domingo, 4 de julho de 2010

10º. Michelin Challenge Bibendum: Em busca da mobilidade rodoviária sustentável



Realizado pela primeira vez na América do Sul, mega-evento
reúne representantes do universo automotivo em busca de
soluções para o futuro da mobilidade rodoviária mundial


Estima-se que 900 milhões de veículos estejam em circulação atualmente em todo o mundo. Essa imensa frota consome diariamente cerca de 85 milhões de barris de petróleo, lançando na atmosfera quase 5 bilhões de toneladas de CO2 anualmente. E esses números não param de aumentar.

Segundo dados divulgados durante as conferências realizadas no 10º. Michelin Challenge Bibendum, realizado no Rio de Janeiro em maio passado, até 2030 a frota mundial de veículos rodoviários será de mais de 1,5 bilhão de unidades, o que faz prever um aumento potencial de problemas ambientais e econômicos ligados ao transporte rodoviário de bens e pessoas.

Para enfrentar tais desafios, a Michelin iniciou um 1998 a série de eventos denominados Challenge Bibendum –este em referência ao bonequinho-ícone, símbolo da Michelin em todo o mundo—reunindo a cada edição representantes de toda a cadeia automotiva, desde montadoras aos fabricantes de componentes, além de organizações não-governamentais, institutos de investigação e universidades, não apenas empenhados em encontrar soluções para reduzir as emissões de carbono oriundas dos transportes rodoviários, como também abordar outras questões críticas.

Abordagem globalizada
Durante quatro dias, 47 expositores, entre montadoras de automóveis, caminhões, ônibus e veículos de duas rodas, apresentaram as mais recentes soluções tecnológicas para o setor, enquanto entidades do mundo acadêmico abordavam o tema sob os mais diversos aspectos em debates e mesas-redondas.

Entre outros, foram abordados importantes temas como os avanços tecnológicos dos motores de combustão interna, os biocombustíveis sustentáveis, os sistemas inteligentes de transporte, a segurança rodoviária, o aumento do fluxo de trânsito e, principalmente, a alternativa dos veículos elétricos e/ou híbridos.

Enfoque tecnológico diversificado
Embora nos próximos 10 a 15 anos o parque automobilístico mundial ainda seja amplamente dominado pelos motores térmicos, a paisagem tecnológica aponta para pelo menos 25% dos veículos utilizando motores movidos à eletricidade dentro de aproximadamente duas décadas.

Nessa corrida por um futuro da mobilidade sustentável, muitas empresas da cadeia automotiva estão desenvolvendo vários tipos de configurações de veículos elétricos, desde sistemas de ajuda ao arranque até motores completamente elétricos, além das diversas configurações de veículos híbridos.

A Michelin, idealizadora e um dos principais patrocinadores do evento, ciente de que cerca de 20% da energia necessária para locomover um carro com propulsão térmica e até 30% no caso dos veículos totalmente elétricos dependem dos pneus, já desenvolveu o pneu para automóvel com baixo consumo de combustível –o Michelin Energy--, e continua trabalhando para desenvolver novas soluções de rodagem, como o conceito de ´petit pneu`, que embora tenha apenas 10 polegadas apresenta o mesmo desempenho dinâmico dos pneus de 14 polegadas, e o protótipo de motor elétrico e suspensão integrados à roda, o Michelin Active Wheel.

Automóveis do futuro
Para muitas montadoras, o futuro já chegou. Para enfrentar os desafios do transporte limpo, seguro e eficiente, tradicionais marcas apresentaram durante o evento os seus mais recentes protótipos.

Audi e-tronVeículo esportivo de alto rendimento, com sistema de propulsão totalmente elétrico. Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, de 60 a 120 km/h em 4,1 segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h.



Citroën Hypnos
Com arrojado design de um crossover, o Hypnos tem tração híbrida, com um motor térmico diesel de 2 litros HDi FAP, acoplado a uma caixa de câmbio manual de 6 marchas, que gera potência de 200 cv (147 kW) e torque de 420 Nm; e um motor elétrico implantado no eixo traseiro, que desenvolve potência de 50 cv e torque de 200 Nm.




Mercedes-Benz S 400 Hybrid
É o primeiro automóvel da marca equipado com sistema híbrido de tração. Combina um motor V6 a gasolina com um módulo híbrido compacto. O consumo de combustível é de apenas 12,6 km/l, emitindo somente 190 gramas de CO2 por quilômetro. O S 400 Hybrid é o primeiro modelo de produção em série a ser equipado com uma bateria de lítio-íon, que através da função start/stop desliga o motor quando o veículo está parado.

Peugeot BB1
Carro-conceito da montadora francesa está equipado com conjunto de rodas motrizes Michelin na traseira. A potência total liberada não ultrapassa 15 KW (cerca de 20 cv), ou seja 7,5 KW por motor, uma potência otimizada levando-se em consideração o peso do veículo e seu caráter urbano.

Suas características permitem acelerar de 0 a 30 km/h em 2,8 segundos e de 30 a 60 km/h em 4 segundos. As baterias de lítio liberam potência imediatamente e permitem autonomia de 120 km.




Outros protótipos de marcas pouco conhecidas também estavam presentes durante o evento, como: utilitário urbano Aixam Mega, com motor elétrico de 4 KW e velocidade máxima de 45 km/h; veículo urbano Think City; o utilitário Edra Aris; os microcarros MGO Eletric e XTOO R SUN; o Fiat Panda Hydrogen; o protótipo Chevrolet Fuel Cell; o carro urbano Heuliez MIA; o pequeno Smart Hydro; o Heuliez Will 2 e 3, desenvolvido em parceria com a Michelin com base no Opel Agila e Suzuki Splash; o Michelin Hy-Light 2, com célula de combustível alimentada por hidrogênio pressurizado e oxigênio, além de modelos de série como o Fiat Palio SW Elétrico, Honda Insight, Toyota Prius, Honda Civic GX (a gás), e o Fiat Siena Tetrafuel.

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