segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Robert Kubica conquista título mundial do WRC2


Cinco vitórias bastaram para que Robert Kubica fosse proclamado campeão da divisão de honra do mundial de ralis, o WRC2, pilotando um Citroën DS3 RRC. O piloto polonês, que quase perdeu a vida a bordo de um carro rali dois anos atrás, e que, devido a sequelas, não poderá voltar a competir ativamente na Fórmula 1, estava disposto a brilhar nas competições de estrada –os ralis—como compensação, preparando-se para subir à categoria absoluta da modalidade já no próximo ano.

Apesar de ter começado o ano com algumas saídas de estrada quando dominava as provas, por excesso de arrojo, parece que o piloto finalmente conseguiu equilibrar sua sede de vitórias com a velocidade correta para se manter na estrada conseguindo sua quinta vitória na corrida deste final de semana na Espanha. Com o resultado Kubica foi matematicamente declarado campeão do WRC2, título que servirá para poder pilotar no ano que vem um carro oficial. Ofertas não faltam.

Kubica declarou estar contente com sua vitória e seu título, mas garantiu que isso é apenas mais um passo em sua recuperação completa. Disse que seu objetivo final segue sendo voltar a competir em monopostos, o que parece uma meta distante, pelo menos na categoria máxima, a F1.

Mas dentro de algumas semanas Robert Kubica vai poder provar se já está à altura de subir a categoria máxima dos ralis. O polonês vai pilotar um Citroën DS3 WRC oficial ´pata negra`, a versão de competição top da marca, que só campeões consagrados como Sebastién Loeb podem conduzir, durante o Rallye da Gran Bretanha, na segunda quinzena de novembro.

Dependendo da performance e resultado obtidos, Kubica poderá fechar um contrato oficial com alguma categoria de ponta da modalidade. Comenta-se nos bastidores que o piloto já recebeu várias ofertas.

Nenhum comentário: