quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Volvo apresenta caminhão mais potente do mundo

Com motor de 750 cavalos, FH16 é projetado para o transporte de cargas indivisíveis de até 200 toneladas de peso bruto.


A Volvo, um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, está apresentando na Fenatran  o que há de melhor e mais avançado em caminhões e em soluções de transporte. A estrela do estande da montadora sueca é o gigante FH16, o caminhão mais potente do mundo, com motor de 16 litros e 750 cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis.



A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a Volvo produzirá os VMs nas configurações 8×2 e 8×4. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior, com a cabine muito de aparência próxima à dos novos caminhões FH.

A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada na Fenatran vai passar a ser oferecida equipada com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios. “É uma transmissão que experimentou um sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

A Volvo ainda está expondo na Fenatran o  primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460 cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel. 

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não considero o GNL uma solução tão adequada à realidade brasileira em função das menores margens de segurança em comparação com o GNV (apesar do GNL ter a vantagem de ser armazenado em um volume menor), além da maior dificuldade em consolidar uma infraestrutura de reabastecimento.