segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O que é, o que é? É o Baja Race Touareg Tdi

Já que ninguém respondeu a pergunta formulada na notícia anterior, eu mesmo respondo: o monstrinho das fotos é mesmo um VW Touareg preparado para competições tipo rali-raid. Batizado oficialmente Baja Race Touareg Tdi, trata-se de um protótipo que está sendo desenvolvido para faturar o Dakar, que no próximo mês será disputado aqui pertinho, na Argentina.

Para chegar aqui na América do Sul tinindo, os engenheiros de competição da VW fizeram um teste com o Baja Touareg na dificílima prova off-road mexicana Baja 1000, no final do mês passado. A prova, considerada ´cult` entre os entusiastas off-road norte-americanos, é disputada na região da Baixa Califórnia, num percurso de cerca de 1.000 quilômetros, obviamente (este ano foram exatos 1.013), sobre pisos acentuadamente arenosos e sem paradas obrigatórias. É cada um por si desde a largada.

Pela primeira vez, uma montadora se atreve a participar dessa prova na categoria Trophy com um carro com motorização a diesel. Com a ajuda dos pilotos Mark Miller e Ryan Arciero, a Volksvagen criou esse protótipo de tração traseira (!! imagine, eu pensei que fosse 4x4!!!), com motor V12 de 5.5 litros e 550 cavalos de potência. Segundo a engenharia da VW, a economia de combustível e a eficiência da transmissão ajudam a reduzir o desgaste dos pneus e otimizam a entrega de potência. O tanque de combustível tem a extraordinária capacidade de 246 litros. E quanto ao tamanho, este protótipo é 10% maior do que o Touareg de produção em série, que mede 4,75 metros.


Segundo o responsável pelo departamento de competições da Volkswagen norte-americana, Clark Campbell, o ´teste` no Baja 1000 visa não somente a participação da equipe no Dakar sul-americano, como também uma forma de preparação para a temporada 2009 dos ralis off-road. Para o executivo “se o rali Dakar é a prova off-road mais dura do mundo, o Baja 1000 é a mais incomum”, diz. Realmente, o Baja 1000 se resume em mil quilômetros cronometrados, sem interrupções e através dos terrenos mais exigentes. Os veículos participantes vão desde o VW Beetle até o caminhão Trophy Truck de 800 cv, além das motocicletas e quadriciclos. A logística da prova corre por conta dos próprios participantes e equipes. A organização permite reconhecimento prévio do percurso, determinação de pontos de auxílio mecânico e outros veículos de apoio na própria corrida.
Apesar de a poderosa equipe Volkswagen-Redbull ter participado da prova com apenas um Touareg de corrida, contou com o apoio de outros oito Touareg, equipados ´até os dentes`. Mesmo assim, o veículo oficial VW de número 81, só conseguiu chegar na 13a. posição, de um total de 26 competidores na categoria Trophy Diesel. Resultado não muito animador, mas vale lembrar que dos 347 veículos que participaram da prova, apenas 227 chegaram ao final.
Os vencedores na classificação geral foram Mark Post e Rob MacCachren, com Ford F-150.

Nenhum comentário: