Com motor de 750 cavalos, FH16 é projetado para o transporte de cargas indivisíveis de até 200 toneladas de peso bruto.
A Volvo, um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, está apresentando na Fenatran o que há de melhor e mais avançado em caminhões e em soluções de transporte. A estrela do estande da montadora sueca é o gigante FH16, o caminhão mais potente do mundo, com motor de 16 litros e 750 cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis.
A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a Volvo produzirá os VMs nas configurações 8×2 e 8×4. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior, com a cabine muito de aparência próxima à dos novos caminhões FH.
A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo
apresentada na Fenatran vai passar a ser oferecida equipada com a renomada
caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por
proporcionar uma série de benefícios. “É uma transmissão que experimentou um
sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de
caminhões Volvo no Brasil.
A Volvo ainda está expondo na Fenatran o primeiro
caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo
testado no Brasil: um FM 460 cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o
restante a diesel.
Um comentário:
Não considero o GNL uma solução tão adequada à realidade brasileira em função das menores margens de segurança em comparação com o GNV (apesar do GNL ter a vantagem de ser armazenado em um volume menor), além da maior dificuldade em consolidar uma infraestrutura de reabastecimento.
Postar um comentário