sábado, 21 de março de 2009

VW inaugura nova tecnologia de partida a frio sem utilização de gasolina

A Volkswagen do Brasil apresentou recentemente à imprensa especializada uma nova versão do Polo Hatch, equipada com exclusivo dispositivo de partida à frio que dispensa o uso auxiliar da gasolina, mesmo em temperaturas abaixo de zero. Batizado E-Flex o ´novo` Polo é o primeiro carro nacional a incorporar essa tecnologia, que aposenta definitivamente o pequeno tanque auxiliar de gasolina, utilizado pelos modelos Flex de todas as marcas para auxiliar a partida em dias frios. Por enquanto único modelo da marca a oferecer esse recurso, o Polo E-Flex está à venda com preço sugerido de R$ 47.490,00.



Desenvolvido pela Bosch, o novo sistema, denominado Flex Start, identifica a temperatura do motor e do meio ambiente aquecendo, se necessário, o combustível antes e durante a partida. Segundo Marcos Araújo, gerente da Bosch responsável pelo projeto, o dispositivo tem capacidade para elevar a temperatura do combustível a até 120 graus rapidamente, possibilitando a partida imediata do veículo sob qualquer temperatura, mesmo abaixo de zero, condição dificilmente encontrada no Brasil. "Desenvolvemos um novo distribuidor de combustível, com elementos de aquecimento integrados, e uma unidade de controle de aquecimento que, além de permitir dar a partida e rodar sem falhas mesmo com o motor frio, otimiza a queima diminuindo a emissão de poluentes", afirma.

A nova versão E-Flex complementa a linha Polo, que já conta com o Polo 1.6 básico (R$ 41.150,00); o recém-lançado BlueMotion (R$ 46.270,00); Sportline 1.6 (R$ 48.580,00); e GT 2.0 (R$ 52.740,00). Disponível apenas na versão Hatch e na cor preto Magic, o Polo E-Flex só se diferencia externamente das demais versões pela grade frontal com acabamento cromado, retrovisores com luzes indicativas de direção integradas e logotipo E-Flex estampado na tampa traseira. O modelo também incorpora um sistema de segurança que exige o acionamento do pedal da embreagem ao dar a partida.

Igual em quase tudo
Embora a principal novidade do Polo E-Flex seja a capacidade de dar a partida mesmo sob temperaturas abaixo de zero, a apresentação do modelo à mídia especializada se deu sob sol forte e calor de 35 graus. Para fazer frente a essa condição, que anula a necessidade do novo dispositivo, a VW demonstrou a eficiência do sistema colocando uma unidade do modelo dentro de uma câmara fria, com temperatura de menos dois graus. O motor pegou na hora, como era de esperar.

A nova versão do Polo oferece ainda um pacote de equipamentos de série que inclui ar-condicionado eletrônico, vidros e retrovisores elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas com acionamento automático, abertura interna elétrica da tampa do porta-malas e CD Player com MP3, USB, SD Card, Bluetooth e I-System.

Na prática, durante rápido teste-drive na pista de testes da Bosch, o modelo apresentou o mesmo bom desempenho das demais versões. Utilizando o mesmo motor 1.6i de oito válvulas e 104 cavalos de potência (com álcool), apresenta acelerações cheias e retomadas de velocidade vigorosas. A diferença mesmo --caso o proprietário more numa região fria-- só deverá aparecer mesmo na hora de dar a partida.

2 comentários:

Emanoel Monster disse...

Olá Ricardo,

A imagem que voce postou do motor não é a do polo e-flex. Aparentemente é de um carro peugeot (pelo simbolo impresso na capa do motor)

Unknown disse...

È inccrívél como pessoas sem o menor conhecimento fazem matérias como essa colocam uma foto de um peugeot,e acham que todos irão acreditar que é o motor do Polo.nada se compara ao Polo em sua categoria,e com essa nova tecnologia então.matou a todos.