domingo, 18 de abril de 2010
Citroën, com Loeb, vence na Turquia e amplia vantagem sobre a Ford no Mundial de Rali
Incluído no WRC pela primeira vez em 2003, o Rally da Turquia tinha sua base na região turística de Antalya, no sudoeste do país até a sua aparição mais recente em 2008. Na edição 2010, 4ª etapa do Mundial de Rally, porém, os organizadores mudaram o local da competição para o outro lado do país, na capital Istambul - a quinta maior cidade do mundo com uma localização estratégica e única, entre a Europa e Ásia, unindo os dois continentes.
Neste ano, em que Istambul comemora ser a capital européia da Cultura, a organização promoveu uma espetacular cerimônia de largada do WRC, na praça Sultanahmet, no centro histórico e coração da cidade, entre a famosa Mesquita Azul e Santa Sofia. A festa incluiu uma aventura marítima, antes da largada, com todos os competidores e seus carros fazendo uma viagem de barco pelo estreito de Bósforo, que separa a parte européia e asiática de Istambul.
Depois das festas, os pilotos caíram na real e viram de perto o elevado grau de dificuldade da prova, começando por um estágio brutal em piso de cascalho solto com alguns trechos de asfalto. Na primeira etapa da sexta-feira, uma surpresa na liderança – o jovem francês Sebastien Ogier (Citroen C4) seguido pelo espanhol Dani Sordo (Citroen C4) e pelo finlandês Mikko Hirvonen (Ford Focus), enquanto o atual campeão do mundo, Sebastien Loeb, da Citroen ocupou apenas o quinto lugar.
No sábado, a situação mudou completamente. Ogier teve um pneu estourado num dos estágios e perdeu mais de 3 minutos. Loeb atacou em busca da liderança, que alcançou com a folga de 16.2 segundos sobre o segundo colocado Petter Solberg, também da equipe Citroen. Em terceiro, a apenas 1.1 segundo atrás, colocou-se Mikko Hirvonen com o Ford Focus WRC. O quarto posto foi de Dani Sordo, a 22.4s.
Os três primeiros do Rally da Turquia foram dormir confiantes na etapa do domingo, quando qualquer um deles poderia alcançar a vitória. Ogier caiu para quinto (a 3m21s), logo na frente de Kimi Raikkonen, (a 4m37.5s) que esta evoluindo como piloto de rally. Terminada a etapa do sábado as previsões ficaram complicadas, pois o tempo fechou com chuva e o domingo reserva seis trechos especiais com muitas dificuldades.
No domingo decisivo, a equipe Ford continuou sofrendo com problemas normais de um rally, como o pneu furado do Focus de Hirvonen, que, no final, ainda conseguiu um lugar no pódio com a 3ª colocação. Latvalla, que perdeu posições, após o acidente que sofreu e que danificou bastante o Focus WRC, caiu para a 10ª posição. Assim, o pódio ficou aberto para três carros da Citroen, além do domínio do campeonato.
Depois de uma prova quase perfeita Sebastien Loeb, seis vezes campeão do mundo, e seu companheiro Daniel Elena venceram e se distanciaram ainda mais na liderança do campeonato mundial com 93 pontos contra 53 de Petter Solberg, também da Citroen, com o terceiro lugar sendo ocupado por Mikko Hirvonen, com 52 pontos. Agora já são três vitórias seguidas da equipe francesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário