Projeto desenvolvido por alunos da FEI venceu na categoria PRO o Concurso Travessia, promovido pelo Centro Universitário, em São Bernardo
A equipe Amigos do Andrezão, formada por estudantes de Engenharia do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), construiu uma ponte de palitos de sorvete que suporta 150 kg de carga. O projeto foi o vencedor na categoria PRO, do II Concurso Travessia, organizado pela Instituição, dias 8 e 9 de novembro, no campus São Bernardo. Na categoria ABC, composta também por alunos da FEI, a equipe Job’s Done venceu o concurso ao apresentar uma ponte que suporta 10 kg de peso. Já na categoria EMC, formada somente por estudantes do ensino médio, a ponte construída pela equipe Sutrilhos, do Colégio São José, de São Bernardo, venceu ao suportar carga máxima de 60 kg.
Como prêmio, a primeira equipe colocada de cada categoria ganhou troféu e cada integrante das equipes um aparelho Ipod. As equipes que ficaram em segundo e terceiro lugares também receberam troféus. Já a escola do ensino médio vencedora no concurso foi premiada com um notebook.
Inspirado em eventos organizados em importantes universidades, o Concurso Travessia foi aberto este ano à participação de estudantes do ensino médio e reuniu, ao todo, 59 equipes na FEI. Para construir as pontes, os estudantes se dividiram em equipes e receberam um kit com 700 palitos de sorvete e cola. O desafio era construir, em apenas quatro horas, uma ponte super leve e capaz de suportar o maior peso possível sobre a sua estrutura, feita apenas com palitos de sorvete.
As equipes tinham até quatro integrantes e os grupos do ensino médio (de qualquer ano) competiram apenas na categoria EMC. Já os alunos da FEI foram divididos em duas categorias ABC - dos cursos de Ciência da Computação e Administração e 1º e 2º ciclos (básico) de Engenharia - e PRO, de estudantes a partir do 3º ciclo de qualquer área de Engenharia.
Cada ponte tinha até 1,30 m de comprimento e tabuleiro para a travessia de um trem-tipo com carga. O teste de resistência foi feito com o Pondemobilator , um aplicador de carga móvel desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEI, que se desloca sobre a estrutura carregando cargas (anilhas) até a ruptura das pontes construídas pelos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário