sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Continental inaugura pista de testes de freios eletrônicos no Brasil

Equipamento é segunda etapa da estratégia da Continental para produção de sistemas eletrônicos de segurança no País


O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, ampliou sua capacidade de engenharia para desenvolver freios eletrônicos e sistemas de estabilidade no Brasil. A Divisão Chassis & Safety modernizou suas instalações no município de Várzea Paulista, interior de São Paulo e, após iniciar a produção de freios ABS no início do ano, inaugura agora sua primeira pista de testes na América do Sul.

A nova pista de testes para sistemas eletrônicos de frenagem reúne áreas para realização de ensaios de alta fricção (asfalto seco e molhado) e baixa fricção, composta por placas de granito polido que, quando molhadas, podem simular o atrito de uma superfície coberta por gelo. O espaço conta com sistema de irrigação composto por “sprinklers”, similar ao utilizado em campos de golfe, instalados de modo que a água seja distribuída de maneira uniforme sobre o granito. Toda água utilizada durante o processo é captada por uma calha de recolhimento que redireciona o líquido para o seu reservatório de origem, fazendo com que o consumo de água seja bastante reduzido.

Elaborada com o suporte de especialistas da matriz da Continental, na Alemanha, a nova pista de testes demandou um novo investimento de R$ 560 mil e será essencial para realizar verificações de calibração e instrumentação, além de diversos testes específicos para o desenvolvimento de sistemas. Inicialmente, o local é destinado apenas para testes internos e para a apresentação de veículos a clientes, reduzindo custos e tempo de deslocamento e desenvolvimento.

Nenhum comentário: