sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

É um Jeep? Nãããoo. É um Troller? Nãããoo. É um Wrangler? Nãããoo. É um Mahindra Thar



Qualquer semelhança não é mera coincidência. Desde a década de 30, quando os jeeps ganharam a ´cara` que os deixou famosos até hoje, esses saudosos 4x4 vêm sendo discreta --ou escancaradamente-- copiados, não só em visual, mas também em conceito.


Com o objetivo de lembrar o primeiro modelo produzido pela marca em 1945, a indiana Mahindra apresentou no Salão de Bologna, Itália, o protótipo do jipe Thar, que é o nome de um deserto no noroeste da Índia. Com a clássica aparência histórica dos Jeeps da 2ª Guerra Mundial, o Thar é de construção simples e favorece força e resistência, como se espera de um verdadeiro veículo off-road.


O Thar mede 3,93 metros de comprimento, utiliza motor 2.5 turbodiesel eletrônico de 107 cv e pode levar 4 pessoas. A caixa de marchas é manual de 5 velocidades, com tração 4x2 e 4x4 optativa, suspensões de eixos rígidos com molas helicoidais e amortecedores pressurizados, combinadas com rodas de aço aro 15" e pneus 235/75. A apresentação do modelo foi acompanhada de ambientação especial, evocando a década de 1950.


Além do Thar, a Mahindra mostrou também a linha Scorpio --que na Itália, Espanha e Portugal leva o nome GOA-- com adaptações para carro de resgate, bombeiro e salvamento. O vice-presidente de operações internacionais da Mahindra, Pravin Shah, disse em Bologna que a Europa é um mercado estratégico para a Mahindra e que por esta razão foi criada a subsidiária Mahindra Europa.


A Mahindra comercializa no Brasil os modelos Scorpion, nas versões utilitário esportivo, picape cabine simples e picape cabine dupla, com discretos resultados nas vendas.


Nenhum comentário: