terça-feira, 2 de março de 2010

Dono de Sorento critica atendimento pós-venda e Kia justifica


O leitor André Franzoi, de Caxia do Sul, RS, reclamou do atendimento e do valor cobrado pela concessionária Auto Estilo na revisão do seu Sorento 2006. O email, reproduzido na íntegra abaixo, foi enviado à assessoria de imprensa da Kia Motors do Brasil, que justificou em seguida:

Boa tarde,
Me chamo Andre Franzoi e tenho uma Kia Sorento 2006 diesel. Moro em Caxias do Sul, RS e em outubro o carro foi abastecido com gasolina por engano. Sem dar a partida guinchei o veículo até a concessionária Kia Auto Estilo, de minha cidade, que realizou o serviço de limpeza do tanque.

Após quatro dias, fazendo uma viagem próxima a cidade o carro apagou e o levei, de guincho, novamente até a mesma concessionária, que detectou que haviam queimado três bicos injetores e que a substituição custaria R$ 9.000,00. Argumentei que a queima provavelmente se deu devido ao uso de gasolina -- o que significa que a limpeza do tanque não havia sido bem feita -- mas a concessionária afirma que não há relação entre uma coisa e outra. Resumindo: estou desde outubro de 2009 sem o carro e gostaria de saber se é possível comprar os bicos injetores mais baratos em outro país.


Através de sua assessoria de imprensa, a Kia do Brasil respondeu:
Em atenção à reclamação do Sr. André Franzoi ao blog A Tração Total, esclarecemos:

- O veículo Sorento chassi KNAJC521565564404, ano de fabricação/modelo 2006/2006, adquirido pelo primeiro proprietário em 20/03/2006, possui período contratual de garantia de 36 meses ou 100.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer;

- Na data de 16/10/2009 o veículo apresentava a quilometragem de 50.543 km e somente haviam sido realizadas as revisões periódicas programadas até a quilometragem de 34.232 km em 24/04/2008, estando faltando as revisões de 40.000 km e 50.000 km;

- De acordo com a ordem de serviço nº 22.185 de 16/10/2009 da concessionária Auto Estilo (Caxias do Sul - RS), foram realizados os serviços de limpeza do tanque de combustível e substituição do filtro de combustível devido ao abastecimento do veículo com gasolina em vez de óleo diesel;

- O problema posterior com os bicos injetores não tem relação com os serviços efetuados de limpeza do tanque de combustível, estando melhor relacionado com a manutenção inadequada do veículo pois na revisão não realizada de 40.000 km, existe a substituição do filtro de combustível;

- Mesmo assim, apesar do veículo estar fora do período contratual de garantia, a concessionária ofereceu ao proprietário do veículo os componentes a preço de custo, o que não foi aceito pelo cliente;

- É possível a aquisição dos componentes no exterior (Argentina/Chile/Paraguai), porém, a garantia de componentes adquiridos fora da rede autorizada de concessionárias é de responsabilidade da empresa vendedora das peças.

Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
Kia Motors do Brasil

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