O Kia Ray possui design aerodinâmico, tecnologia inovadora e capacidade híbrida plug-in.
Modelo utiliza teto solar de vidro ‘cool-glazing’ e tem autonomia de até 1.200 quilômetros
A Kia mostrou no Salão do Automóvel de Chicago o conceito Kia Ray Híbrido Plug-in, que faz parte do programa global de pesquisa de combustíveis alternativos e conjuntos moto-propulsores da montadora sul coreana, através de sua sub-marca chamada ‘EcoDynamics’, com intuito de desenvolver tecnologias inovadoras de redução de consumo de combustíveis e de emissões. Recentemente, a marca ‘EcoDynamics’ deu um grande passo a frente com a introdução do Kia Mohave Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), seguido do Cerato LPI Híbrido, do Kia cee'd híbrido a gasolina e do Kia Sorento Híbrido twin-turbo diesel.
O conceito Kia Ray é uma ousada união entre design e engenharia, que combina linhas sofisticadas e elegantes com funcionalidade e economia de combustível. O Ray é um sedã compacto futurista de quatro lugares baseado na plataforma do Kia Cerato e oferece uma perspectiva de veículo híbrido plug-in da Kia. Projetado com pouco peso e materiais reciclados, bem como com células solares hexagonais embutidas no painel de vidro do teto que lhe dá iluminação extra ou sistema de controle climático, o Kia Ray é o quinto veículo do Centro de Design Kia da América (KDCA) em Irvine, Califórnia. Os mais recentes projetos da KDCA foram os premiados modelos Kia Soul, Cerato, Cerato Koup e novo Sorento.
Elegante e aerodinâmico, o Ray incorpora superfícies limpas e lisas, minimizando bordas desnecessárias, ressaltando um perfil fluido e traseira alongada sob uma tampa ligeiramente elevada para reduzir o arrasto aerodinâmico. Incorpora também controles touch-screen, direção drive-by-wire, teto solar revestido de vidro e uma bateria de lítio-polímero – itens indicadores da tecnologia do futuro da Kia Motors. Como um híbrido plug-in, o Ray é projetado para alcançar distâncias de mais de 80 quilômetros usando seu motor elétrico com uma única carga, e tem um índice de economia de combustível de mais de 85,9 quilômetros por litro, e autonomia total de 1.200 km.
Como parte da marca ‘EcoDynamics’, da Kia Motors, o conceito Ray demonstra uma visão única para veículos que chamam a atenção para o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Os modelos Kia que trarão a marca ‘EcoDynamics’ serão projetados para oferecer benefícios ambientais significativos. Estes veículos também terão um design esportivo, divertido de se dirigir e de forte apelo para os jovens de espírito.
Design exterior inspirado em aeronaves
O ‘EcoDynamics’ é a filosofia de design aplicada para fazer o conceito Kia Ray funcional e de aparência marcante. Um mono-volume de perfil mais baixo e silhueta forte e arredondada dão ao conceito Kia Ray propriedades aerodinâmicas melhores do que em veículos híbridos de perfil mais alto. Materiais fortes e leves são utilizados para apoiar a filosofia ‘EcoDynamics’, começando com um emblema Kia em LED coberto com uma única peça de vidro que se estende sobre o capô e uma outra peça de vidro que se estende desde o para-brisa até a traseira para oferecer aos ocupantes uma sensação de local espaçoso e arejado. Uma tela indicadora da carga da bateria na cor branca azulada é montada na parte frontal, promovendo o conceito futurista de design do Kia Ray.
A cabine afilada de vidro e a traseira mais alongada melhoram a aerodinâmica, enquanto a redução do arrasto aerodinâmico é alcançada através de uma peça única, integrada sob o veículo, além da largura do pneu estreita e do design também aerodinâmico da roda. As luzes frontais deslizam para o lado para criar aberturas para a entrada de ar quando o motor a gasolina está sendo usado e uma tampa móvel em formato de U se estende da parte traseira do veículo em altas velocidades para melhorar o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Em vez de espelhos retrovisores e puxadores das portas, câmeras detectoras de movimento são montadas niveladas com a carroceria para procedimentos de mudanças de faixas seguras e abertura de portas. O resultado é uma estrutura aérea sobre rodas. A abertura da porta da frente apresenta um design que permite a facilidade de entrada. As estudadas linhas das portas traseiras com dobradiças articuladas melhoram a entrada e a saída.
O Ray emprega a nova tecnologia ‘cool car' ou ‘carro refrigerado’, em tradução livre, que inclui filmes nano-laminados e materiais de vidro especialmente aplicados para reduzir drasticamente o calor solar e ajudam a manter o interior fresco, reduzindo a utilização do ar condicionado e as emissões que causam efeito estufa. Quando o veículo estiver estacionado ao sol, as células solares fornecem uma ‘carga-lenta’, que alimenta o ventilador de refrigeração para reduzir a temperatura interior.
Interior claro e arejado
Usando o elemento natural do ar como foco do design para expressar uma sensação pura, refrescante, respirável e leve, o interior do Ray é composto de materiais ecológicos reciclados em tons de branco, ao mesmo tempo em que refletem o calor do sol, mantendo a temperatura baixa e reduzindo a necessidade de utilização de ar condicionado.
Materiais frescos e sustentáveis se unem para criar uma cabine simples, porém sofisticada e confortável, com uma tela de instrumentos touch screen, junto com botão de partida e indicador de troca de marchas também touch screen. O painel central contém o novo Kia UVO, desenvolvido em parceria com a Microsoft, um avançado sistema de informação e entretenimento que fornece aos usuários controles através de voz e toque para um manejo simples de arquivos de música e facilidade de operar o celular sem as mãos.
Além da já citada lista de recursos de tecnologia ecológicos, o Ray também emprega o novo sistema GreenEdge completo, da Infinity Áudio, com alto-falantes que reduzem o consumo de energia e dissipação dosom e contam com melhor desempenho acústico e melhor sinergia entre amplificador, falante e veículo. O amplificador utilizado também reduz o consumo de energia ocioso em 50% em relação aos falantes Infinity atuais e emprega design de menor dissipação para uma economia significativa no peso total.
Focado para reduzir o peso através dos materiais, a forma hexagonal pode ser encontrada em toda a cabine, usada também como um elemento de design. Usada nas inserções das portas e assentos, uma malha leve e respirável serve para reduzir o peso total, além de ser elemento de design exclusivo. Outros materiais encontrados na cabine são suaves ao toque, com um acabamento fosco, incluindo couro branco, oferecendo uma sensação mais luxuosa e tornando o interior mais convidativo e tranquilo. A lã dá ao piso um toque de aconchego e é ecológica, proveniente de um recurso renovável. Os tapetes do Ray são incorporados ao desenho do piso, reduzindo consideravelmente a quantidade de material usado.
Arquitetura híbrida
O conceito Ray utiliza motor todo em alumínio de 1.4 litro e 153 CV, com injeção direta de gasolina (GDI, acoplado a uma transmissão continuamente variável (CVT), utilizada em combinação com um motor elétrico de 78 Kw. Dependendo das condições de condução, a potência é enviada para as rodas utilizando o motor a gasolina, o motor elétrico ou ambos. O conceito Ray tem tração dianteira com suspensão independente nas quatro rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário