quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Citroën realiza parceria com a ONG Banco de Alimentos

Três unidades do modelo Jumper serão utilizados pela organização para fazer o recolhimento e distribuição de alimentos descartados em pontos comerciais


Combater a fome com a redução do desperdício de alimentos é o que a organização não governamental Banco de Alimentos faz desde 1998 no país e que, a partir de agora, conta com a parceria da Citroën do Brasil. Três unidades do furgão Jumper 2.3 JTD 35 LH começaram a rodar na cidade de São Paulo para fazer a chamada “colheita urbana”, recolhendo e redistribuindo alimentos excedentes de comercializações, mas que ainda estão em perfeito estado para o consumo.

“A grande importância desta parceria é a visão comum de valorização do ser humano e preservação do meio ambiente, reforçando nossa luta diária contra o desperdício”, destaca a presidente e fundadora da ONG, Luciana Chinaglia Quintão.

A partir de agora, o Banco de Alimentos contará com os furgões da marca para a operação de retirada de alimentos dos doadores – em geral, composta por sacolões, hortifrútis, mercados municipais, fabricantes, distribuidores e até de agricultores – e a entrega nas inúmeras instituições sociais e associações cadastradas pela entidade.


Além dos veículos, a Citroën vai se responsabilizar por todo o serviço de revisão e manutenção dos furgões. “Queremos contribuir de forma efetiva neste exercício diário de cidadania promovido pelo Banco de Alimentos, oferecendo um produto moderno e 100% adequado às suas necessidades”, afirma João Paulo Toscado, gerente geral de Vendas Corporativas da Citroën do Brasil.

A ONG Banco de Alimentos também fornecerá relatórios mensais de controle e gestão dos furgões, o que proporcionará a geração de um detalhado banco de dados operacional. “Isto nos dará a possibilidade de analisar as evoluções de nosso Custo Total de Operação (TCO), tendo em vista, principalmente, o uso severo da atividade”, explica o executivo. Estas informações serão utilizadas em futuras evoluções de Produto e em ações com clientes B2B e frotistas.

Sobre o Banco de Alimentos – Desde janeiro de 1999 até outubro de 2013, o Banco de Alimentos arrecadou na Grande São Paulo 5.235.161 quilos de alimentos, sendo 49.334.483 de refeições complementadas, beneficiando mais de 20 mil pessoas (entre crianças, jovens, adultos e idosos) por dia.

Os alimentos são distribuídos para as 43 instituições cadastradas no projeto, em geral creches, hospitais, casas de apoio, asilos, albergues, associações de adolescentes etc.

A ONG Banco de Alimentos também promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas, em convênio com faculdades de nutrição, e organiza ações que promovem o fim da cultura do desperdício e alertam para a cidadania consciente.

Hoje o Brasil desperdiça, em média, 39 milhões de quilos de alimentos, sendo que esta quantia daria para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente com café da manhã, almoço e jantar. Fora isso, o descarte de alimentos também é responsável pelo aumento da poluição. “Cada 1 kg de alimento jogado no lixo vai gerar 400 g de gás carbônico”, afirma Luciana, que comemora a parceria com a nova fase de expansão da ONG prevista para 2014.

Nenhum comentário: