segunda-feira, 16 de agosto de 2010

New Fiesta será lançado amanhã nos Estados Unidos




Dezenas de jornalistas brasileiros e de outros países da América do Sul estão em Detroit, nos Estados Unidos, a convite da Ford, para serem apresentados nesta terça-feira 17, ao mais importante lançamento da empresa em 2010 – o New Fiesta.

A imprensa sul-americana será recebida pela diretoria da Ford Brasil e Mundial, em Dearborn, sede mundial da empresa e logo será convidada para os tradicionais testes de avaliação do modelo. Produzido na unidade industrial da empresa em Cuautitlan, no México, o carro começou a ser exportado para o mercado norte-americano e chegará às revendas da marca no Brasil até o final deste mês, segundo a Ford, enquadrado num segmento superior, sedan “premium”, na faixa de 50 mil reais. Dessa forma, afirma a montadora, o lançamento não entrará em conflito com o Fiesta 2011, produzido na Bahia, que continuará sendo vendido, agora, com o nome de Fiesta Rocam, em alusão ao motor que o equipa.

Tudo indica que, a partir de 2012, o New Fiesta também será produzido na unidade de Camaçari o que dará um ganho de economia de custos na exportação do motor Sigma, produzido em Taubaté, que equipa o novo veículo mexicano e na importação do carro completo.

Os principais detalhes do New Fiesta, versão SE, além do moderno design e conforto interno são o ar-condicionado, direção com comando elétrico, câmbio manual de 5 velocidades, faróis espichados, para-brisa bem inclinado, rodas de liga aro 15, computador de bordo, alarme e rádio CD player com porta auxiliar, tudo de linha. O modelo “top”, 5.000 reais mais caro, vem equipado com bancos de couro e sete air-bags, um deles para o joelho do motorista.




O motor do New Fiesta é da família Sigma, produzido na fábrica da empresa em Taubaté/SP (recém-lançado no Brasil) com 1.6 cc de cilindrada, 16 válvulas, para ser utilizado com gasolina ou etanol, o mesmo do atual Focus. Utilizando etanol como combustível chega aos 115 cv de potência. A capacidade do porta-malas é de 440 litros.

A produção do Fiesta no Brasil teve início em 2002, em Camaçari/BA, e em julho de 2010, a marca comemorou uma produção acumulada da ordem de 1 milhão de unidades.

Modelo está no mercado há mais de 30 anos
Lançado na Europa em 1976, o Fiesta foi o primeiro carro da Ford com motor transversal e tração dianteira. A segunda geração foi lançada em 1983. A terceira geração marcou o início das vendas do modelo no Brasil, em 1995, importado da Espanha.

Em 2002, começou a produção do Novo Fiesta, a quinta geração do produto, na fábrica de Camaçari. Em 2004, a linha foi ampliada com o lançamento simultâneo da nova versão Sedan e do motor 1.6 Flex. No ano seguinte, foram introduzidos os kits de personalização Trail e ST.

Em 2006, passou a oferecer o motor 1.0 Flex. Em 2008, a linha foi reestilizada e ganhou novos equipamentos. Em 2010, renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011.

Nenhum comentário: