A coisa tá feia. O maior ´dragão` consumidor de veículos do planeta, os Estados Unidos, mercado que absorve cerca de 14 milhões de veículos anuais, apresentou sua pior queda nas vendas no mês de janeiro de 2009. O resultado foi o pior desde 1982, segundo dados preliminares das próprias montadoras.
A General Motors, ex-no. 1, declarou que suas vendas caíram 49% no primeiro mês de 2009 na base comparativa anual. Já a Ford apresentou uma queda de 39% nas marca Ford, Lincoln e Mercury, e uma retração de 40% quando incluídas as vendas da Volvo, marca que a companhia está tentando vender. Projeções sinalizam baixa ainda maior, de 49%, nas vendas da Chrysler.
As marcas japonesas também estão pulando miudinho na terra do Tio Sam. a Toyota publicou um declínio de 32% em suas vendas nos EUA, enquanto as da Nissan e Honda caíram 30% e 28% respectivamente. O esperado profundo declínio nas vendas de automóveis ocorre mesmo em meio à série de medidas anunciadas pelas companhias, dentre as quais o corte de taxas de financiamento aparece como destaque.
Para 2009, os especialistas do setor esperam que as vendas recuem para 10,5 milhões de veículos, o nível mais baixo também desde 1982. A GM já anunciou cortes em seus planos de investimentos para o primeiro trimestre deste ano e uma nova rodada de demissões. A maior montadora dos EUA declarou que reduziu de 420 mil para 380 mil as estimativas de produção para os primeiros três meses deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário