quarta-feira, 15 de abril de 2009
Conceito DS Inside traduz espírito da Citroën
terça-feira, 14 de abril de 2009
Nissan GT-R eleito o “Carro Mundial de Performance 2009”
Os jurados também ressaltaram que “o GT-R entrega muita performance com seu novo motor 3.8 V6 biturbo, que desenvolve 480 cavalos de potência. A dirigibilidade, especialmente nas pistas, revelou-se extremamente flexível graças à tração integral, que permite controle total do veículo. A aceleração de 0 a 100 km/h é obtida em excepcionais 3,5 segundos, levemente abaixo dos demais concorrente
A lista de conquistas recentes do GT-R inclui o título de “Carro do Ano 2009”, da revista Motor Trend, e de “Automóvel do Ano 2009”, da Automobile Magazine. Nesta última publicação, o GT-R recebeu ainda as honras de “Design do Ano” e de “Tecnologia do Ano”.
Renault do Brasil cede furgão Master ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
A Renault do Brasil realizou esta semana a cessão de um furgão Master ao Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba (Paraná). Esta iniciativa é mais uma contribuição da montadora, que possui complexo industrial em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, com o desenvolvimento sociocultural da comunidade. O veículo será utilizado pelo museu no transporte de obras de arte e demais materiais necessários para todas as suas exposições, o que proporcionará mais agilidade aos serviços. Em comemoração ao “Ano da França no Brasil”, data que contará com exposições especiais patrocinadas pela Renault em Curitiba e São Paulo, o furgão Master ganhou identidade visual especial, com os dizeres: “Arte em movimento – Renault e MON no Ano da França no Brasil”.
A cessão do veículo foi realizada durante cerimônia no Museu Oscar Niemeyer com a presença de representantes do museu e da montadora. A entrega das chaves foi feita por Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil, a Vera Regina Maciel Coimbra, Diretora Administrativa e Financeira do museu. Juntos, Renault e o Museu Oscar Niemeyer participam ativamente das ações oficiais do “Ano da França no Brasil” com a exposição “Uma Aventura Moderna” - Exposição da Coleção de Arte Renault. A mostra reúne trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Miró, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Matta, Takis, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky, Michaux e Niki de Saint Phalle. A exposição se realizará em Curitiba de 16 de maio a 9 de agosto, no MON, e em São Paulo de 11 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal).
A cessão de veículos para fins comunitários faz parte do programa de integração social da Renault do Brasil. Alguns dos destaques são a utilização de ambulâncias pelo Hospital Pequeno Príncipe e pela Clínica e Maternidade Mater Dei, ambos de Curitiba, de um furgão Master pelo projeto Sertão Sem Fome, e de dois veículos – Master e Kangoo – pelo Projeto Borda Viva, em Borda do Campo, região em que o complexo industrial da montadora está localizado, entre outras iniciativas.
Venda de carros importados cresce 15% em março, mas sofre queda no trimestre
Mas se a comparação for em relação a março último, com 1.688 unidades emplacadas, aquelas associadas conseguiram alcançar aumento de 15,14% ante as 1.466 unidades de fevereiro. Mas em relação a março de 2008, anotaram queda de 15,68%, mês em que houve registro de 2.002 veículos comercializados.
A partir de abril até outubro de 2008, nove empresas – Chana, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Hafei Motor, Jeep, Jinbei, Pagani e Suzuki – associaram-se à entidade. Contabilizados os dados, agora, das quinze afiliadas, em março último foram emplacadas 2.526 unidades, 25,99% mais em relação ao mês de fevereiro, quando comercializaram 2.005 veículos. Essa totalização, porém, não será comparada ao mês de março do ano passado, já que a Abeiva contava com apenas seis associadas.
O relatório de desempenho de vendas, no atacado – a venda realizada das importadoras para a rede de concessionárias –, das seis empresas filiadas à Abeiva, em março, também anotou crescimento de 41,57%. Foram comercializadas 2.057 unidades contra 1.453 veículos de fevereiro. Entretanto, em relação a março de 2008, mês em que foram comercializados 2.073 veículos, o total representa uma ligeira queda.
E, no varejo, o aumento foi de 25,12%: 1.818 unidades contra 1.453 de fevereiro último. Na comparação com março de 2008, os números mostram queda de 13,6% (1.818 unidades neste março contra 2.105 veículos em igual período do ano passado).
Dornbusch afirma que a Abeiva ainda não fará projeções de vendas para 2009. “Com o benefício do IPI por mais três meses, esperamos que as vendas em 2009 fiquem, ao menos, iguais às do ano passado”, enfatiza.