segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ponte de palitos de sorvete vence concurso na FEI


Projeto desenvolvido por alunos da FEI venceu na categoria PRO o Concurso Travessia, promovido pelo Centro Universitário, em São Bernardo


A equipe Amigos do Andrezão, formada por estudantes de Engenharia do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), construiu uma ponte de palitos de sorvete que suporta 150 kg de carga. O projeto foi o vencedor na categoria PRO, do II Concurso Travessia, organizado pela Instituição, dias 8 e 9 de novembro, no campus São Bernardo. Na categoria ABC, composta também por alunos da FEI, a equipe Job’s Done venceu o concurso ao apresentar uma ponte que suporta 10 kg de peso. Já na categoria EMC, formada somente por estudantes do ensino médio, a ponte construída pela equipe Sutrilhos, do Colégio São José, de São Bernardo, venceu ao suportar carga máxima de 60 kg.

Como prêmio, a primeira equipe colocada de cada categoria ganhou troféu e cada integrante das equipes um aparelho Ipod. As equipes que ficaram em segundo e terceiro lugares também receberam troféus. Já a escola do ensino médio vencedora no concurso foi premiada com um notebook.

Inspirado em eventos organizados em importantes universidades, o Concurso Travessia foi aberto este ano à participação de estudantes do ensino médio e reuniu, ao todo, 59 equipes na FEI. Para construir as pontes, os estudantes se dividiram em equipes e receberam um kit com 700 palitos de sorvete e cola. O desafio era construir, em apenas quatro horas, uma ponte super leve e capaz de suportar o maior peso possível sobre a sua estrutura, feita apenas com palitos de sorvete.

As equipes tinham até quatro integrantes e os grupos do ensino médio (de qualquer ano) competiram apenas na categoria EMC. Já os alunos da FEI foram divididos em duas categorias ABC - dos cursos de Ciência da Computação e Administração e 1º e 2º ciclos (básico) de Engenharia - e PRO, de estudantes a partir do 3º ciclo de qualquer área de Engenharia.

Cada ponte tinha até 1,30 m de comprimento e tabuleiro para a travessia de um trem-tipo com carga. O teste de resistência foi feito com o Pondemobilator , um aplicador de carga móvel desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEI, que se desloca sobre a estrutura carregando cargas (anilhas) até a ruptura das pontes construídas pelos estudantes.

Etanol sobe quase 20% em São Paulo

Abastecer com etanol em São Paulo está 19,3% mais caro. Segundo o Índice de Preços Ticket Car (IPTC),em outubro o preço médio por litro foi de R$ 1,62. Apesar de mais discreta, a gasolina também subiu, 1,1%, com valor médio de R$ 2,48/l. Mesmo com a alta, o combustível vegetal continua sendo a melhor opção para quem tem veículo flex. Motoristas que rodam com Gás Natural Veicular (GNV) pagaram 2,6% a menos. Encher o tanque com o gás custa R$ 1,42 m³, aproximadamente.

Ainda segundo a mesma pesquisa, a Zona Oeste é o local mais caro para abastecer com etanol e gasolina na capital. Para os mesmos combustíveis, as Zonas Norte e Leste têm os melhores preços, respectivamente. Por exemplo, o litro do etanol no Itaim Paulista sai por R$ 1,49 enquanto em Pinheiros, o mesmo combustível custa em média R$ 1,75/l.

Com as alterações, as médias por litro são: gasolina R$ 2,48; etanol R$ 1,62; diesel R$ 2,03; biodiesel R$ 2,05 e GNV R$ 1,42 o m³.

Para quem tem veículo flex, a dica é fazer uma conta simples na hora de abastecer. “Divida o preço do etanol pelo da gasolina. Resultados inferiores ou até 70% dão vantagem para o combustível vegetal, mais que isso o derivado do petróleo é a melhor opção”, explica Eduardo Lopes, coordenador de Produto do Ticket Car. “Vale a pena lembrar que mesmo nos casos de vantagem econômica para a gasolina, o etanol é sempre ecologicamente mais indicado”, completa.

No restante do País, aos poucos o etanol vai perdendo a vantagem. Em outubro quem optou pelo combustível pagou 4,9% a mais, ou seja, encher o tanque custou em média, 1,97/l. Com isso, apenas em nove localidades ainda compensa abastecer com o derivado da cana-de-açúcar. O valor da gasolina também subiu 1,8% com preço médio de R$ 2,75/l. Mesmo assim, quem tem veículo flex deve dar preferência ao derivado do petróleo no Distrito Federal e mais 16 estados brasileiros.

Para quem prefere o Gás Natural Veicular (GNV) as notícias também não são boas. O gás teve um aumento de 3% e encher o tanque custou em média R$ 1,77 m³. Com as alterações, as médias por litro são: gasolina R$ 2,75; etanol R$ 1,97; diesel R$ 2,08; biodiesel R$ 2,52 e GNV R$ 1,77 o m³.

O IPTC revela ainda que no Mato Grosso o etanol tem maior vantagem sobre a gasolina, 60,7%, seguido por Goiás e São Paulo, com diferenças de 63% e 63,3%, respectivamente. A gasolina mais barata pode ser encontrada na Paraíba e R$ 2,53 é o valor médio cobrado pelo litro. “É preciso tomar cuidado, pois, apesar de mais barato, a autonomia do veículo com o etanol é em média, 30% menor”, explica Eduardo Lopes, coordenador de Produto do Ticket Car.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ford lança F-150 com novo motor V6 de 365 cv de potência




A Ford dá início, neste mês, aos procedimentos de logística e marketing para o lançamento de sua nova picape F-150 2011, reestilizada e equipada com o novo motor EcoBoost V6 de 365 cv de potência para o mercado que mais consome picapes no mundo, os Estados Unidos.

A linha “F” de picapes Ford lidera, há décadas, o mercado americano e agora ganha um novo modelo que impõe respeito, tanto pelo porte como pelos serviços que executa, além de proporcionar grande capacidade de carga, durabilidade e economia de combustível.

Em 2009 a F-150 teve a preferência do consumidor norte-americano que comprou 413.625 unidades, o que consolidou uma incrível liderança de 33 anos dos veículos F-Series produzidos pela Ford Motor Company, com 28 anos consecutivos no topo da lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.



Neste ano, a Ford já vendeu 434.920 picapes da série F, até outubro, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Importante lembrar que nessa lista estão incluídos todos os segmentos de veículos vendidos pela indústria automobilística norte-americana, como automóveis, SUVs, picapes, vans, e caminhões.

O modelo 2011
Durante o mês de novembro, a mídia americana já está sendo inundada de publicidade da nova F-150 2011, uma versão atualizada, chamada nos Estados Unidos de “caminhão do futuro” com quatro versões de motorizações, cada uma oferecendo uma combinação de potência, desempenho e economia de combustível.

O marketing da Ford inova também no segmento de picapes ao montar uma caravana com uma frota de F-150 2011 que percorrerá cerca de 60 cidades americanas, nas quais os cidadãos comuns podem se inscrever para testar a nova picape. É o teste “ver para crer”. Os interessados poderão avaliar a F-150 com seus diversos motores e assim comprovar o que significa a geração EcoBoost que emprega turbo e injeção direta e proporciona ganhos de economia de combustível de até 20%. O valor de venda da F-150, nos Estados Unidos, começa em 23.390 dólares, incluindo frete.


Além disso, a Ford exibe uma campanha com uma série de documentários online chamado de “Teste de Tortura” onde a F-150 aparece carregando toneladas de madeira, rebocando enormes trailers, subindo rampas íngremes, além de testes de laboratório que incluem mais de 1,5 milhão de horas de análise, mais de treze mil horas de dinamômetro com o motor trabalhando cerca de 2.500 horas num regime superior a 5.000 rpm.

A nova gama de motores disponíveis para a F-150 2011 incluem um 3.5 litros V6 EcoBoost de 365 cv de potência; um 3.7 litros V6 Ti-VCT com 302 cv de potência; um propulsor de 5.0 litros V8 Ti-VCT com 360 cv; e um 6.2 litros V8 que oferece 411 cv. A transmissão é automática de seis velocidades com controle “SelectShift” disponível. A nova F-150 também é equipada com o sistema Sync, cujo software reconhece voz. O veículo dispõe, também, da tecnologia GPS, sistema Bluetooth, utilização de telefonia móvel, internet de alta velocidade e tela LCD de 4.2 polegadas.

Michelin lança novo pneu para picapes e utilitários


A Michelin acaba de lançar um novo pneu, específico para picapes e utilitários esportivos, o MICHELIN LTX M/S2. O novo pneu é a principal oferta da Michelin no segmento para pneus de rodagem em asfalto. Segundo a fábrica, o novo produto é mais durável, freia antes em estradas com piso molhado e proporciona uma direção mais confortável. Curiosamente a Michelin não dá nenhuma ênfase ao desempenho do novo pneu em pisos não pavimentados, comuns para veículos utilitários e congêneres.

Segundo a montadora, o novo MICHELIN LTX M/S2 dura 48% a mais que os principais concorrentes do segmento* graças à tecnologia Max Touch Construction, que proporciona uma maior superfície de contato garantindo mais durabilidade. Ainda para aumentar o tempo de vida útil do pneu, foi incluída uma terceira lona metálica que faz o pneu ficar mais resistente à perfurações.

Para uma distância de frenagem menor em estradas com piso molhado foi elaborado um novo composto de sílica. Além disso, sua nova arquitetura leva a um excelente escoamento lateral da água evitando a aquaplanagem. Esse novo composto de sílica e a melhor evacuação de água permitem que o novo MICHELIN LTX M/S2 freie 2 metros antes em relação aos principais concorrentes**.

Voltado para veículos como Ford Ranger; Ford F-250; Mitsubishi L200; Mitsubishi Pajero Full; e Toyota Land Cruiser Prado, entre outros, o MICHELIN LTX M/S2 está disponível em oito dimensões, que variam de 15” a 20”.

*Baseado nos resultados da terceira parte dos testes versus Bridgestone® Dueler H/T 684 II e Goodyear® Fortera®.
**Baseado em resultados dos testes de frenagem sobre solo molhado comparado com, Bridgestone Dueler H/T e Goodyear Wrangler SA.