segunda-feira, 19 de abril de 2010

Iveco apresenta nova geração de caminhões Stralis NR

Linha de extrapesados é composta por três
modelos, oito versões e mais de 60 configurações



Seguindo a tendência de lançamento de novos produtos de acordo com a necessidade de seus clientes, a Iveco Latin America apresentou semana passada em Florianópolis, SC, a sua nova linha de caminhões extrapesados Stralis 460NR, 410NR e 380NR, incorporando soluções inovadoras.

Composta por três modelos, oito versões e mais de 60 configurações, apresenta como principais novidades duas faixas de motorização, com 415 cv e 460 cv 4x2, 6x2 e 6x4, além de manter o propulsor de 380 cv, nas configurações 4x2 e 6x2. A antiga motorização de 420 cv fica restrita apenas à linha Trakker.


Terceira geração de caminhões extrapesados Iveco Stralis (a segunda foi lançada no Brasil em 2007), a linha NR (New Range) foi projetada com a participação de clientes da marca –pequenos e médios frotistas, autônomos, concessionários e fabricantes de implementos-- que, entre outros importantes indicativos, apontavam como aprimoramento um melhor aproveitamento da capacidade de carga. A pesquisa mostrou que as simples carretas de três eixos estavam dando lugar aos bitrens e rodotrens de 57 e 74 toneladas, tornando as carretas de três eixos espaçados, de 53 toneladas, mais populares, todas pedindo modificações, especialmente novas motorizações.

Os investimentos do projeto NR somaram R$ 23 milhões, envolvendo 110 engenheiros, 18 meses e 2 milhões de quilômetros rodados . O resultado, segundo Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, valeu a pena. “Os Iveco Stralis NR são os extrapesados com a melhor produtividade e o menor custo operacional", diz.

A potência que faltava
Para atender a necessidade de expansão dos motores de maior potência, que representa hoje cerca de 25% do mercado, o propulsor Cursor 13 do Stralis 460NR (460 cv) passou a entregar um torque máximo de 2.250 Nm entre 1.100 a 1.400 rpm. Já o motor do novo Iveco Stralis 410NR (415 cv), oferece agora 10% a mais de potência e 12% mais de torque, com 2.000 Nm entre 2.000 rpm e 1.400 rpm. Para o segmento de entrada (entre 370 cv e 380 cv), a Iveco manteve o modelo 380, agora rebatizado 380NR.

Fabricados na unidade da FPT de Sete Lagoas (MG), estes propulsores foram otimizados em relação à versão anterior em seu projeto estrutural, fluidodinâmica, parâmetros de combustão e calibração, além de um novo sistema de freio-motor. “Essas mudanças resultaram em potência e torque ainda maiores com redução no consumo de combustível”, afirma João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia do Produto da FPT Mercosul.

Os novos propulsores exigiram cerca de 50 mil horas em desenvolvimento, sendo 20 mil horas investidas no projeto e 30 mil em testes em dinamômetro. E agora já estão predispostos para atender o novo limite de emissões Euro V (Proconve P7) a partir de 2012. A central eletrônica, que integra todos os novos componentes, pode incorporar o sistema de rastreamento via satélite fleet management.

Todos os modelos vêm equipados com transmissão ZF, com nova relação de marchas e regime direct drive (última marcha direta, de relação de 1:1, mais reduzida), mantendo a versão overdrive (última marcha alongada) como opcional. Na nova versão direct drive, a caixa de câmbio tem escalonamento com marchas mais curtas e rápidas. Como opcional, todas as versões podem receber tanques de alumínio de até 900 litros.

Os novos Iveco Stralis NR oferecem, também, duas opções de eixo traseiro: de redução simples (de série) e com redução nos cubos (opcional), esta última ofertada exclusivamente para a configuração 4x2. As possibilidades de configuração perfeita do caminhão, de acordo com o perfil de sua utilização, são ampliadas com a oferta de duas opções de relação de redução de eixo traseiro (3,40:1 e 3,70:1), atendendo assim grande parte das expectativas de clientes e fornecedores para um produto ainda mais adequado ao mercado brasileiro.

Para a Iveco, o mercado de caminhões –especialmente os pesados-- sinaliza uma expansão de aproximadamente 15% para 2010, com indicativos de que pode crescer cerca de 10% ao ano até 2016. Tal crescimento, segundo a empresa, deverá ser estimulado pelas obras de infraestrutura do PAC, pelos desdobramentos do Pré-Sal, pelos preparativos da Copa do Mundo de 2014 e pela viabilização das Olimpiadas de 2016.


Fácil de conduzir
Desconsiderando o tamanho, conduzir o Iveco Stralis NR é (quase) como conduzir um automóvel. Durante curto teste-drive oferecido aos jornalistas por ocasião do lançamento, foi possível constatar que, além de melhorar o desempenho em geral, as novas tecnologias e recursos eletro-eletrônicos incorporados aos modernos caminhões Iveco podem –e muito-- facilitar a vida dos motoristas.

Se a transmissão já é um grande avanço, cujo sistema de troca de marchas foi redesenhado e ficou 40% mais macio que o anterior, a nova embreagem, mais leve que a de um automóvel, é inédita. Desenvolvida no Brasil, já tem pedido de patente mundial em andamento. Essa façanha é obra do engenheiro Ricardo Coelho, cujo projeto conquistou a primeira patente registrada na matriz italiana da Iveco, em nome do Centro de Desenvolvimento de Produto Iveco de Sete Lagoas.

A cabine alta e espaçosa, permite mesmo aos motoristas de maior estatura ficar em pé. Ela comporta dois confortáveis bancos independentes e uma confortável cama (que pode ser de casal, dependendo a versão) atrás, além de mais de 20 porta-trecos. O enorme volante da direção dá a dimensão mais realista do tamanho do veículo que vamos conduzir. Mas o perfeito posicionamento dos instrumentos de controles, tão ergonômicos quanto nos automóveis, tranqüiliza mesmo os motoristas menos experientes.

Além do câmbio, de 16 marchas, macio e de engates curtos e precisos, os modelos de 460 cv e 410 cv oferecem um inédito sistema de embreagem com esforço de acionamento de 8kg, isto é, a metade do que é exigido por um caminhão normal e mais macio ainda que um automóvel. O menor esforço do pedal foi possível com a adoção de um duplo sistema pneumático, para atuar de forma auxiliar ao sistema simples normalmente adotado em caminhões. Basta acionar 75% do curso do pedal de embreagem para trocar as marchas. Na medida certa para ´pegar no pesado`, inclusive ir buscar as crianças na escola.

Um comentário:

Unknown disse...

100% caminhão muito bom