quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Grupo Renault-Nissan vende 6.090.304 veículos em 2008

Em um mercado mundial que registrou queda de 5%, Renault e Nissan anunciam retração de 1,1% nas vendas em 2008. Com um total de 6.090.304 veículos comercializados no ano passado, a Aliança Renault-Nissan acumula participação de mercado de 9,4%, 0,3 ponto percentual a mais em relação a 2007. A Renault e a Nissan comercializaram, respectivamente, 2.382.230 e 3.708.074 veículos no período. Em 2008, as vendas da Renault tiveram retração de 4,1%, enquanto as da Nissan aumentaram 0,9%.

O 2008 da Renault
O Grupo Renault registrou queda nas vendas da ordem de 4,1% e aumentou sua participação de mercado para 3,6%. O Grupo Renault (composto pelas marcas Renault, Dacia e Samsung Motors) continuou a buscar o crescimento nos mercados internacionais, com um aumento das vendas de 1,5% fora da Europa e comercialização de 873.798 unidades. As vendas nestes mercados representam 37% das vendas totais do Grupo Renault. Na Europa, em um mercado que desacelerou 8,1%, o Grupo Renault teve retração de 0,2 ponto percentual em sua participação de mercado, atingindo o patamar de 9%.
Fora da Europa, as performances mais notáveis foram:
• No Brasil: crescimento nas vendas da ordem de 56,4%, com 115.000 unidades vendidas; 4,3% de participação; uma das seis maiores montadoras do País.
• Na Rússia, aumento de 6,8% nas vendas, ultrapassando 100.000 unidades pelo segundo ano consecutivo.
• No Marrocos, liderança de mercado, com participação de 27,8%.

O 2008 da Nissan

Apesar das quedas observadas em grande parte de seus principais mercados, a Nissan (marcas Nissan e Infiniti) encerrou o ano de 2008 com vendas mundiais em alta de 0,9%, atingindo patamar de 3.708.074 unidades. Este resultado foi estimulado pelo lançamento de oito novos modelos: Teana, Infiniti FX, Maxima, NP200, Qashqai+2, KIX mini-SUV, Cube e 370Z.

As vendas da Nissan e da Infiniti totalizaram 951.350 unidades. No Japão, a Nissan vendeu 678.126 veículos, uma queda de 5,9% em relação a 2007 em um mercado onde os volumes foram os mais fracos desde 1980. A participação de mercado recuou 0,2 ponto percentual em relação a 2007 e atingiu o patamar de 13,3%.

Nos Estados Unidos, em um mercado de forte queda (-18%) e que representa 13.242.701 unidades, as vendas da Nissan tiveram baixa de 10,9%, uma retração menos pronunciada. A participação de mercado nos Estados Unidos atingiu o patamar recorde de 7,2%.

As vendas na Europa (incluindo Rússia) atingiram um novo recorde (591.139 unidades), um crescimento de 5,5% em relação a 2007 (ano em que as vendas também foram igualmente elevadas). Este comportamento se explica pela popularidade do Qashqai, com 183.294 unidades comercializadas. A Rússia permaneceu como o principal mercado europeu da Nissan, com 154.340 unidades comercializadas e que corresponde a uma elevação de 26,5% em relação ao ano anterior.

Nos demais mercados, a Nissan terminou o ano com um forte crescimento, de 15,3% ante 2007, com 1.404.008 unidades vendidas. As vendas na China cresceram 19,1% graças ao sucesso do Tiida, da gama Livina e Sylphy. As vendas no Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) registraram crescimento de 17,1% em função da popularidade do Tiida e do Altima.

Nenhum comentário: