quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Piracicaba inaugura primeiro autódromo do interior paulista


Coincidindo com a chegada de seus 21 anos, o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) inaugura o primeiro autódromo oficial do interior de São Paulo, no próximo dia 26, das 9 às 17 horas, em evento que contará com a participação de grandes pilotos do automobilismo e apresentação de várias categorias da velocidade no asfalto.

O novo autódromo tem 2,1 mil metros de percurso, com nove curvas e quatro retas. O fluxo dos carros é no sentido horário e sua estrutura aproveita toda a parte pavimentada já existente, como a reta de arrancada e o circuito oval. Assim, os pilotos têm condições ideais para a prática do automobilismo em geral.


O circuito soma à infraestrutura do ECPA, que também comporta kartódromo, ambulatórios, sanitários, restaurantes, bares e estacionamentos, resultando em um dos maiores e mais completos complexos automobilísticos do país, onde, além das competições oficiais, são realizados testes e treinamentos.

A obra do autódromo teve início em 2005, quando a reta principal – onde são realizadas provas de arranca – foi concluída. Dois anos depois, ocorreu a inauguração do circuito semioval. Agora, será concretizada a terceira e conclusiva parte da empreitada. “O circuito tem uma grande vantagem em relação a todos os autódromos que conheço pelo mundo afora: o público pode acompanhar a prova inteira de um único ponto, sem perder um lance sequer”, informa Benedito Gianneti, piloto e proprietário do autódromo.

Referência no cenário esportivo nacional, o ECPA vem passando por constantes reformas de ampliação. “Iniciamos a primeira construção em junho de 1988 e inauguramos a pista de terra em agosto de 1989. Já o processo de asfaltamento teve início em 2000 com a construção do kartódromo”, lembra.

Com essa nova inauguração, o ECPA está preparado para receber qualquer competição. “Com este circuito podemos receber provas das mais diversas modalidades e categorias automobilísticas e motociclísticas”, afirma. “Como Interlagos está fechado para reformas e só reabre após o Grande Prêmio Brasil, estudamos a viabilidade de realizar provas ainda neste ano”, conclui.

Renault comemora 100 anos com loja na Champs-Élysées

Primeira marca de automóveis a se instalar na avenida mais charmosa do mundo, em 1910, a Renault comemora 100 anos de presença na Avenida Champs-Élysées, em Paris. Do primeiro showroom do início do século até o Atelier Renault de hoje, a história da primeira marca de automóveis francesa está ligada à da Champs-Élysées.




Traçando a história de um século de sonho e aventura automobilística, a exposição recém inaugurada estará aberta ao público até 14 de novembro, no Atelier Renault, em Paris. Após 10 anos de existência e aproximadamente 25 milhões de visitantes, em janeiro de 2011 o Atelier Renault fechará temporariamente suas portas durante seis meses, para passar por obras de melhorias.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Stuttgart apresenta nova geração do Porsche Cayenne



Ícone entre modelos esportivos, a Porsche conseguiu reunir no Cayenne as vantagens de um veículo familiar com os recursos de um bólido digno das pistas de corrida. Apresentada em julho, a nova linha do SUV de luxo alemão já está disponível na loja da Stuttgart, importadora oficial do modelo, em duas versões –S e Turbo— com preços de R$ 379 mil e R$ 555 mil, respectivamente.

O preço é salgado, mas o desempenho é mais do que ´apimentado`. O Cayenne S tem motor V8 de 4.8 litros e 400 cv de potência, 15 cv a mais que a versão anterior. A versão Turbo é equipada com motor V8 biturbo de 4.8 litros e os mesmos 500 cv de potência do modelo anterior, mas consumo diminuído em 23% comparado ao seu antecessor.

Fiéis à filosofia ´desempenho inteligente´ imposta pelos exigentes engenheiros da marca, a nova geração do Cayenne tem estilo renovado, construção de baixo peso (o modelo ficou 180 kg mais leve que o anterior na versão S) e otimização dos recursos mecânicos e eletrônicos. Segundo a montadora os novos Cayennes tem melhor desempenho, menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes.



´Voando´ baixo
Presenteado com uma voltinha no novo Cayenne S entre São Paulo e Guarujá, ou cerca de 150 quilômetros, pude sentir um pouco do vigor mecânico do modelo, em especial as acelerações e as retomadas de velocidade. A montadora não fornece os números oficiais de desempenho, mas a sensação ao volante indica performance de um modelo autenticamente esportivo.

A sensação de ‘desempenho inteligente’ se faz notar mesmo em baixas velocidades. A cavalaria de 400 cv da versão S é administrada suavemente pela nova transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades (sim, o câmbio Tiptronic é marca registrada da Porsche e cedida sob licença à Audi, onde é mais conhecida), com função Auto Start/Stop e ampla variedade de relações de marcha, com gerenciamento térmico no motor, circuito de resfriamento da transmissão e corte variável de velocidade.

Armada ´até os dentes` com o supra sumo da tecnologia automotiva, o modelo conta com nova direção ativa e sistema de tração nas quatro rodas permanente com reduzida, além do incomum câmbio Tiptronic S de oito marchas –nunca é demais lembrar. As suspensões são de aço e podem ser opcionalmente combinadas com sistema de suspensão ativa PASM, original da versão Turbo. Esse recurso pode contar ainda, também opcionalmente, com sistema de controle dinâmico de chassi (PDCC), exclusivo da Porsche, que estabiliza o veículo mediante a distribuição dinâmica do balanço, caso o motorista-piloto exagere um pouco no acelerador.

A nova tração total ativa, que foi desenvolvida especialmente para os novos Cayenne V6, que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, S e Turbo, possui ainda o recurso PTV Plus, dispositivo que distribui o torque diretamente nos freios das rodas traseiras de maneira transversal, de acordo com as necessidades em cada curva. Já as versões Diesel e Hybrid, não disponíveis para o mercado brasileiro mas que também estarão expostas no Salão do Automóvel, possuem tração total permanente com diferencial central autoblocante.

Segurança otimizada
Com tão sofisticado pacote tecnológico voltado ao desempenho, a segurança não poderia deixar de oferecer recursos à altura. A nova geração do Cayenne é a primeira a ter o PDLS (Porsche Dynamic Light System), sistema de iluminação com faróis de xenônio que acompanha o movimento do carro nas curvas. Original na versão Turbo e opcional nas demais versões, o sistema permite ao motorista escolher entre três modos de iluminação: ruas, estradas e mau tempo.

Outra novidade exclusiva do modelo é o LCA (Lane Change Assistant), ou assistente de mudança de faixa, que monitora a estrada em ambos os lados do veículo em uma distância de até 70 metros e inclui os pontos cegos (sem visibilidade) para o motorista. Quando outro carro entra nos pontos cegos, uma luz de advertência com LEDs se acende no espelho retrovisor externo correspondente, avisando que o outro veículo está a uma distância de 55 metros ou menos. Se nesse momento o motorista do Cayenne der sinal de seta, a luz no retrovisor passará a piscar, avisando-o da presença de outro veículo.

Fazendo jus ao preço, o Cayenne também possui, de série, um sistema de controle de velocidade --cruise control-- que pode ser regulado pelo motorista para velocidades entre 30 e 240 km/h. Opcionalmente, pode ainda ser instalado um regulador de distância que mantém automaticamente distância segura em relação ao carro da frente; se ela diminui, o sistema atua sobre os freios, até a parada total do veículo, se for necessário.

Bonito e confortável
O inconfundível estilo Porsche, que ficou famoso na linha dos super-esportivos 911, também está presente no Cayenne. A ´personalidade` Porsche fica realçada pelos ângulos e formato marcantes do modelo. O desenho do conjunto ótico dianteiro, em especial, reforça o viés esportivo do novo Cayenne.

Medindo 48 mm a mais de comprimento do que a versão anterior, o novo Cayenne oferece agora ainda mais espaço interno. O banco traseiro pode ser movido 160 mm para frente e para trás e o ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado em três posições diferentes.

As características esportivas do Cayenne estão presentes também no interior da luxuosa cabine, cujo desenho do console central inclinado remete ao Porsche Carrera GT e faz o interior se parecer com uma cabine de pilotagem. No painel, o destaque é a tela TFT de alta resolução com 4,8 polegadas, onde podem ser visualizadas as opções de ajuste geral do carro, como sistemas de áudio, telefonia, navegação, mapas, controle de pressão dos pneus e controle de velocidade com regulagem de distância. Um verdadeiro bólido de corrida com o conforto de um automóvel de luxo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mercado de importados segue em alta; 210 vão estar no Salão

Audi R8 Spyder

Aston Martin V8 Vantage

Kia Koup concept

Enquanto no mercado europeu a venda de carros novos tenha caido 11,8% no mês de agosto e 2,4% no acumulado do ano de 2010, conforme dados da Jato Dynamics, os modelos importados continuam aumentando o volume de vendas no Brasil.

Considerando apenas os dados de emplacamento das 30 marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Ferrari, Hafei Motor, Haima, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Koenigsegg, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mini, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo, as vendas mostraram alta de 19,9% em agosto em relação ao mês anterior. Foram 10.041 unidades contra 8.377 veículos em julho último.

Na comparação com agosto de 2009, as 30 marcas associadas à Abeiva anotaram crescimento de 154,6%. Foram 10.041 unidades do mês passado contra 3.944 veículos em igual período de 2009. O resultado de emplacamento das 30 marcas, nos primeiros oito meses do ano, indica forte alta de 148,9%. O acumulado de janeiro e agosto de 2010 registra 60.218 unidades contra os 24.194 veículos dos primeiros oito meses de 2009.

Importados no Salão
Todas as associadas à entidade participam do 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 27 de outubro a 7 de novembro. O conjunto das filiadas à Abeiva vai significar cerca de 15%da área ocupada do Anhembi. Mas sua representatividade vai ser de mais de 210 carros em exposição, dos quais 70 novos produtos para o mercado brasileiro. A chinesa Haima é a 30a. associada da ABEIVA, que passa a contar agora com 30 representantes de marcas estrangeiras.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Picape Chevrolet S10 ganha nova versão Rodeio



Pioneira no segmento das picapes médias no Brasil e líder do mercado desde seu lançamento --o modelo detém hoje cerca de 40% do mercado de picapes médias--, a linha de picapes Chevrolet S10 ganha mais uma versão, a Rodeio.

A Rodeio será a nova versão intermediária da S10, mas se diferencia das demais versões apenas por algumas poucas alterações estéticas. O modelo recebeu faixas laterais, com o nome da versão, estribo lateral e rodas de alumínio aro 16, pintadas em grafite. Vem também com rack no teto –-semelhante ao utilizado na versão Executive, a topo de linha -–, adesivos no capô e na tampa traseira, com o nome da versão. Para completar, a S10 Rodeio tem as lanternas traseiras com o acabamento fumê e os faróis possuem máscara negra.

Internamente, a S10 Rodeio continua a mesma: mantém a iluminação interna em Ice Blue, na mesma tonalidade do Malibu e do Agile e conta com diversos porta-objetos além dos razoáveis espaço interno, ergonomia e acabamento.

O visual ainda pode ser incrementado por meio dos acessórios originais da Chevrolet. Se o consumidor quiser, ele pode optar pelo santantônio, o cover do rack – uma cobertura plástica que deixa o visual ainda mais agressivo – e pelo protetor de caçamba. Além destes, a linha de acessórios da Chevrolet também oferece comodidade para os ocupantes. Dentre os diversos equipamentos oferecidos estão o sensor de estacionamento, o GPS, a geladeira interna e o cabide para jaquetas ou paletó, além de quatro diferentes opções de rádio com CD player e MP3.

Intermediária com bom nível de equipamentos
A Rodeio só existe na configuração de cabine dupla e com motores flex e diesel e, nesta última configuração, oferece as opções de tração 4x2 e 4x4. Além do visual diferenciado, a versão Rodeio chega recheada de equipamentos. Todas as versões – tanto a diesel, quanto a bicombustível - trarão de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas das portas e espelhos retrovisores elétricos, coluna de direção regulável em altura, vidro traseiro corrediço, piloto automático – para a versão diesel – e ABS, além do controle deslizante das rodas traseiras, o Trac Lock.

Infiniti comemora 20 anos com esportivo de luxo Essence







A Divisão Infiniti da Nissan concentra os carros mais luxuosos do Grupo. Para comemorar 20 anos de produção, a marca apresentou o Essence, um coupé de linhas sinuosas, dois lugares e motor de 600 cv de potência. Medindo 4,72 m de comprimento é chamado de ´carro esporte não agressivo`.

Além das linhas suaves, o que chama a atenção no Essence é o seu conjunto mecânico híbrido´: ele possui um motor V6 de 3.7 litros biturbo a gasolina, que desenvolve 440 cv, que pode funcionar sozinho ou em conjunto com um segundo motor elétrico de última geração, que oferece mais 160 cv de potência. Como não poderia deixar de ser para um modelo tão exclusivo, o interior do Essence oferece o máximo em luxo e requinte.





Volkswagen apresenta na China novo conceito de bicicleta

A Volkswagen apresentou recentemente o seu primeiro veículo de duas rodas e o conceito "Think Blue" na Auto China 2010. Por incrível que possa parecer, a bicicleta da Volkswagen chamou mais atenção das pessoas do que os seus próprios carros. A empresa tem se referido a ela como a ´obra de arte da mobilidade´. A VW Bik.e não tem pedais, é dobrável, tem freio a disco nas duas rodas e funciona a bateria que pode ser recarregada no próprio carro, em corrente contínua ou numa tomada comum. Foi concebida para se encaixar perfeitamente no compartimento do pneu estepe de um carro. O conceito de mobilidade da e.bike é para que a bicicleta seja um complemento do carro. Assim, o motorista poderia deixar o carro num estacionamento fora dos grandes centros congestionados e trafegar em zonas com tráfego elevado com sua bicicleta elétrica. Eles só não disseram onde vai o pneu estepe...