Tatra V570B teria ´inspirado` Ferdinand Porsche para criar o Fusca
Cópia ou convergência de aprendizado? Pouca gente sabe, mas muita coisa do projeto do mundialmente famoso VW Beetle, o Fusca, foi ´inspirado` (ou terá sido copiado?) nos carros Tatra, de Hans Ledwinka, particularmente o modelo T97.
Assim como o Fusca, este modelo teve uma carroceria no mesmo formato de um ´besouro` e foi equipado com um motor de 4 cilindros opostos refrigerado a ar, montado na traseira. Já o Tatra V570B foi um protótipo de carro menor ainda, também com formas bastante similares ao do Fusca.
Adolf Hitler chamou o Tatra de ´o tipo de carro que eu quero para as minhas estradas`. No mesmo livro em que aparece esta citação, diz-se que Ferdinand Porsche, o criador do Fusca, admitiu não só ter dado ´uma olhada` nos projetos de, como também ter trabalhado um tempo ao lado de Hans Ledwinka, antes de definir o projeto final do VW Beetle.
Na época a Tatra entrou com um processo contra a criação de Ferdinand Porsche, que sumiu dos arquivos legais quando a Alemanha invadiu a Checoslováquia, ao mesmo tempo em que a Tatra era forçada a parar de produzir o T97. O processo foi reaberto após a Segunda Guerra Mundial, até que, em 1961, a Volkswagen foi condenada a pagar tres milhões de marcos alemães à Tatra como compensação pelo ocorrido.
Cópia ou convergência de aprendizado? Pouca gente sabe, mas muita coisa do projeto do mundialmente famoso VW Beetle, o Fusca, foi ´inspirado` (ou terá sido copiado?) nos carros Tatra, de Hans Ledwinka, particularmente o modelo T97.
Assim como o Fusca, este modelo teve uma carroceria no mesmo formato de um ´besouro` e foi equipado com um motor de 4 cilindros opostos refrigerado a ar, montado na traseira. Já o Tatra V570B foi um protótipo de carro menor ainda, também com formas bastante similares ao do Fusca.
Adolf Hitler chamou o Tatra de ´o tipo de carro que eu quero para as minhas estradas`. No mesmo livro em que aparece esta citação, diz-se que Ferdinand Porsche, o criador do Fusca, admitiu não só ter dado ´uma olhada` nos projetos de, como também ter trabalhado um tempo ao lado de Hans Ledwinka, antes de definir o projeto final do VW Beetle.
Na época a Tatra entrou com um processo contra a criação de Ferdinand Porsche, que sumiu dos arquivos legais quando a Alemanha invadiu a Checoslováquia, ao mesmo tempo em que a Tatra era forçada a parar de produzir o T97. O processo foi reaberto após a Segunda Guerra Mundial, até que, em 1961, a Volkswagen foi condenada a pagar tres milhões de marcos alemães à Tatra como compensação pelo ocorrido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário