quinta-feira, 16 de julho de 2009

SAE BRASIL debate a liberação do Diesel para carros de passeio

Encontro apresentará dia 6 de agosto, em Curitiba, os últimos desenvolvimentos tecnológicos para Diesel, principalmente para automóveis

Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e conseqüente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para o dia 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).

O encontro terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.

Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel. “As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.

Biodiesel - Os combustíveis alternativos também terão espaço. Luis Gustavo Lacerda, coordenador de cursos de especialização da Unicemp dará um panorama da produção de biodiesel a partir de biomassa; enquanto Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologia e Negócios na Área de Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base, fará apresentação sobre o biocombustível a partir da vinhaça de cana.
Já a Petrobras destacará aldeídos em veículos a Diesel e seus impactos no meio ambiente, com o consultor Tadeu Cavalcante de Melo. No painel Tecnologia Diesel do Futuro, o assunto mercados emergentes ficará a cargo de Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões. A FEV, representada pelo diretor técnico Fausto Neves, abordará as tendências para combustão no ciclo Diesel-HCCI.
O encontro encerrará com a mesa-redonda ‘Por que o Diesel é uma Tecnologia do Futuro? Wilson Loterio ressalta que é hora de corrigir distorções e eliminar restrições legais, que proíbem o uso dos motores Diesel em veículos de passeio. O fórum será realizado na Unicemp (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300).

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