 10 meses de negociações, a Kia Motors do Brasil inicia oficialmente – esta semana – as operações de importação da marca sul-coreana no mercado uruguaio. O aval, concedido pela Kia Motors Corporation, também permite à KMB estruturar uma linha de montagem do caminhão leve Bongo no país vizinho e distribuição do produto para o Mercosul.


A demanda interna do Uruguai por automóveis de passageiros e comerciais leves é de 25 mil unidades por ano. “Trata-se de um mercado pequeno em relação ao brasileiro, mas à Kia Motors do Brasil significa ampliar seus negócios no Mercosul”, explica José Luiz Gandini, presidente da importadora.

Todas as linhas de veículos, importadas e distribuídas no mercado brasileiro, também serão disponibilizadas no Uruguai, a começar pelo compacto Premium Picanto, Cerato, Magentis, Opirus, Carens, Carnival, Sportage, Sorento, Mohave e Bongo. A partir de maio, o portfólio de produtos da Kia Motors vai contar também com o crossover Soul.

“Embora o mercado uruguaio seja pequeno, quase todas as montadoras internacionais estão presentes, o que significa acirrada competitividade. De qualquer maneira, ainda em 2009 objetivamos buscar algo em torno de 5% de participação naquele país”, argumenta Gandini que, além da capital Montevidéu, onde fica a sede da importadora/distribuidora, pretende montar de três a quatro concessionárias no Uruguai.

A KMU – Kia Motors De Uruguay será comandada por Ricardo Strunz, 55 anos, economista, com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo brasileiro, com passagens, a partir de 1983, pela Volkswagen do Brasil, Autolatina, Ford Brasil e Fiat.

Ford revela novos carros-conceito no Salão de Genebra

A Ford reservou duas grandes surpresas para o Salão de Genebra, guardadas a sete chaves: os conceitos iosis MAX e Ford Tourneo Connect, este último alimentado por bateria. Junto com a nova Ranger e as versões RS e diesel 1.6 do Focus, eles são as principais atrações da mostra que abre para o público de 5 a 15 de março, antecipando tendências de design e tecnologia.

Veículo multiuso de concepção futurista, o iosis MAX introduz grandes inovações, a começar pela estrutura da carroceria sem pilar B, com extensa aplicação de vidro e novo sistema de abertura de portas e do porta-malas. Seu motor 1.6 EcoBoost a gasolina, de 180 cv, equipado com turbo e injeção direta, tem um consumo até 20% menor que um motor convencional.

Além disso, conta com outra novidade para economizar combustível: o sistema Auto-Start-Stop da Ford, que desliga automaticamente o motor quando o carro está em ponto morto – ao parar num farol, por exemplo – e o religa quando o pedal do freio é solto ou se pisa no acelerador. A partida ocorre de modo rápido e silencioso, quase imperceptível.

A transmissão manual Ford PowerShift de seis velocidades, com dupla embreagem, também é escalonada para proporcionar o máximo rendimento de combustível. Tanto os motores EcoBoost como o sistema Auto-Start-Stop serão introduzidos progressivamente na linha de produtos da Ford Europa a partir de 2010.




Design futurista
O primeiro conceito iosis, apresentado no Salão de Frankfurt em 2005, introduziu a linguagem de design Kinetic que antecipou o estilo do novo Mondeo em 2007 e definiu a tendência de todos os produtos Ford lançados depois na Europa. No ano seguinte, a marca revelou no Salão de Paris o conceito iosis X, crossover de cinco portas que preparou o público para o lançamento do Ford Kuga em 2008.

O terceiro conceito da família iosis marca um novo passo na evolução do design Kinetic. Construído em parceria com o estúdio Coggiola, de Turim, ele abre caminho para uma nova geração de veículos multiuso e dá uma visão da futura gama de veículos globais do segmento C da Ford.

Materiais transparentes e translúcidos usados na carroceria e na cabine enfatizam a leveza do conceito, com efeitos de iluminação que lembram o cenário gelado das regiões polares. Na frente, ele exibe uma nova grade frontal de três barras com aros cromados. O capô conta com um sistema ativo para proteção de pedestres e um mecanismo que facilita o acesso ao compartimento do motor. O parabrisa fortemente inclinado flui em peça única até a traseira, revelando por baixo a estrutura do teto.

A ausência do pilar B permite acesso total à cabine pelas portas da frente e de trás. Um mecanismo possibilita a sua abertura mesmo em espaços limitados: as portas da frente têm duplas dobradiças que se movem para frente e para fora e as portas de trás deslizam em um suporte pantográfico escondido. A tampa do porta-malas é composta de duas partes móveis e pode ser totalmente aberta mesmo em estacionamentos apertados.

Os pilares C atuam como spoilers, direcionando o vento para a traseira, e contribuem para a eficiência aerodinâmica junto com o aerofólio do teto. Faróis e lanternas com novo grafismo, faixas de LEDs nos estribos e rodas de alumínio de 19 polegadas, construídas em duas peças, são outros detalhes que chamam a atenção. Em vez de espelhos, o iosis MAX utiliza câmeras de visão traseira, montadas em compartimentos aerodinâmicos.

A cor branca perolizada da carroceria é complementada por tonalidades quentes e luminosas de cinza na cabine, com pequenos detalhes contrastantes em amarelo brilhante.

Interior flexível
O tema Kinetic está presente também na cabine, com materiais avançados e soluções inovadoras. Uma estrutura-chave do interior é a ponte em formato de espinha dorsal que vai da frente à traseira. Ela suporta o console central e os quatro bancos individuais, feitos com armação de fibra de carbono, criando um vão livre no assoalho que dá aos ocupantes a sensação de “flutuar no ar”.

A cabine oferece flexibilidade para transportar cargas de formas e tamanhos diferentes. Os bancos podem ser removidos e substituídos por suportes especiais para bicicletas, por exemplo. O painel de instrumentos, de formato esguio e musculoso, é suspenso como argolas de ginástica. O console central flui do painel para o compartimento traseiro. Toda a sua superfície de plexiglass funciona como uma tela sensível ao toque para o controle dos sistemas de informação e entretenimento.

O motorista também pode selecionar suas funções básicas por um controle giratório no console e navegar pelos menus usando um tipo de “mouse” instalado no descansa-braço, como alternativa ao controle direto na tela. Controles secundários, como o dos piscas e do limpador de parabrisa, são feitos por comando de voz. Uma exceção é a transmissão, comandada por teclas na direção para aumentar o prazer de dirigir.




Elétrico urbano
O conceito Tourneo Connect elétrico foi desenvolvido pela Ford em conjunto com a Smith Electric Vehicles, líder em veículos comerciais elétricos na Europa. Com autonomia de 160 km e velocidade máxima de 113 km/h, o modelo poderá ser produzido comercialmente se houver interesse do mercado. Ele é impulsionado por um motor ultra-eficiente de 50 kW, com imã permanente, e alimentado por baterias de ion-lítio de 21 kWh. Recarregar o veículo é simples: ele pode ser ligado diretamente na tomada e em 6 a 8 horas a bateria atinge a carga completa.

A Smith Electric Vehicles produz veículos elétricos comerciais há 80 anos e é parceira oficial da Ford nesse segmento na Europa e na América do Norte. Ela já oferece versões elétricas da Ford Transit para frotistas no Reino Unido e outros mercados europeus. Este ano, irá lançar também uma versão elétrica do furgão pequeno Ford Transit Connect, que serviu de base para o desenvolvimento do conceito exibido em Genebra.

Em 2010, a Ford irá lançar na América do Norte a van Transit Connect elétrica – o primeiro produto de seu plano agressivo de veículos elétricos para a região, anunciado este ano no Salão de Detroit. Com emissão zero e funcionamento silencioso, a tecnologia oferece uma solução ideal para aplicação em táxis e outros usos urbanos, dando um passo importante para a economia de combustível e a sustentabilidade.

Barrichello já teria contrato com Honda, afirma site

O site "GPUpdate.net" afirma que Rubens Barrichello já tem um acordo e testará pelo que restou da Honda nesta semana. A operação management buyout aumentou as chances de o brasileiro continuar como titular.


Fontes da página informaram que o piloto mais experiente da história da F-1 estará em 2009 no grid com o time de Brackley. Com isso, fará um shakedown do novo carro em Silverstone, na Inglaterra.
A notícia aumenta os boatos de transferência de Bruno Senna para o DTM, Campeonato Alemão de Turismo. Norbert Haug, chefe de automobilismo da Mercedes, disse que talvez haja um "nome surpreendente" com a montadora alemã na categoria neste ano. As informações são do site http://www.tazio.com.br/.

Morre jornalista Sueli Rumi


Faleceu neste domingo, vítima de câncer generalizado, a jornalista especializada em off-road e motociclismo Sueli Rumi. Querida entre os colegas do setor, Sueli trabalhou nos principais veículos de comunicação automotiva e motociclística, tendo participado como jurada do Prêmio Abraciclo de Jornalismo. Deixa a filha Camila e uma legião de amigos. O enterrro será hoje ás 15h no cemitério do Araçá, em São Paulo.