segunda-feira, 8 de março de 2010

Loeb, com C4, vence no México e retoma liderança no Mundial de Rali


Sébastien Loeb (Citroën C4) venceu, neste domingo. o Rally do México, 2 ª etapa do Campeonato Mundial (WRC), disputado na região de Leon, obtendo a sua 55.ª vitória no World Championship (WRC), incluindo quatro triunfos no México (2006, 2007, 2008 e 2010). A prova do México foi a única a ser disputada nas Américas neste ano, pois a etapa da Argentina ficou fora do calendário da FIA.

Mikko Hirvonen da equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, com o Focus RS, até então líder do campeonato, não foi feliz no México e com o quarto lugar, seguido de Latvala, em 5º, outro membro da equipe oficial da Ford, ambos ficaram fora do pódio e Hirvonen passou para a segunda colocação na classificação do campeonato.

Após um rally desastroso na Suécia, Petter Solberg dominou o primeiro dia do Rally do México, ao volante do seu C4 privado, desde a primeira especial. Beneficiado por uma boa posição de partida, o norueguês venceu 5 das 9 etapas especiais disputadas;

No chamado Rally Bi-Centenário, que comemora os 200 anos da Independência do México, Sébastien Ogier surpreendeu a todos, ao ser o piloto que mais incomodou Petter Solberg. O jovem francês venceu 4 especiais no primeiro dia, terminando a etapa em segundo a apenas 15s do piloto da Noruega. Enquanto isso, Sébastien Loeb, principal piloto da Citroën não conseguiu alcançar melhor posição do que o terceiro lugar a apenas 12,5s de Ogier.

Daniel Sordo, outro piloto da esquadra francesa, chegou a andar na terceira posição nas duas primeiras especiais mas foi ultrapassado na classificação por Loeb, ficando a 40,8s do líder.

Jari-Matti Latvala foi o melhor piloto da Ford, na etapa de sexta-feira, obtendo a quinta posição, a 1 minuto de Petter Solberg.

Mesmo com a desvantagem de ter sido o primeiro a largar e “abrir a estrada”, enfrentando duros trechos de cascalho solto, o Ford Focus oficial de Mikko Hirvonen, pareceu não estar competitivo nas grandes altitudes, onde se disputaram as especiais do Rally do México. Hirvonen terminou a etapa em sexto, a mais de 1m31,5s do líder.

A estreia de Ken Block, piloto americano da Monster World Rally Team com Ford Focus WRC não foi muito má. O americano chegou a estar muito perto de Matthew Wilson mas perdeu quase dois minutos na sétima especial, caindo para o décimo lugar.

Kimi Räikkönen, ex-campeão mundial de Fórmula 1, tentando a sorte no mundial de rally foi o piloto mais azarado da etapa. Mesmo assim, fez alguns tempos muito bons em alguns trechos. Após ter dado um toque numa pedra, durante a primeira especial, que danificou a direção do carro, o finlandês foi obrigado a parar cerca de 35 minutos com um problema elétrico na bomba de combustível, devido a uma conexão que se soltou. No final da sétima especial, Räikkönen capotou a alta velocidade, ficando fora do rally.


Como na sexta-feira, o segundo dia do Rally do México amanheceu claro e seco e as 7 h, com o sol nascendo sobre Leon, as equipes saíram do parque fechado para enfrentar o desafio dos pisos de cascalho solto nas colinas ao norte e leste da cidade.

A etapa de abertura do sábado, Ibarilla, foi a mais longa do rally com 29,90 quilômetros e também provou ser a mais dramática do evento provocando o abandono de três duplas top 10.

Dani Sordo, quarto colocado, com o C4 WRC foi o primeiro a abandonar depois de bater em pedras exatamente no quilômetro 22,9. Em seguida foi a vez da dupla Matthew Wilson/Scott Martin sair da pista com o Ford Focus WRC e ficar preso numa vala a apenas dois quilômetros do fim da etapa.

O estreante da Monster World Rally Team, Ken Block, também com Ford Focus WRC foi a terceira vítima do difícil circuito mexicano. O americano abandonou com a quebra da suspensão do seu carro.

A etapa foi ganha pelo piloto da equipa Citroën Total de Sébastien Loeb, que aproveitou sua posição inicial de terceiro no circuito para seguir a trilha do seu colega Sebastien Ogier, em segundo lugar na classificação geral e a 15 segundos do líder.

A equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, com o Focus RSl de Mikko Hirvonen, ficou em sexto-lugar na classificação geral, atrás do companheiro de equipe Latvalla, em quinto a 1m01.2s.

No domingo, a competitividade dos carros da Citroën aumentou e conseguiram o 1-2-3, isto é, Loeb, Petter Solberg e Sébastien Ogier no pódio do Rally do México.

Loeb deixa o México com seis pontos à frente de Hirvonen, na classificação geral do campeonato, de acordo com o novo sistema de pontos implementado pela Fia desde o início da temporada 2010.

O piloto da Ford, Mikko Hirvonen (4.º), e Jari-Matti Latvala (5.º), ficaram afastados do pódio desde o início, numa prova monopolizada pelos pilotos da Citroën. Hirvonen e Latvala apenas aproveitaram a quebra de Dani Sordo no sábado, quando o espanhol corria em quarto lugar. Mesmo assim, a equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally lidera o campeonato de fabricantes com 67 pontos contra 61 da Citroën Total Wordl Rally Team

A próxima etapa do Mundial de Rally será o Rally da Jordânia de 1 a 3 de abril

Nenhum comentário: