quinta-feira, 10 de março de 2011

Rali: Loeb vence no México com Citroën DS3, seguido por Hirvonen, com Fiesta RS



Em sua segunda participação em uma prova do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o Citroën DS3 obteve sua primeira vitória. Os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena foram os vencedores do Rali do México pelo quinto ano consecutivo e mostraram a força da Citroën para as demais etapas do campeonato. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen, com Ford Fiesta RS, chegaram em segundo e continuam liderando o campeonato.

No sábado a disputa ficou por conta das duplas da Citroën, com Sébastien Ogier/Julien Ingrassia terminando o primeiro dia na frente, seguidos pelos panheiros de equipe Loeb/Elena. No segundo dia, Loeb/Elena diminuíram a diferença para apenas 10,5 segundos e criaram grande expectativa para o dia final. A Citroën confiava em uma dobradinha, mas logo no primeiro dos três estágios decisivos Ogier saiu da pista, bateu em uma pedra e danificou irremediavelmente a suspensão dianteira esquerda, ficando fora da prova.

Ao ver o companheiro de equipe fora da prova, Loeb diminuiu ligeiramente o ritmo, adotando um andamento mais suave. Só voltou a forçar no estágio final, que – de acordo com a nova regra adotada nesta temporada – dá aos três primeiros colocados pontos extras no Campeonato Mundial, na escala 3-2-1. Loeb confirmou a vitória no rali ao terminar esse estágio em segundo lugar, atrás de outro Citroën DS3, tripulado por Petter Solberg/Chris Patterson. Com isso, Loeb/Elena somaram 27 pontos no rali (25 pela vitória e 2 pelo segundo lugar no estágio final) e assumiram a vice-liderança nos campeonatos de pilotos e copilotos.

Apesar da vitória de Loeb, que vence no México desde 2004 com Citroen, a equipe Ford continua na liderança do mundial de pilotos, com Mikko Hirvonen e no campeonato de construtores tendo colocado sete Fiesta RS WRC entre os dez primeiros que terminaram o rally. Importante lembrar que uma das maiores dificuldades oferecidas pelo Rally do México é a altitude do terreno, o mais alto das 13 provas do calendário.
A próxima etapa do Mundial é o Rally de Portugal de 24 a 27 de março, em piso de terra.

Nenhum comentário: