sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fusca Loco, de plástico...




´Todo mundo` já teve uma história com Fusca. Meu primeiro carro, claro, também foi um Fusca. Aliás, Fuscão, por favor! Cereja, motor 1.500, bom de lama... Anos depois, tive outro. De rali. 1.600, dois carburadores duplos Webber .40, tanque de 80 litros, câmbio de 1.300..., um capeta. Nunca venci nenhuma prova, mas fui com ele buscar minha primogênita na maternidade. Inesquecível (principalmente a cara da mãe dela...).

Hoje os Fuscas estão cada vez mais raros, mas continuam sempre na pauta de quem curte automóvel. Uma empresa chamada Do All Design Sport, de São Bernardo do Campo (SP), (re)criou um Fusca 1976, com teto rebaixado em 18 cm, distância entreeixos ampliada em 300 mm, rodas de 20” e pneus 245/35, e batizou de Loco. Muito ´loco` mesmo: carro foi criado com a utilização do processo RTM Light de materiais compósitos em sua carroceria.

Segundo Denyson Barone, representante da MVC Componentes Plásticos, empresa que pertence ao grupo Marcopolo S/A, a aplicação do RTM Light é mais otimizada e mecanicamente melhor. Denyson salienta, ainda, que o RTM Light é uma tendência e substitui com vantagens a fibra de vidro na moldagem de carrocerias, por permitir maior produção e proporcionar melhor qualidade de acabamento.

De acordo o empresário, os materiais compósitos, entre os quais está o RTM Light, serão os preferidos na fabricação de acessórios e componentes automotivos, principalmente carrocerias. Explica que essa tendência é motivada pela melhor aparência que o material proporciona, além de reduzir o peso do veículo e permitir melhor controle de espessuras.

O chassi original do veículo foi substituído por uma estrutura tubular e o assoalho foi feito em alumínio naval, o que deixou o veículo com cara de Hot Road. Pelo interesse demonstrado por consumidores adeptos ao tuning, a empresa deverá começar a produção em série brevemente.

As informações são da Secco Consultoria

Um comentário:

Panessa disse...

Meu, o Loco não é de ´prástico`, é de materiais compósitos!!

Eu sei, eu sei.... mas no fim, materiais compósitos não são uma espécie de plástico??

E depois, estamos em casa. Nâo precisa ser preciso.