terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Vendas de SUVs no Brasil aumentam 35,7% em 2008

Ford Edge, lançado no Brasil em dezembro de 2008

Entre os primeiros vinte mercados internos mais expressivos para a categoria SUV – Sport Utility Vehicle-- em 2008, o Brasil ocupou o lugar mais alto do pódio: crescimento de 35,7% em relação ao ano anterior. Foram emplacados 104.875 utilitários esportivos contra 108.964 unidades em 2007. Ainda assim, o Brasil é o 12º mercado interno de SUVs. O pior desempenho, nessa categoria, foi da Venezuela, que anotou queda de 49,6%. Os venezuelanos emplacaram 49.793 unidades, em 2008, ante as 98.711 SUVs do ano anterior. O levantamento é da Jato do Brasil – Informações Automotivas, subsidiária da inglesa Jato Dynamics.

No ranking dos vinte melhores mercados, na categoria SUV, oito países obtiveram taxas de crescimento. Além do Brasil com 35,7%, compõem a lista a Rússia (30,3%), China (28,7%), Canadá (6,5%), Alemanha (4,2%), Índia (0,6%), Suíça (0,5%) e Grécia (0,2%).

No bloco de países em que os SUVs perderam participação mercadológica estão a Venezuela (49,6%), Espanha (39,6%), França (35,8%), Estados Unidos (23,3%), Coréia do Sul (22%), Grã-Bretanha (21,8%), Japão (9,6%), Itália (9%), Bélgica (4%), México (3,6%), Austrália (1,9%) e a Tailândia (0%).

Na avaliação de Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato do Brasil, “em alguns países como nos Estados Unidos, Espanha, Venezuela, França, o resultado negativo dessa categoria de veículos é consequencia direta da crise financeira internacional. No caso Brasil, os SUVs ainda terão um longo caminho a percorrer, mas sobretudo com motorização inferior a 2.5 litros. Até porque em mercados mais ´maduros`, os SUVs já passam por uma forte seletividade, relacionada principalmente à consciência ambiental”.

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