domingo, 4 de julho de 2010

Novo BMW Série 5 chega esbanjando tecnologia, requinte e conforto





Audi, Mercedes, tremei. A BMW acaba de lançar no Brasil a sexta geração do sedã médio-grande Série 5. Repleto de tecnologia de ponta, luxuoso, confortável, requintado e esportivo, modelo estará disponível no mercado a partir de julho em duas configurações: 535i, carroceria tipo sedã, com motor de 3.0 litros, seis cilindros em linha e 310 cv de potência (R$ 288 mil), e 550i, mesma carroceria tipo sedã, com motor de 4.4 litros, oito cilindros em V e 410 cv de potência (R$ 395 mil).

Além dessas duas versões, a BMW disponibilizará também o Série 5 GT, derivado do sedã Série 7, com entre-eixos mais longo, que apesar do nome não se trata de uma versão mais esportiva do sedã. Com traseira ´tipo` hatch, esta versão estará disponível em duas configurações: a 535i GT (R$ 305 mil) e a 535i Top (R$ 339,4 mil), por enquanto apenas com motorização 3.0 de seis cilindros.

Imponentes por fora, requintados e luxuosos por dentro, os novos BMW Série 5 incorporam o que há de mais moderno em tecnologia automotiva e eletrônica embarcada. Entre outros recursos eletronicamente sofisticados, os novos modelos marcam a estréia do sistema de estacionamento automático, em que sensores medem o espaço da vaga e esterçam o volante automaticamente, cabendo ao motorista apenas frear e acelerar.

Este recurso faz parte do sistema Connected Drive, que também é responsável por manter o carro a uma distância segura do veículo que vai à frente, diminuindo a velocidade automaticamente sempre que necessário. O sistema utiliza uma câmera que projeta o ambiente exterior em manobras de ré e transmite informações sobre o tráfego ao redor, além de executar outras importantes funções.

Supra-sumo da tecnologia automotiva
A sofisticação tecnológica do novo BMW Série 5 se origina no módulo BMW Efficiente Dynamics que, entre outras funções, possui sistema de recuperação da energia de frenagem, indica o momento ideal de troca de marchas, regula as borboletas das entradas de ar e ativa diversos grupos secundários de controle, sempre que necessário.

A sofisticação está presente também nos propulsores. O motor de 3.0 litros e seis cilindros em linha conta com um turbo de duas saídas, calibrado para otimizar a performance em baixas rotações e economizar combustível. Os 310 cv de potência são atingidos a 5.800 rpm, mas o torque de 40,7 kgfm são entregues a partir das 1.200 rpm e está disponível igualmen te até as 5.000 rpm. Na prática isso significa mais força nas arrancadas e retomadas de velocidade.

Já o motor de 4.4 litros e oito cilindros em V conta com a sobrealimentação de duas turbinas (twinturbo) para gerar os 410 cv de potência e 61,1 kgfm de torque entre 1.740 e 4.500 giros. Entre outros requintes de aparência e conforto, os novos BMW Série 5 contam com rodas aro 19 (apenas na versão GT), sistema de navegação com imagens em 3D e mapas atualizados da malha rodoviária brasileira, monitores de video e TV também para os passageiros do banco de trás e porta-malas com acionamento elétrico.

Além desses recursos, o novo BMW Série 5 pode ser equipado com o Adaptive Drive, que inclui sistema de controle dinâmico de amortecimento, sistema de supressão de inclinações e sistema de direção ativa integral. Todas as variações do modelo podem ser equipadas opcionalmente com a nova caixa de câmbio automática de oito marchas (de série na versão 550i) e direção hidráulica eletromecânica ECV, que proporciona maior precisão nos comandos do volante da direção.

A BMW espera vender cerca de 60 unidades do novo Série 5, sendo cerca de 70% da versão tres volumes.

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