Veículo multiuso de concepção futurista, o iosis MAX introduz grandes inovações, a começar pela estrutura da carroceria sem pilar B, com extensa aplicação de vidro e novo sistema de abertura de portas e do porta-malas. Seu motor 1.6 EcoBoost a gasolina, de 180 cv, equipado com turbo e injeção direta, tem um consumo até 20% menor que um motor convencional.
Além disso, conta com outra novidade para economizar combustível: o sistema Auto-Start-Stop da Ford, que desliga automaticamente o motor quando o carro está em ponto morto – ao parar num farol, por exemplo – e o religa quando o pedal do freio é solto ou se pisa no acelerador. A partida ocorre de modo rápido e silencioso, quase imperceptível.
A transmissão manual Ford PowerShift de seis velocidades, com dupla embreagem, também é escalonada para proporcionar o máximo rendimento de combustível. Tanto os motores EcoBoost como o sistema Auto-Start-Stop serão introduzidos progressivamente na linha de produtos da Ford Europa a partir de 2010.
Design futurista
O primeiro conceito iosis, apresentado no Salão de Frankfurt em 2005, introduziu a linguagem de design Kinetic que antecipou o estilo do novo Mondeo em 2007 e definiu a tendência de todos os produtos Ford lançados depois na Europa. No ano seguinte, a marca revelou no Salão de Paris o conceito iosis X, crossover de cinco portas que preparou o público para o lançamento do Ford Kuga em 2008.
O terceiro conceito da família iosis marca um novo passo na evolução do design Kinetic. Construído em parceria com o estúdio Coggiola, de Turim, ele abre caminho para uma nova geração de veículos multiuso e dá uma visão da futura gama de veículos globais do segmento C da Ford.
Materiais transparentes e translúcidos usados na carroceria e na cabine enfatizam a leveza do conceito, com efeitos de iluminação que lembram o cenário gelado das regiões polares. Na frente, ele exibe uma nova grade frontal de três barras com aros cromados. O capô conta com um sistema ativo para proteção de pedestres e um mecanismo que facilita o acesso ao compartimento do motor. O parabrisa fortemente inclinado flui em peça única até a traseira, revelando por baixo a estrutura do teto.
A ausência do pilar B permite acesso total à cabine pelas portas da frente e de trás. Um mecanismo possibilita a sua abertura mesmo em espaços limitados: as portas da frente têm duplas dobradiças que se movem para frente e para fora e as portas de trás deslizam em um suporte pantográfico escondido. A tampa do porta-malas é composta de duas partes móveis e pode ser totalmente aberta mesmo em estacionamentos apertados.
Os pilares C atuam como spoilers, direcionando o vento para a traseira, e contribuem para a eficiência aerodinâmica junto com o aerofólio do teto. Faróis e lanternas com novo grafismo, faixas de LEDs nos estribos e rodas de alumínio de 19 polegadas, construídas em duas peças, são outros detalhes que chamam a atenção. Em vez de espelhos, o iosis MAX utiliza câmeras de visão traseira, montadas em compartimentos aerodinâmicos.
A cor branca perolizada da carroceria é complementada por tonalidades quentes e luminosas de cinza na cabine, com pequenos detalhes contrastantes em amarelo brilhante.
Interior flexível
O tema Kinetic está presente também na cabine, com materiais avançados e soluções inovadoras. Uma estrutura-chave do interior é a ponte em formato de espinha dorsal que vai da frente à traseira. Ela suporta o console central e os quatro bancos individuais, feitos com armação de fibra de carbono, criando um vão livre no assoalho que dá aos ocupantes a sensação de “flutuar no ar”.
O tema Kinetic está presente também na cabine, com materiais avançados e soluções inovadoras. Uma estrutura-chave do interior é a ponte em formato de espinha dorsal que vai da frente à traseira. Ela suporta o console central e os quatro bancos individuais, feitos com armação de fibra de carbono, criando um vão livre no assoalho que dá aos ocupantes a sensação de “flutuar no ar”.
A cabine oferece flexibilidade para transportar cargas de formas e tamanhos diferentes. Os bancos podem ser removidos e substituídos por suportes especiais para bicicletas, por exemplo. O painel de instrumentos, de formato esguio e musculoso, é suspenso como argolas de ginástica. O console central flui do painel para o compartimento traseiro. Toda a sua superfície de plexiglass funciona como uma tela sensível ao toque para o controle dos sistemas de informação e entretenimento.
O motorista também pode selecionar suas funções básicas por um controle giratório no console e navegar pelos menus usando um tipo de “mouse” instalado no descansa-braço, como alternativa ao controle direto na tela. Controles secundários, como o dos piscas e do limpador de parabrisa, são feitos por comando de voz. Uma exceção é a transmissão, comandada por teclas na direção para aumentar o prazer de dirigir.
Elétrico urbano
O conceito Tourneo Connect elétrico foi desenvolvido pela Ford em conjunto com a Smith Electric Vehicles, líder em veículos comerciais elétricos na Europa. Com autonomia de 160 km e velocidade máxima de 113 km/h, o modelo poderá ser produzido comercialmente se houver interesse do mercado. Ele é impulsionado por um motor ultra-eficiente de 50 kW, com imã permanente, e alimentado por baterias de ion-lítio de 21 kWh. Recarregar o veículo é simples: ele pode ser ligado diretamente na tomada e em 6 a 8 horas a bateria atinge a carga completa.
O conceito Tourneo Connect elétrico foi desenvolvido pela Ford em conjunto com a Smith Electric Vehicles, líder em veículos comerciais elétricos na Europa. Com autonomia de 160 km e velocidade máxima de 113 km/h, o modelo poderá ser produzido comercialmente se houver interesse do mercado. Ele é impulsionado por um motor ultra-eficiente de 50 kW, com imã permanente, e alimentado por baterias de ion-lítio de 21 kWh. Recarregar o veículo é simples: ele pode ser ligado diretamente na tomada e em 6 a 8 horas a bateria atinge a carga completa.
A Smith Electric Vehicles produz veículos elétricos comerciais há 80 anos e é parceira oficial da Ford nesse segmento na Europa e na América do Norte. Ela já oferece versões elétricas da Ford Transit para frotistas no Reino Unido e outros mercados europeus. Este ano, irá lançar também uma versão elétrica do furgão pequeno Ford Transit Connect, que serviu de base para o desenvolvimento do conceito exibido em Genebra.
Em 2010, a Ford irá lançar na América do Norte a van Transit Connect elétrica – o primeiro produto de seu plano agressivo de veículos elétricos para a região, anunciado este ano no Salão de Detroit. Com emissão zero e funcionamento silencioso, a tecnologia oferece uma solução ideal para aplicação em táxis e outros usos urbanos, dando um passo importante para a economia de combustível e a sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário