Com 2,92 milhões e 2,67 milhões de unidades emplacadas, Rússia e Brasil, respectivamente, obtiveram as maiores taxas de crescimento na comercialização de veículos automotores em 2008. Ambos os países conseguiram crescer 14,2% em relação ao ano de 2007, quando emplacaram 2,56 milhões e 2,33 milhões. A China, com 6,49 milhões de unidades comercializadas, obteve aumento de 6,9% ante aos 6,07 milhões de 2007. E a Índia, com 1,66 milhão, também alcançou taxa positiva de 0,8% em relação ao ano anterior, quando anotou 1,65 milhão de veículos.
Com essas vendas internas, no ranking dos 10 mercados mais importantes do mundo, a China encontra-se na 2ª posição, a Rússia na 5ª, o Brasil em 6º lugar e a Índia em 10ª posição.
Entre os países que amargam resultados negativos, os Estados Unidos encabeçam a lista. Com 13,22 milhões de unidades emplacadas no mercado interno, a queda registrada foi de 18%. Em 2007, os norte-americanos absorveram 16,12 milhões de unidades.
A segunda maior queda foi anotada na Itália: 13%. Em 2008 foram emplacados no mercado italiano 2,38 milhões de veículos contra 2,73 milhões no ano anterior. Na Grã-Bretanha, a redução nas vendas internas significou 11,7% (2,42 milhões contra 2,74 milhões de unidades). No Japão, o 3º maior mercado interno do mundo, a queda foi de 5,2% (5,06 milhões contra 5,33 milhões em 2007). Na Alemanha, 4º maior mercado interno, o recuo foi de 1,7% (3,31 milhões x 3,37 milhões). E, finalmente, na França, de 0,6% (2,51 milhões ante as 2,52 milhões de unidades em 2007).
Segundo análise de Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato do Brasil, “Estados Unidos, Grã-Bretanha e Itália amargaram quedas de vendas em seus mercados internos em todos os quatro trimestres de 2008 em relação a iguais períodos de 2007, com destaque especial aos Estados Unidos que, somente no último trimestre do ano passado, viram suas vendas internas caírem, em números absolutos, 1.317.673 de veículos automotores”.
Com essas vendas internas, no ranking dos 10 mercados mais importantes do mundo, a China encontra-se na 2ª posição, a Rússia na 5ª, o Brasil em 6º lugar e a Índia em 10ª posição.
Entre os países que amargam resultados negativos, os Estados Unidos encabeçam a lista. Com 13,22 milhões de unidades emplacadas no mercado interno, a queda registrada foi de 18%. Em 2007, os norte-americanos absorveram 16,12 milhões de unidades.
A segunda maior queda foi anotada na Itália: 13%. Em 2008 foram emplacados no mercado italiano 2,38 milhões de veículos contra 2,73 milhões no ano anterior. Na Grã-Bretanha, a redução nas vendas internas significou 11,7% (2,42 milhões contra 2,74 milhões de unidades). No Japão, o 3º maior mercado interno do mundo, a queda foi de 5,2% (5,06 milhões contra 5,33 milhões em 2007). Na Alemanha, 4º maior mercado interno, o recuo foi de 1,7% (3,31 milhões x 3,37 milhões). E, finalmente, na França, de 0,6% (2,51 milhões ante as 2,52 milhões de unidades em 2007).
Segundo análise de Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato do Brasil, “Estados Unidos, Grã-Bretanha e Itália amargaram quedas de vendas em seus mercados internos em todos os quatro trimestres de 2008 em relação a iguais períodos de 2007, com destaque especial aos Estados Unidos que, somente no último trimestre do ano passado, viram suas vendas internas caírem, em números absolutos, 1.317.673 de veículos automotores”.
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