Modelo especial para competição, o CLA 45 AMG Racing Series será protagonista do novo Mercedes-Benz Challenge
O Brasil é o primeiro mercado escolhido pela Mercedes-Benz para a estreia do CLA 45 AMG Racing Series, versão de corrida do mais novo esportivo da marca. O carro, que traz o DNA esportivo da AMG e foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt, em setembro passado, participará de uma nova categoria, integrando o Mercedes-Benz Challenge, campeonato que dá continuidade ao Mercedes-Benz Grand Challenge, disputado no país desde 2011.
O campeonato terá oito etapas por ano e participarão simultaneamente das corridas os carros das duas categorias, o C 250 Turbo e o CLA 45 AMG Racing Series. A pontuação será computada em separado para as categorias C 250 Cup e CLA AMG Cup. Cada carro poderá ter dois pilotos, que se alternarão ao volante na prova, que terá duração de 45 minutos.
A organização do Mercedes-Benz Challenge ficará sob a responsabilidade da Vicar e as provas acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 Sul-Americana. Algumas corridas ainda serão realizadas também em conjunto com a Stock Car.
Inicialmente, a Mercedes-Benz trará para o Brasil 24 unidades do CLA 45 AMG Racing Series, com preço de R$ 360 mil. Para a C 250 Cup há 21 carros disponíveis para participar do campeonato.
Características únicas – O cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 360 cv e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série, na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição. A tração integral permanente garante melhor desempenho nas curvas.
Para garantir segurança, o novo modelo é dotado de uma gaiola de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support – apoio para cabeça e pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.
No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.
A suspensão de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. Campeonato com oito etapas começa em abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário