terça-feira, 31 de agosto de 2010

Renault completa sua linha de utilitários com o Partner furgão


Modelo chega com preços a partir de R$ 40.900,00 e aposta na versatilidade de suas configurações internas para conquistar clientes que precisam de um utilitário urbano.


Após o lançamento da versão de passeio do Partner, em junho, a Peugeot do Brasil apresenta ao mercado brasileiro o novo Partner Furgão. O modelado vem se juntar à família de utilitários da marca --picape leve Hoggar e o furgão da familia Boxer-- e chega à rede de concessionárias custando a partir de R$ 40.900,00.

O novo Partner Furgão é voltado para clientes que necessitam transportar volumes com máxima agilidade e conforto para motorista e ajudante. Com capacidade volumétrica de 3.000 litros, o modelo transporta 800 kg de carga útil e apresenta como item opcional porta lateral corrediça original de fábrica, com acréscimo de R$ 1.600,00.

O compartimento de carga tem 1,25 m de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m de comprimento, possibilitando o carregamento por pallets diretamente da empilhadeira, reduzindo o tempo e otimizando o trabalho de reposição de cargas. Isso graças ao limitador de abertura em ângulos de 90° e 180° das portas traseiras e à inexistência de obstáculos internos, como torre de amortecedores.

O Partner Furgão utiliza o mesmo motor da versão de passageiros: 1.6 Flex (1.587 cm3) 16V, que produz até 113 CV de potência com etanol a 5.600 rpm, e torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm no mesmo combustível. O motor vem acoplado a uma caixa de velocidades mecânica com cinco marchas à frente e uma à ré. Em relação à garantia, o novo Partner Furgão tem três anos para motor, câmbio e pintura, e doze anos para corrosão.

Chinesa Effa lança picape cabine dupla mais barata do país


A Effa Motors, importadora oficial dos veículos chineses da marca Hafei Lifan, está ampliando sua linha de veículos comerciais no País. A partir desta semana, chegam às concessionárias as primeiras unidades da versão cabine dupla da sua picape. Com preço de R$ 26.480,00 e ótima relação custo-benefício, o modelo é uma das picapes com cabine dupla mais baratas do mercado brasileiro.

Assim como a versão cabine simples, também disponível, a Hafei cabine dupla é equipada com a mesma motorização: um propulsor de 1.0 litro, desenvolvido com tecnologia Suzuki, com 47 cv de potência. Além de acomodar quatro pessoas, é capaz de transportar até 400 kg de carga. De dimensões compactas, modelo tem vocação urbana.

Além da nova versão cabine dupla, a Effa Hafei Picape também está disponível com cabine simples, com duas opções de carroceria: standard e estendida. A linha de veículos comerciais da Effa Motors inclui, ainda, os modelos Effa Hafei Van e Furgão.

A Effa Hafei Picape, em todas as suas variações, é o modelo mais vendido pela Effa Motors no mercado nacional. Entre janeiro e julho deste ano, já foram vendidas 1.438 unidades do veículo. Até o final deste ano, já considerando a nova picape cabine dupla, a empresa deve vender 4.500 unidades do modelo. A Effa Motors planeja vender mais de 7.000 veículos no mercado nacional até dezembro, volume bem superior às 914 unidades faturadas ao longo de 2009.

domingo, 29 de agosto de 2010

Chevrolet vai lançar crossover Orlando no Salão de Paris


- Visual é arrojado e tem sete lugares
- Vendas na Europa começam em 2011
- Modelo faz estréia mundial em Paris

A Chevrolet deve apresentar quatro novidades mundiais durante o Mondial de l´Automobile, em Paris, em setembro, e o crossover Orlando será uma delas. Baseado no concept-car mostrado pela primeira vez em 2008 –também em Paris- o Chevrolet Orlando é um veículo concebido para famílias modernas, combinando a praticidade de 7 lugares, a flexibilidade do interior e estilo marcante.

Compacto, o Orlando possui aparência ousada graças ao teto rebaixado e a silhueta diferenciada. Traz na dianteira a identidade global da Chevrolet, representada pela grade seccionada por uma barra longitudinal, que ostenta a gravata dourada.


O interior da cabine traz características comuns a outros modelos da marca, no conceito dual cockpit, encontrado no Agile e no Malibu, e a iluminação em azul ambiente para o console central e mostradores. No entanto, é a terceira fileira de bancos, o generoso compartimento de carga e as numerosas soluções de armazenamento que vão chamar a atenção do motorista e de sua família. O Orlando abriga uma série de compartimentos de diferentes formas e tamanhos, situados no console central, portas dianteiras e traseiras, no porta-malas e até mesmo no teto.

O Orlando vai oferecer três diferentes motorizações: a gasolina de 1.8 litro com 141 cv e duas opções de motores diesel, com 2.0 litros, de 131 e 163 cv.

Os clientes também poderão escolher entre três níveis de acabamento, que incluem equipamentos de série como controle eletrônico de suspensão, seis airbags, ar-condicionado e retrovisores elétricos, entre outros itens.

O início da produção do Chevrolet Orlando está previsto para outubro de 2010. O carro chega às revendas da Chevrolet na Europa no início de 2011 e, em seguida, deverá ser exportado a outros mercados pelo mundo, mas não deve vir para o Brasil.

Ford apresenta novo Mustang Boss 302


Um carro de corrida que pode ser dirigido nas ruas. Esta é a proposta do novo Mustang Boss 302, que a Ford vai produzir como modelo 2012 na América do Norte, em versão limitada. Com motor V8 de 5.0 litros, ele é o Mustang mais rápido já construído de fábrica, com velocidade final de 250 km/h. A potência de 434 cv e o torque de 52,5 kgfm também impressionam.

O modelo é uma releitura do Mustang Boss 302 de 1969, que se tornou um ícone dos carros de alta performance. Ele foi projetado pelo mesmo time de engenheiros e designers que criaram o Mustang GT 2011, no qual se baseia, trazendo aprimoramentos em todos os sistemas, incluindo motor, freios, suspensão, interior e exterior, para otimizar o desempenho.

Para celebrar a herança do carro nas pistas, a Ford vai produzir também um número limitado da versão especial Boss 302 Laguna Seca, batizado em homenagem ao circuito onde Parnelli Jones venceu a prova de abertura da temporada de 1970 da Trans-Am. Voltado para motoristas mais interessados no desempenho do que no conforto ou conveniência, ele dispensa o banco traseiro, tem carroceria com rigidez reforçada, acerto de chassi diferenciado e praticamente o mesmo pacote aerodinâmico do Ford Racing Boss 302R, de competição.



O design externo do novo Boss 302 foi totalmente inspirado no modelo original de 1969, com as opções de cores laranja, branco, azul, amarelo ou vermelho na carroceria. A frente agressiva e o spoiler traseiro dão uma aparência mais "brava" ao carro. No interior, o destaque fica por conta do novo revestimento do painel e do acabamento das portas, além de bancos esportivos Recaro e sistema de som de alta qualidade.

Fera sob controle
O novo Mustang Boss 302 foi projetado para oferecer uma experiência visceral de direção, tanto na aceleração, direção e freios como na estabilidade e velocidade máxima, sem deixar de atender os limites legais de segurança, ruídos e emissões e proporcionar uma rodagem confortável em giros mais baixos na cidade.

Ele é equipado com transmissão manual de seis velocidades e suspensão especial com cinco pontos de ajuste. O nível 1 é o mais macio, o 2 é o padrão de fábrica e o 5 o mais firme, permitindo uma calibração fina para privilegiar o controle ou o conforto. A direção, com sensor eletrônico de velocidade, também dispõe de três opções de ajuste, nos modos conforto, normal ou esporte. O carro conta ainda com controles eletrônicos de tração e estabilidade, que podem ser total ou parcialmente desligados para se adequar ao estilo de condução do motorista.

O som do motor V8 é realçado pelo trabalho especial feito na entrada de ar e no escapamento. O sistema de exaustão é composto de quatro saídas, duas na traseira e uma ao lado de cada roda traseira. Estas últimas funcionam com um fluxo de emissão reduzido, mas suficiente para produzir um ronco único, que dá uma ideia da força alojada sob o capô. Igualmente poderosos são os freios Brembo, com discos ventilados dianteiros de 14" e quatro pistões, dotados de sistema ABS especial. As rodas de 19", de alumínio preto, são calçadas com pneus 255/40ZR-19 na frente e 285/35ZR-19 na traseira.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Citroën AIRCROSS à venda no Brasil


• Modelo, que faz sua estréia mundial, foi desenvolvido exclusivamente no Mercosul para toda a América Latina e é referência na utilização de materiais verdes;

• Emprega tecnologias inéditas em seu segmento, como pára-brisa acústico panorâmico, Sistema de Navegação MyWay e Rádio Pioneer;

• Pacote promocional de lançamento prevê as três primeiras revisões sem custos para todas as unidades comercializadas até 31 de dezembro de 2010.


A Citroën já está vendendo no Brasil o modelo AIRCROSS, versão aventureira do compacto C3, agora denominado crossover premium pela Citroën. A proposta é oferecer diversas e atraentes possibilidades de uso ao veículo, que tem estilo audacioso, interior requintado, alto nível de tecnologia e muita eletronica embarcada.




O carro é 4x2, com tração dianteira, mas mesmo assim é apresentado pela Citroën como um autêntico SUV Compacto Premium, ou um utilitário esportivo de luxo. O modelo foi desenvolvido no Mercosul e feito sob medida para atender os mercados do Brasil, Argentina e outros países latino-americanos nos quais será comercializado.

O AIRCROSS está disponível em três versões (GL, GLX e Exclusive), todas equipadas com motor 1.6 16V Flex (113 cv) e com garantia de 3 anos. É o primeiro veículo produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ), que já apresenta a nova identidade Citroën, introduzida em 2009.



Citroën busca aumentar participação
O Citroën AIRCROSS chega ao Brasil com a missão de incrementar a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%. O modelo deverá representar cerca de 2.000 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%.

Em função do lançamento do Citroën AIRCROSS, a marca espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil em 2010, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009.

Na sua garagem por (a partir de) R$ 54 mil
Na versão de entrada GL, que tem preço de R$ 53,9 mil, o AIRCROSS sai de fábrica apenas com o básico: ar-condicionado, direção elétrica, trio –apenas os vidros dianteiros- elétricos, travamento automático das portas, computador de bordo, porta-luvas refrigerado, chave-canivete com keyless e volante com regulagens de altura e de profundidade.

A configuração intermediária GLX tem a mais faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, rádio/CD/MP3, as bússolas, inclinômetros, rodas diamantadas e custa R$ 56,4 mil. A top é a Exclusive, que deve custar algo em torno de R$ 61,9 mil e recebe airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, ar automático, alarme, controle de cruzeiro, mesinhas tipo avião, rádio com Bluetooth e entrada USB, revestimento dos bancos em couro, maçanetas internas, pedaleiras e retrovisores cromados.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aston Martin inicia operações no Brasil


Presidente da Aston Martin para as Américas, Julian Jenkins, veio ao Brasil para participar do início oficial das operações da tradicional marca inglesa de veículos esportivos de luxo no Brasil, com a inauguração, dia 19 de agosto, do primeiro showroom e do primeiro centro de serviços técnicos da marca no País. O showroom da Aston Martin está localizado na Rua Colômbia, nos Jardins, e o centro de serviços técnicos, dotado de ferramental completo fornecido pela própria fábrica, da Inglaterra, e por ela certificado, fica na região da Marginal do Pinheiros.
 
A representação da Aston Martin no Brasil está sob a titularidade do presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, que desde 2006 manteve contatos com a montadora inglesa para representar a marca no País. A experiência do Grupo SHC no negócio de distribuição e de importação veículos no mercado brasileiro, bem como os resultados alcançados pelo Grupo nesse ramo, foram determinantes na decisão da Aston Martin de conferir-lhe os direitos de representação para o Brasil.
 
Para o Presidente Julian Jenkins “a chegada da Aston Martin ao Brasil é uma prova inconteste da importância que o mercado automobilístico brasileiro conquistou ao se tornar, conforme previsão para 2010, o quarto maior mercado do mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Japão”, completando que “chegou a hora da bandeira Aston Martin marcar presença neste promissor mercado”.
 
O Grupo SHC, de Sergio Habib, com longa tradição na importação e distribuição de veículos, nacionais e importados, distribui no mercado brasileiro produtos das marcas Citroën, Ford e Volkswagen, representando as marcas Jaguar e Aston Martin, como importador e distribuidor.

Perfil dos clientes
“Empresários, profissionais liberais bem sucedidos, como médicos, advogados, arquitetos, engenheiros e personalidades do mundo artístico estão entre os clientes potenciais da Aston Martin” – afirmou Habib. Para ele, “um Aston Martin é mais do que um carro. É uma verdadeira jóia, tal o nível de sofisticação e acabamento de um carro dessa marca. O som é Bang & Olufsen, o relógio Jaeger-LeCoultre, a chave de ignição é de cristal. Quem compra um carro Aston Martin quer ter o prazer de dirigi-lo, pode passar horas numa estrada sem sentir cansaço.”  
 
Os projetos de construção do showroom e do centro de serviços técnicos seguiram à risca o padrão determinado pela marca inglesa. O presidente da Aston Martin para as Américas, disse que eles “têm a sofisticação e o charme dos mais bonitos e completos showrooms e oficinas da Aston Martin em todo o mundo”.
 

Engenheira é nova presidente da General Motors do Brasil


A engenheira mecanica Denise Johnson foi nomeada presidente da General Motors do Brasil no último dia 22 de junho, tendo assumido a nova função a partir do dia 1º de julho. Ela ingressou no lugar de Jaime Ardila, que foi promovido ao cargo de presidente da recém-criada GM América do Sul, e a quem se reporta diretamente.

Antes de sua vinda ao Brasil, ela ocupou a vice-presidência para Relações Trabalhistas da GM América do Norte e, anteriormente, trabalhou como diretora da Linha de Veículos e Engenheira Chefe de Veículos, no segmento de veículos compactos.

Denise Johnson iniciou, como engenheira de produto, sua carreira na General Motors em 1989 e, em 21 anos de trabalho na empresa, ocupou vários cargos nas áreas de engenharia, manufatura e planejamento, antes de ser nomeada gerente da fábrica de Oshawa, Ontário, Canadá, em 2008. Ela também exerceu a função de diretora de planejamento de negócios para o comitê executivo da GM América do Norte.

No mesmo ano em que ingressou na GM, Denise Johnson concluiu o bacharelado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Michigan. Depois obteve os títulos de mestre em engenharia mecânica e em administração de negócios do Massachusetts Institute of Technology, em 1997.

Denise Johnson foi escolhida como uma das “100 mulheres líderes na indústria automotiva americana", em 2010, pela Automotive News, passando a fazer parte do Hall da Fama Automotivo em 2002 na categoria Prêmio de Liderança Jovem e Excelência. A executiva nasceu em 22 de setembro de 1966, na cidade de Lansing, estado de Michigan, Estados Unidos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Kia revela carro-conceito elétrico POP em Paris


A Kia Motors vai continuar a sua tradição de revelar carros-conceito que desafiem o convencional e sejam guiados pelo design em Salões do Automóvel. Dessa vez, ela revela um novo carro-conceito elétrico no Salão de Paris, no dia 30 de setembro. Chamado de 'POP', o carro Kia tem três metros e possui três lugares. Com zero de emissão, ele traz design inovador e elegante para a cidade.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

New Fiesta será lançado amanhã nos Estados Unidos




Dezenas de jornalistas brasileiros e de outros países da América do Sul estão em Detroit, nos Estados Unidos, a convite da Ford, para serem apresentados nesta terça-feira 17, ao mais importante lançamento da empresa em 2010 – o New Fiesta.

A imprensa sul-americana será recebida pela diretoria da Ford Brasil e Mundial, em Dearborn, sede mundial da empresa e logo será convidada para os tradicionais testes de avaliação do modelo. Produzido na unidade industrial da empresa em Cuautitlan, no México, o carro começou a ser exportado para o mercado norte-americano e chegará às revendas da marca no Brasil até o final deste mês, segundo a Ford, enquadrado num segmento superior, sedan “premium”, na faixa de 50 mil reais. Dessa forma, afirma a montadora, o lançamento não entrará em conflito com o Fiesta 2011, produzido na Bahia, que continuará sendo vendido, agora, com o nome de Fiesta Rocam, em alusão ao motor que o equipa.

Tudo indica que, a partir de 2012, o New Fiesta também será produzido na unidade de Camaçari o que dará um ganho de economia de custos na exportação do motor Sigma, produzido em Taubaté, que equipa o novo veículo mexicano e na importação do carro completo.

Os principais detalhes do New Fiesta, versão SE, além do moderno design e conforto interno são o ar-condicionado, direção com comando elétrico, câmbio manual de 5 velocidades, faróis espichados, para-brisa bem inclinado, rodas de liga aro 15, computador de bordo, alarme e rádio CD player com porta auxiliar, tudo de linha. O modelo “top”, 5.000 reais mais caro, vem equipado com bancos de couro e sete air-bags, um deles para o joelho do motorista.




O motor do New Fiesta é da família Sigma, produzido na fábrica da empresa em Taubaté/SP (recém-lançado no Brasil) com 1.6 cc de cilindrada, 16 válvulas, para ser utilizado com gasolina ou etanol, o mesmo do atual Focus. Utilizando etanol como combustível chega aos 115 cv de potência. A capacidade do porta-malas é de 440 litros.

A produção do Fiesta no Brasil teve início em 2002, em Camaçari/BA, e em julho de 2010, a marca comemorou uma produção acumulada da ordem de 1 milhão de unidades.

Modelo está no mercado há mais de 30 anos
Lançado na Europa em 1976, o Fiesta foi o primeiro carro da Ford com motor transversal e tração dianteira. A segunda geração foi lançada em 1983. A terceira geração marcou o início das vendas do modelo no Brasil, em 1995, importado da Espanha.

Em 2002, começou a produção do Novo Fiesta, a quinta geração do produto, na fábrica de Camaçari. Em 2004, a linha foi ampliada com o lançamento simultâneo da nova versão Sedan e do motor 1.6 Flex. No ano seguinte, foram introduzidos os kits de personalização Trail e ST.

Em 2006, passou a oferecer o motor 1.0 Flex. Em 2008, a linha foi reestilizada e ganhou novos equipamentos. Em 2010, renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Citroën lança a linha C4 2011



A Citroën já está comercializando o modelo 2011 do Citroën C4, o hatch de médio porte da marca. A gama C4 2011 inclui a nova versão Exclusive Sport 2.0 16V Flex e upgrade de equipamentos nas outras duas versões (1.6 GLX, com câmbio manual; e 2.0 GLX, com câmbio automático).

A versão GLX 1.6 16V Flex passa a ser oferecida em uma única configuração, com rodas de liga leve, faróis de neblina e perfumador de ambiente. Já a versão GLX 2.0 16V Flex, disponível unicamente com câmbio automático, ganha sistema de climatização bi-zone (ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdos e direito do habitáculo), perfumador de ambiente, retrovisor eletrocromático, faróis de neblina e sensores de chuva e de acendimento automáticos de faróis.

A nova versão Exclusive Sport 2.0 16V Flex vem equipada com faróis de xenônio auto-direcionais, sistema ESP com ASR, detector de obstáculos traseiro e dianteiro (DOT e DOD). Esta versão automática possui ainda espelhos retrovisores rebatíveis.

Dois motores flex
O C4 2011 pode ser equipado com duas opções de motorização bicombustível: 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex. O motor 1.6 16V Flex com 1.597 cm³, disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 14,5 kgfm com gasolina, 15,8 kgfm com álcool.

Já o motor 2.0 16V Flex gera 143 cv quando utilizado com gasolina e 151 cv quando utilizado com álcool, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 20,3 Nm com gasolina e 21,6 Nm com álcool.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Governo pode aumentar tolerância ao monóxido de carbono na inspeção veicular

O Ministério do Meio Ambiente quer aumentar a tolerância na emissão de CO --monóxido de carbono-- para veículos seminovos. O parecer da pasta a favor da mudança é decorrente de uma provocação da indústria automobilística sobre uma distorção na inspeção veicular de carros fabricados desde 2006. Em alguns casos, exige-se na fiscalização um limite mais rígido do que o considerado na fabricação.

Na prática, a decisão poderá colocar em xeque vistorias realizadas neste ano em carros seminovos em São Paulo, --onde motoristas reprovados vinham se queixando, como já publicou o jornal A Folha de S. Paulo. A mudança no limite de emissão de poluentes, no entanto, ainda precisa ser analisada pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Não há previsão de quando isso poderá ocorrer.

A proposta do ministério, revelada pelo site da revista "Auto Esporte", é alterar de 0,3% para 0,5% a emissão máxima de monóxido de carbono em marcha lenta para os veículos gasolina e flex fabricados a partir de 2006, conforme reivindicou a Anfavea (Associação Brasileira de Veículos Automotores).

O Conama havia passado critérios diferentes para os carros em duas resoluções. Em 2002, ele aceitou que os veículos pudessem sair de fábrica com um limite de até 0,5% de emissão de CO. Em 2009, porém, ao dar parâmetros da inspeção veicular, ele fixou 0,3% (para fabricados a partir de 2006).

Defensores desse limite alegaram que as montadoras, na prática, já vinham adotando índices inferiores. O problema é que os carros puderam ser fabricados nos três anos anteriores passando por testes de homologação com exigência de 0,5%.

A Folha apurou que a mudança é motivo de preocupação na Prefeitura de São Paulo porque, se for confirmada, abre margem para que inspeções realizadas neste ano e que reprovaram veículos seminovos sejam revistas --e os valores pagos, devolvidos. Essa revisão, porém, deverá atingir somente os que foram reprovados com emissão de CO entre 0,3% e 0,5%.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo diz que a inspeção segue critérios do Conama. Em junho, 20,9% dos veículos analisados foram reprovados. A taxa de inspeção é de R$ 56,44. O mesmo parecer do ministério poderá afetar as motos ano 2009. A pasta defendeu a "discussão" sobre os limites para esses veículos a pedido da Abraciclo (associação dos fabricantes).

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Phantom III “Vutotal” Cabrio, um Rolls-Royce diferente




Nota vinda da coluna do Mahar traz esse maravilhoso Rolls-Royce Phantom III Cabriolet Vutotal, de 1939, tempo em que dirigir era uma experiência única e inesquecível. Como mostram as fotos, não se trata de um Phanton III qualquer, ´de linha`. Esse ´Rolls Cabrio` é o resultado de uma reconstrução completa feita pelo designer frances Henri Labourdette.

Labourdette teve a ousadia de rasgar o Phantom III original até os ossos, para depois reconstrui-lo com chapeamento de ouro e dispositivos elétricos em bronze, transformando o carro completamente, de amortecedor a amortecedor. Apreciem.

O termo “Vutotal” vem do formato inusitado do pára-brisa, uma pesada fatia de vidro se apoiando sobre o painel de instrumentos, contrastando suas linhas quadradas com o sinuoso perfil ondulado da carroceria deste exclusivo Phantom III.

Renault vai parar de fabricar o monovolume Scènic


A Renault anunciou que vai encerrar a produção da Scénic, primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil, na planta de São José dos Pinhais, Paraná. O motivo da interrupção é o baixo volume de vendas.

Foram comercializadas 897 unidades do veículo no primeiro semestre, número bem inferior ao das principais concorrentes Chevrolet Zafira e Citroën Picasso. A última Scénic sairá da linha de montagem em 6 de agosto. Desde 1999 no mercado, a minivan teve 142 mil unidades emplacadas.

AEA debate airbag, ABS e cadeirinha para criança em automóveis


A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realiza, no dia 10 de agosto, das 9h às 17h, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, o seminário “Os Novos Desafios da Engenharia de Segurança Veicular”, coordenado por Harley Bueno, diretor de Segurança Veicular da entidade.

No evento, serão discutidos pontos relacionados ao atual cenário da engenharia de segurança veicular por meio de projeto de componentes mais seguros, normas e legislações. Mas o objetivo central do seminário é demonstrar aos profissionais do setor automotivo e de autopeças os principais aspectos que devem receber atenção especial, objetivando não só atender à legislação vigente, mas também às expectativas de um público consumidor cada vez mais consciente e exigente quando o assunto é segurança.

A programação conta com painéis que abordam temas como “A correta utilização do ABS – segurança ativa e suas utilizações”, que será ministrado pelo gerente de Marketing da Bosch, Carlos Gibran. Já os engenheiros Oliver Schulze, de Desenvolvimento da Takata, e Analia Jarvis, de Produto da Autoliv, abordam o assunto “O futuro do airbag no Brasil”. Em seguida inicia a palestra de “Tecnologia de segurança em motocicletas”, com diretor executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes, e o tema “Sistema de simulação de impactos veiculares - The role of crash simulation sled in safety development”, com Juergen Kraemer, Product Management of Crash Simulation Sled Systems, da Instron.

No período da tarde, mais três palestras e um debate fecham o seminário de Segurança Veicular, a começar por “Classificação NCAP no mundo”, com o diretor da Carhs Training GMBH, Rainer Hoffmann, seguida por “Peça Pirata – sua segurança em risco”, com Antonio Carlos Bento de Souza, do Sindipeças, e, por fim, a apresentação “A importância do cinto de três Pontos para passageiro”,com José Celso Mazarin, da Chris Cintos.

O último bloco do seminário, um debate sobre “Veículos e dispositivos de retenção para crianças – conflitos e soluções”, com o professor de Engenharia Mecânica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Celso Arruda, Marcus Vinicius, da Fiat, e Rita Moura, da Abramet, com a mediação da jornalista e apresentadora do Programa Auto Esporte, Silvia Garcia.

Mercedes-Benz apresentou primeira van elétrica do mundo


A matriz da Mercedes-Benz, na Alemanha, apresentou a primeira van elétrica do mundo. Trata-se do modelo Vito E-Cell, cujo motor apresenta duas importantes características: livre de emissões de poluentes e desempenho praticamente silencioso.

Inicialmente, a montadora produziu 100 unidades do comercial leve, mas para 2011, a previsão ultrapassa 2.000 veículos produzidos. A tecnologia é uma das principais tendências da indústria mundial.