Depois de O pequeno grande livro da Ferrari e O pequeno grande livro da Porsche, a Escrituras Editora publica O pequeno grande livro do Mini Cooper, que conta a história desse ícone da indústria automobilística, desde o Mini clássico à nova geração MINI da BMW, e a história de seu criador, Alec Issigonis.
O livro apresenta a história do carro que foi desenhado para as massas, mas que se transformou em peça obrigatória dos ricos e famosos – dos ídolos do rock e estrelas de cinema, até a aristocracia e a realeza. É a história do pequeno carro que foi projetado para driblar a escassez de combustível, mas que se tornou vitorioso no mundo das corridas de automóvel, tanto em circuitos como no rali.
O Mini foi criado em 1958, mas apresentado ao mundo pela primeira vez em 26 de agosto de 1959. Um carro muito distinto do convencional, com mecânica diferente comparado com as normas da década de 1950, design que priorizava a praticidade e não a moda. Lançado com um motor de 848cc e apenas 35cv, seu desempenho superava os “gigantes” de seu tempo tanto em corridas como no rali. Paradoxalmente, ele se tornaria um símbolo da moda e objeto de desejo de celebridades, mesmo mantendo seu desenho original quase inalterado por mais de quarenta anos. Em 2000, a BMW transformaria o Mini em MINI, uma segunda geração totalmente nova, mas com o mesmo espírito da primeira.
O pequeno grande livro do Mini Cooper apresenta mais de 120 fotos e mostra, em detalhes, todos os principais modelos passando pelos luxuosos Rileys e Wolseleys, peruas com metade da carroceria em madeira, furgões, caminhonetes, conversíveis e o Moke. O livro mostra também os primeiros esboços e protótipos e como o Mini se tornou estrela em diversos filmes e na televisão, como os protagonizados por Roman Atkinson como Mr. Bean, Peter Sellers e modelos usados pelos Monkees e Steve McQueen.
Sobre o autor
Brian Laban atua como jornalista automobilístico há 25 anos. Fã do Mini há mais tempo ainda, Laban já escreveu sobre carros para a maior revista eletrônica inglesa automobilística, além de outros sites estrangeiros e diversos jornais. Em 1991, venceu o prêmio Pierre Dreyfus para autores de guias automobilísticos e sua atuação jornalística foi considerada a mais notável do ano. Escreveu para a revista Performance Car e é colaborador assíduo do Daily Telegraph, do Auto Express e do Sunday Business, dentre muitos outros veículos de comunicação. É autor de mais de 20 livros sobre carros, entre eles O pequeno grande livro da Ferrari, também publicado pela Escrituras Editora. Vive atualmente em West Sussex , no sul da Inglaterra.
SERVIÇO
Título: O pequeno grande livro do Mini Cooper
Autor: Brian Laban
Tradução: Jayme Costa
Gênero: Automobilismo / História da marca Mini Cooper
ISBN: 978-85-7531-369-5
Formato: 15,5 X 15,5 cm, totalmente impresso em 4 cores, com capa dura e sobrecapa, com 120 fotos
Páginas: 130
Peso: 260 g
Preço: R$ 34,90
Escrituras Editora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário