quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Iveco lança caminhão Tector no mar

Novo modelo semipesado foi lançado em grande estilo a bordo de um navio; oferece três opções de caixas de transmissão e quatro diferentes entre eixos, totalizando 16 versões para o mercado argentino e 14 versões para o brasileiro

Um mega evento a bordo do transatlântico espanhol Grand Mistral marcou o lançamento do novo caminhão semipesado Iveco Tector. Cerca de 1.200 pessoas, entre jornalistas, dealers, fornecedores e clientes potenciais reuniram-se a bordo do navio para conhecer o novo produto, que foi lançado no mercado europeu em maio deste ano com o nome de EuroCargo --do qual já foram vendidas mais de 430 mil unidades desde o lançamento da primeira versão, em 1991-- e que chega ao Brasil em sua nova versão rebatizado Tector exclusivamente para o mercado latino-americano.

O novo caminhão semipesado Iveco Tector se apresenta como o mais moderno e avançado veículo de sua categoria no mercado latino-americano, oferecendo, segundo a montadora, desempenho, economia e conforto acima de seus concorrentes. É um produto totalmente novo, desde a cabine (curta ou leito), interior, painel com computador, motor mais potente e econômico, três opções de caixas de transmissão –Eaton e ZF-- e quatro diferentes entre eixos, totalizando 14 versões para o mercado brasileiro.



Quarto novo produto lançado pela Iveco no Brasil em pouco mais de 12 meses, depois dos modelos Daily, Stralis e Trakker, o novo Tector utiliza motor Iveco de 250 cv, com 17% a mais de torque e 5% a mais de potência do que o motor anterior. Modelo é oferecido como cavalo-mecânico e plataforma, nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, esta última utilizando câmbio de 10 marchas sincronizadas, novidade na gama de modelos Iveco.




Tudo novo
O projeto original do novo Iveco EuroCargo europeu foi o ponto de partida para o novo Iveco Tector latino-americano. O produto foi totalmente adaptado para atender às necessidades e aos diferenciais dos mercados da região. Incluindo a escolha de um novo nome.

A nova cabine, nas versões curta e leito, tem o mesmo impacto visual do novo EuroCargo recém-lançado na Europa. Desenhado pelo Centro Stile Iveco, em Turim (Itália), é um modelo que chama a atenção pela imagem de modernidade e qualidade. Ele tem grande semelhança com o Iveco Stralis, o bem-sucedido caminhão pesado lançado em outubro de 2007 na região e que é líder de vendas em sua categoria na Argentina e na Venezuela, e que já conquistou 20% de seu segmento no Brasil.
O interior valoriza a praticidade e o conforto para maior segurança e produtividade do motorista. O painel de instrumentos tem desenho similar ao do Stralis e inclui um computador de bordo com múltiplas funções. O volante é exclusivo e a coluna de direção pode ser regulada na altura e inclinação. O banco do motorista possui suspensão pneumática de série. A versão cabine curta vem com um espaçoso banco duplo do lado do passageiro. Os vidros verdes são de série. Existem 10 porta-objetos e as escotilhas laterais (no modelo cabine leito) têm grandes dimensões (260 litros), com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine.

Na cabine leito, a cama possui dimensões generosas (1,90m por 0,62m), com a mesma forração elegante dos bancos, em tecido agradável ao tato e de grande resistência. A cama é rebatível e dá acesso a um amplo espaço para a guarda de objetos. Além disso, a cabine tem uma nova suspensão, com molas helicoidais e amortecedores, projetadas para ampliar o conforto em marcha. O pacote de opcionais inclui ar-condicionado, travas e vidros elétricos e rádio CD-player.

Mais potência
O motor Tector de 6 cilindros e 5,9 litros, de reconhecida confiabilidade e robustez, vem em nova versão, com 250cv de potência, 10cv a mais que a versão mais forte utilizada no EuroCargo, o que faz dele um dos mais potentes motores deste segmento. Além disso, com 950 Nm de torque máximo (17% a mais que o modelo anterior), ele também se coloca entre os líderes neste quesito.

Nos testes realizados pela Iveco, o motor eletrônico Tector de 250 cv, com sistema de injeção common rail, provou que consome até 4% menos combustível que a versão anterior de 240cv, que já se colocavam entre as mais econômicas do segmento dos semipesados. Como os demais motores utilizados na gama Iveco brasileira, o motor Tector é produzido em Sete Lagoas e já é homologado para utilizar o B5.

O freio motor é de série, com três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; acionado pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Há também a disponibilidade do piloto automático, para a manutenção de velocidade constante nas estradas de topografia plana e para a melhor utilização de aplicações que exigem tomada de força.





Mais opções
Com o novo modelo, a Iveco oferece três opções de caixas de transmissão, que amplia, para o cliente, a possibilidade de customizar perfeitamente o veículo às muitas aplicações de um caminhão semipesado.

As versões cavalo mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 trazem de série o reconhecido câmbio Eaton FS-6306B, de seis marchas sincronizas, com opção de alteração (“split”) da relação do eixo traseiro (duplo), uma combinação ideal para aplicações baú fechado, sider e carga seca.
No caso específico da versão 6x2, um modelo em alta demanda hoje no mercado, a Iveco oferece, com exclusividade, a alternativa da caixa ZF 9S1110, de nove marchas sincronizadas, com eixo traseiro simples, uma opção mais “estradeira” para quem roda principalmente sobre médias e longas distâncias.

Já a nova versão plataforma 6x4, para os mercados de básculas e betoneiras, por exemplo, traz a transmissão Eaton FTS 16108LL, de 10 marchas, a única caixa sincronizada deste segmento. Ela faz do Iveco Tector um caminhão mais fácil de ser conduzido, o que é um fator de competitividade para o operador num mercado onde existe falta de condutores especializados. Este modelo ainda traz longarinas reforçadas devido às características de utilização mais exigentes do modelo.

Todos os modelos incorporam ainda um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil, que diminuiu em até 50% o esforço exigido para a troca de marchas, o que se traduz em maior conforto aos motoristas em suas viagens.

Mais capacidade
Segundo a montadora, a capacidade técnica de carga do novo modelo é superior à da concorrência. A versão plataforma 4x2, por exemplo, tem capacidade para 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 toneladas no eixo traseiro, limites superiores aos da lei da balança. Isso significa que, dentro da lei, o caminhão trabalha com folga, o que aumenta ainda mais sua durabilidade. Mais um detalhe: o eixo dianteiro tem lubrificação nos cubos, o que se traduz em maior longevidade dos componentes.

A Iveco adotou no novo Iveco Tector a suspensão dianteira com molas parabólicas. Essa opção garante maior conforto de marcha sem prejudicar a resistência do conjunto. O modelo ganhou melhor dirigibilidade e estabilidade, comprovadas nos testes de campo realizados no Brasil e na Argentina, que cobriram cerca de 700 mil quilômetros de estradas em rotinas de durabilidade acelerada.

A versão cavalo mecânico 4x2 tem entre eixos de 3.690mm. Já as versões plataforma 4x2 e 6x2 possuem três opções de entre eixos: 3.690mm, 5.175mm e 5.670mm (esta última garante ao Tector a maior plataforma de carga do mercado, ideal para baús de grande volume). A versão plataforma 6x4 oferece as opções de 3.690mm e 4.815mm. Desta forma, o operador pode combinar qualquer implemento com o novo Iveco Tector.



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