segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Kia prepara segunda geração do Soul com propulsão elétrica

Novo modelo faz parte do programa ´Clean Mobility` da montadora coreana


A Kia Motors confirmou a produção de uma nova versão totalmente elétrica do Kia Soul, programado para chegar ao mercado no segundo semestre de 2014. Batizado como Kia Soul EV, o modelo será o primeiro carro de família da marca com motor elétrico, taxa zero de emissões, comercializado fora da Coreia do Sul.

O novo Kia Soul EV é o primeiro do novo programa da Kia Motors “Clean Mobility”, criado para fornecer transporte ambientalmente amigável aos clientes da marca em todo o mundo. Apesar de ser o primeiro veículo totalmente elétrico comercializado da Kia Motors, o Soul EV é a segundo modelo da marca a incorporar esta tecnologia e terá todos os benefícios de nossa profunda experiência adquirida com o desenvolvimento do Kia Ray EV nos últimos três anos.

Além de incorporar o design diferenciado da segunda geração do Kia Soul, recém-lançado, a bateria do Soul EV foi projetada para o uso prático e diário. Adequado para os motoristas que rodam na cidade e estrada, o modelo será equipado com bateria de alta capacidade, ou seja, 27 kWh de lítio-polímero. O Soul EV terá autonomia de 200 km com uma única carga.

Segundo a montadora, o Soul EV vai de 0 a 100 km/h em menos de 12 segundos e sua velocidade final é 145 km/h. Para maximizar a eficiência e a sua potência, o Kia Soul EV traz um sistema de travamento regenerativo que recicla a energia da bateria quando o veículo está parado ou em processo de frenagem.

O carregamento da bateria pode ser realizado em qualquer tomada com eletricidade doméstica. O tempo de recarga dura até cinco horas para uma bateria totalmente descarregada, utilizando padrão de 240V ou 230V.

A frota de protótipos do novo Kia Soul EV está em testes intensivos na Coreia, Europa e América do Norte. O modelo é baseado no novo Kia Soul 2014, versão que traz melhorias significativas quando comparada com a primeira geração da marca. Entre as mudanças, destaques para entre-eixo mais longo (2,57 cm), carroceria 29% mais rígida e suspensão atualizada, oferecendo mais conforto e requinte.

Nenhum comentário: