sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Especializado em réplicas históricas, construtor argentino fabrica avião

A Pur Sang, ateliê argentino especializado na fabricação de réplicas de automóveis e motocicletas históricos, acaba de fazer voar seu primeiro avião: uma cópia artesanal do Avro 504K, o primeiro avião fabricado na Argentina em 1928. Em janeiro foram realizados os primeiros testes de vôo no setor militar do aeroporto de Paraná, na Argentina, onde também está sendo feita a apresentação oficial da aeronave.




O Avro 504K original foi construído pela Fábrica Militar de Aviões de Córdoba, sob o comando do engenheiro Francisco de Arteaga. Até hoje foram construídas apenas 100 unidades, utilizadas para treinamento de pilotos, das quais nenhuma sobreviveu.

Trata-se de um biplano inspirado num desenho que o construtor britânico Avro fez para um avião de combate da Primeira Guerra Mundial. A réplica feita pela Pur Sang foi construída com os materiais e planos de desenhos originais, de acordo com as normas de segurança aeronáuticas.

Pur Sang
É a empresa de Leónidas Anadón, artesão argentino que se especializou na fabricação de veículos históricos construindo réplicas fiéis de Bugatti. Hoje, em suas instalações na cidade argentina de Paraná, projeta e constrói veículos exclusivos, sejam eles motocicletas, carros ou aviões. Seu mais recente trabalho acaba de ser entregue a um seleto cliente alemão: o Anadón II.


Anadón II: motor V12 de avião, com 400 cv

A despeito da falta de modéstia de seu construtor o Anadón II impõe respeito. Trata-se de um poderoso one-off, uma espécie de esportivo clássico, com aspecto de um avião biposto de combate. Aliás, seu motor, um V12 de magnésio com 400 cavalos de potência e 1.200 Nm de troque, pertenceu a um avião alemão da Segunda Guerra Mundial.

Por se tratar de um veículo exclusivíssimo e sob encomenda, e pelo qual foi paga uma quantia de seis dígitos em Euros, Anadón, o homem, prefere não dar maiores detalhes sobre Anadón II, o automóvel. As informações são do www.argentinaautoblog.blogspot.com.

Nenhum comentário: