quarta-feira, 20 de abril de 2011

Suzuki vai fabricar Jimny em nova fábrica em Itumbiara, GO


A direção da Suzuki Brasil bateu o martelo com o governo municipal de Itumbiara, GO, para implantação de uma fábrica que estará pronta em 2013. Será a primeira instalação do gênero da marca fora do Japão, e o primeiro modelo a ser produzido na nova planta será o jipinho Jimny, já comercializado no país, vindo do Japão.

A notícia ainda não foi confirmada pela Suzuki no País, mas o anúncio oficial deverá ser feito até o início de maio próximo. O sinal verde chegou nesta terça-feira, 19, por meio de Pedro Alves de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, em entrevista ao repórter Rubens Santos, do Estadão.

Goiás já possui as fábricas da Mitsubishi, em Catalão, e da Hyundai Caoa, em Anápolis. Com a chegada do novo player o estado deve atrair também outros investimentos. Segundo notícia no jornal O Estado de S. Paulo, o estado de Goiás ofereceu a área para construção da linha de montagem, mais investimentos em infraestrutura e R$ 2,1 bilhões em financiamento de incentivos fiscais -- que já foram liberados pelo presidente Álvaro Fonseca, da Goiás Fomento, para a SBV Automotores, que representa a Suzuki e a Mitsubishi no País.

A Suzuki já comercializa no Brasil o Grand Vitara, o jipinho Jimny e o SX4. O Jimny, já comercializado no Brasil na primeira fase da marca no País, nos anos 90, deve ser o primeiro veículo a ser produzido em Itumbiara, inicialmente a partir de componentes importados do Japão. O modelo tem tração 4x4 e motor 1.3 de 85 cavalos. Segundo o fabricante, já foram comercializadas 2,4 milhões de unidades, em 188 países.

Nenhum comentário: