quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Stuttgart apresenta nova geração do Porsche Cayenne



Ícone entre modelos esportivos, a Porsche conseguiu reunir no Cayenne as vantagens de um veículo familiar com os recursos de um bólido digno das pistas de corrida. Apresentada em julho, a nova linha do SUV de luxo alemão já está disponível na loja da Stuttgart, importadora oficial do modelo, em duas versões –S e Turbo— com preços de R$ 379 mil e R$ 555 mil, respectivamente.

O preço é salgado, mas o desempenho é mais do que ´apimentado`. O Cayenne S tem motor V8 de 4.8 litros e 400 cv de potência, 15 cv a mais que a versão anterior. A versão Turbo é equipada com motor V8 biturbo de 4.8 litros e os mesmos 500 cv de potência do modelo anterior, mas consumo diminuído em 23% comparado ao seu antecessor.

Fiéis à filosofia ´desempenho inteligente´ imposta pelos exigentes engenheiros da marca, a nova geração do Cayenne tem estilo renovado, construção de baixo peso (o modelo ficou 180 kg mais leve que o anterior na versão S) e otimização dos recursos mecânicos e eletrônicos. Segundo a montadora os novos Cayennes tem melhor desempenho, menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes.



´Voando´ baixo
Presenteado com uma voltinha no novo Cayenne S entre São Paulo e Guarujá, ou cerca de 150 quilômetros, pude sentir um pouco do vigor mecânico do modelo, em especial as acelerações e as retomadas de velocidade. A montadora não fornece os números oficiais de desempenho, mas a sensação ao volante indica performance de um modelo autenticamente esportivo.

A sensação de ‘desempenho inteligente’ se faz notar mesmo em baixas velocidades. A cavalaria de 400 cv da versão S é administrada suavemente pela nova transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades (sim, o câmbio Tiptronic é marca registrada da Porsche e cedida sob licença à Audi, onde é mais conhecida), com função Auto Start/Stop e ampla variedade de relações de marcha, com gerenciamento térmico no motor, circuito de resfriamento da transmissão e corte variável de velocidade.

Armada ´até os dentes` com o supra sumo da tecnologia automotiva, o modelo conta com nova direção ativa e sistema de tração nas quatro rodas permanente com reduzida, além do incomum câmbio Tiptronic S de oito marchas –nunca é demais lembrar. As suspensões são de aço e podem ser opcionalmente combinadas com sistema de suspensão ativa PASM, original da versão Turbo. Esse recurso pode contar ainda, também opcionalmente, com sistema de controle dinâmico de chassi (PDCC), exclusivo da Porsche, que estabiliza o veículo mediante a distribuição dinâmica do balanço, caso o motorista-piloto exagere um pouco no acelerador.

A nova tração total ativa, que foi desenvolvida especialmente para os novos Cayenne V6, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, S e Turbo, possui ainda o recurso PTV Plus, dispositivo que distribui o torque diretamente nos freios das rodas traseiras de maneira transversal, de acordo com as necessidades em cada curva. Já as versões Diesel e Hybrid, não disponíveis para o mercado brasileiro mas que também estarão expostas no Salão do Automóvel, possuem tração total permanente com diferencial central autoblocante.

Segurança otimizada
Com tão sofisticado pacote tecnológico voltado ao desempenho, a segurança não poderia deixar de oferecer recursos à altura. A nova geração do Cayenne é a primeira a ter o PDLS (Porsche Dynamic Light System), sistema de iluminação com faróis de xenônio que acompanha o movimento do carro nas curvas. Original na versão Turbo e opcional nas demais versões, o sistema permite ao motorista escolher entre três modos de iluminação: ruas, estradas e mau tempo.

Outra novidade exclusiva do modelo é o LCA (Lane Change Assistant), ou assistente de mudança de faixa, que monitora a estrada em ambos os lados do veículo em uma distância de até 70 metros e inclui os pontos cegos (sem visibilidade) para o motorista. Quando outro carro entra nos pontos cegos, uma luz de advertência com LEDs se acende no espelho retrovisor externo correspondente, avisando que o outro veículo está a uma distância de 55 metros ou menos. Se nesse momento o motorista do Cayenne der sinal de seta, a luz no retrovisor passará a piscar, avisando-o da presença de outro veículo.

Fazendo jus ao preço, o Cayenne também possui, de série, um sistema de controle de velocidade --cruise control-- que pode ser regulado pelo motorista para velocidades entre 30 e 240 km/h. Opcionalmente, pode ainda ser instalado um regulador de distância que mantém automaticamente distância segura em relação ao carro da frente; se ela diminui, o sistema atua sobre os freios, até a parada total do veículo, se for necessário.

Bonito e confortável
O inconfundível estilo Porsche, que ficou famoso na linha dos super-esportivos 911, também está presente no Cayenne. A ´personalidade` Porsche fica realçada pelos ângulos e formato marcantes do modelo. O desenho do conjunto ótico dianteiro, em especial, reforça o viés esportivo do novo Cayenne.

Medindo 48 mm a mais de comprimento do que a versão anterior, o novo Cayenne oferece agora ainda mais espaço interno. O banco traseiro pode ser movido 160 mm para frente e para trás e o ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado em três posições diferentes.

As características esportivas do Cayenne estão presentes também no interior da luxuosa cabine, cujo desenho do console central inclinado remete ao Porsche Carrera GT e faz o interior se parecer com uma cabine de pilotagem. No painel, o destaque é a tela TFT de alta resolução com 4,8 polegadas, onde podem ser visualizadas as opções de ajuste geral do carro, como sistemas de áudio, telefonia, navegação, mapas, controle de pressão dos pneus e controle de velocidade com regulagem de distância. Um verdadeiro bólido de corrida com o conforto de um automóvel de luxo.

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