segunda-feira, 26 de julho de 2010

Diesel de cana-de-açúcar entra em testes e deve começar a ser comercializado a partir de 2011


A Petrobras Distribuidora passa a abastecer os primeiros ônibus movidos a óleo diesel proveniente de cana-de-açúcar (AMD 10), que equivale aos padrões dos combustíveis derivados do petróleo, porém, com redução em mais de 80% dos níveis de poluentes. O combustível é gerado a partir da fermentação do bagaço da cana.

Durante o mês de junho, a produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior foi de 2.563.193 barris de óleo equivalente diários (boed). O volume é 2,3% superior ao mesmo mês de 2009, quando foram produzidos 2.505.379 boed.

A estatal e o Inmetro inauguraram dois laboratórios de dinâmica de fluidos – para testes de desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia s e padrões de medição de vazão – em uma área de 520m², no Rio de Janeiro.

O Brasil deve comercializar diesel produzido a partir de cana-de-açúcar em 2011. É o que promete a produtora americana do biocombustível Amyris Biotechnologies após inaugurar, nesta terça-feira (20), um projeto em associação com a prefeitura da cidade de São Paulo.

A divisão brasileira da Amyris Biotechnologies disse que a fábrica de São Martinho, que irá produzir biocombustível em grande escala, deve entrar em funcionamento no próximo ano; a comercialização do produto será imediata.

A Amyris e a Prefeitura iniciaram um projeto piloto no qual três ônibus do transporte urbano público serão abastecidos com 5% do biodiesel de cana-de-açúcar enquanto outros três serão abastecidos unicamente com biocombustível, a fim de estabelecer um comparativo de rendimento.

A Amyris, que desenvolveu o biocombustível de segunda geração, escolheu o mercado brasileiro como plataforma do produto e espera se unir aos grandes produtores locais de etanol, como a Cosam, Bunge e Açúcar Guarani, para conseguir atender a futura demanda.

No projeto piloto de São Paulo participam também a multinacional automotiva alemã Mercedes-Benz, encarregada de fabricar os motores dos ônibus, e a Petrobras, que tomará conta da distribuição do diesel de cana-de-açúcar.

O diesel de cana-de-açúcar foi aprovado pelos organismos reguladores dos Estados Unidos, que o consideraram o biocombustível menos poluente e que não atenta contra a produção de alimentos.

Nenhum comentário: