sábado, 21 de março de 2009

Citroën complementa linha C4 no Brasil com lançamento da versão Hatch

Aos 90 anos de existência, a Citroën apresenta no Brasil uma nova versão da linha C4, sua nova campanha mundial de renovação da marca e o novo Diretor Geral da subsidiária brasileira, Ivan Segal.

Ao mesmo tempo que se reinventa através de uma nova campanha mundial, a Citroën complementa a linha C4 no Brasil com o lançamento da versão hatch do modelo. Disponível em duas configurações de acabamento –GLX e Exclusive--, e duas motorizações –1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex--, o C4 (sim, a Citroën faz questão de frisar que a nova versão se chama apenas C4 e não C4 Hatch) tem preços sugeridos de R$ 53.800 a R$ 75.500.

O modelo, que oferece o mesmo padrão de acabamento e design interno do C4 Pallas (sedan), completa a linha formada também pelo C4 VTR (hatch ´apimentado` de apenas duas portas), C4 Picasso e Grand C4 Picasso.



Segundo Domingos Boragina Neto, diretor Comercial da Citroën, a montadora espera comercializar cerca de mil unidades por mês da nova versão do C4. “O segmento M1 Hatch, do qual faz parte o C4, apresentou aumento de 21,15% em 2008, ou 7% acima da média de mercado de outros segmentos, o que demonstra o grande potencial de vendas do modelo”, argumenta Boragina. Seus principais concorrentes são o Ford Focus, Peugeot 307, Fiat Stilo, Nissan Tiida e Chevrolet Astra, entre outros.

Para enfrentar essa concorrência, a Citroën disponibiliza cinco pacotes de equipamentos para o C4, que vai desde a versão básica, 1.6 16V GLX com câmbio manual, a mais barata, até a 2.0 16V Exclusive Automático com Pack Tecnologique, a mais cara, ambas Flex. O teste-drive de apresentação à imprensa, de pouco mais de 160 km, permitiu constatar os principais atributos de ambas as versões, a começar pelo alto nível de acabamento interno (mesmo na versão 1.6), conforto e habitabilidade e baixíssimo nível de ruído, tanto do motor quanto de rodagem.

Sensação de bem-estar
Não foi por acaso que a Citroën optou em oferecer o C4 com motor 1.6 exclusivamente na versão de acabamento GLX. Mesmo sendo a opção de entrada, o modelo já sai de fábrica com uma extensa lista de itens de série, que inclui, entre outros, freios a disco nas quatro rodas com sofisticados sistemas de controle de frenagem (ABS), de tração (ESP) e de auxílio em frenagens de emergência (AFU); rodas de liga leve; rádio CD Player com MP3 e controle no volante; computador de bordo; porta-luvas refrigerado; airbags frontais e banco do motorista com regulagem de altura e lombar.

Silencioso e com acabamento primoroso, a sensação ao volante é de estar rodando com um carro de categoria superior. O motor de 1.6 litro e 113 cv de potência e torque máximo (155 Nm) a 4.000 rpm (com álcool), é eficiente nas arrancadas e retomadas de velocidade. Segundo a fábrica, o diferencial foi reduzido em 15% em relação às versões européias, para melhorar o desempenho nas saídas e se adaptar melhor ao ´jeito brasileiro` de conduzir. A Citroën prevê a venda de 60% do mix nessa versão.

Custando R$ 21.700 a mais do que a versão de entrada GLX, a ´top` de linha 2.0 Exclusive com Pack Tecnologique oferece uma lista ainda maior e mais completa de itens de conforto e segurança. Além dos confortáveis bancos revestidos em couro e do câmbio automático sequencial, esta versão vem equipada com dois airbags laterais e dois airbags do tipo cortina; detector de obstáculo dianteiro e traseiro; sistema Bluetooth com comando no volante; ar condicionado digital com regulagem independente; faróis de xenônio direcionais; banco do motorista com quatro estágios de regulagem elétrica; e retrovisores externos rebatíveis eletricamente, entre outros.

Ao volante, à mesma sensação de conforto e bem-estar da versão GLX vem somar-se as respostas vigorosas do motor 2.0 16V, que entrega 151 cv de potência e 212 Nm de torque (com álcool) que, segundo a montadora, disponibiliza 85% do torque máximo já a partir das 2.000 rpm. Devidamente adaptado às vias brasileiras, o C4 tupiniquim é 10 mm mais alto do que o europeu e tem configurações de amortecimento especialmente projetadas para enfrentar os buracos, valetas e lombadas, comuns nos caminhos brasileiros.

Visual imponente
Á primeira vista, o C4 parece um automóvel de maior porte. Com o melhor Cx (coeficiente de penetração aerodinâmica) da categoria –0,29--, o carro chama a atenção pelas linhas fluídas. Na frente, é o pára-brisa acentuadamente inclinado prolongando o desenho do capô a característica mais marcante.

Visto de lado, é a linha de cintura alta e o teto longo com caimento para trás sua marca registrada. E na traseira são as lanternas subindo ao longo do pára-brisa traseiro até o aerofólio no topo do porta-malas a sua característica mais marcante. No conjunto, uma silhueta moderna, robusta, diferenciada e fluída. “Um automóvel que representa os principais valores da marca Citroën: estilo sedutor, tecnologia inovadora e grande bem-estar a bordo”, conclui Nivea Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

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